Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Moderna e sustentável: PUC-Campinas inaugura nova Praça de Alimentação do Campus I

Espaço foi planejado para oferecer maior conforto a toda a comunidade acadêmica

A PUC-Campinas inaugurou, nesta sexta-feira (21), a nova Praça de Alimentação do Campus I da Universidade. A nova formatação foi planejada para enriquecer o cotidiano universitário, oferecendo muito mais do que um local para refeições, mas um espaço de convivência que une gastronomia, ambientes de estudo e lazer.

A cerimônia contou com a presença do Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller; do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do vice-presidente da SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução), Monsenhor José Eduardo Meschiatti; do vice-reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; do secretário municipal de Justiça, Peter Panutto, representando o prefeito Dário Saadi; além de pró-reitores, gestores, docentes e alunos da Universidade.

Dom João Inácio Müller abriu o evento e motivou alunos e alunas a transformar o local em um espaço de bem-estar e de encontros. O Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, também falou sobre a utilização da praça não apenas para refeições, mas para o cultivo de relações saudáveis e estudos.

Após as falas, houve o descerramento das duas placas: a de inauguração do espaço e outra em homenagem aos funcionários que trabalharam na construção da nova praça. Na sequência, o Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da PUC-Campinas realizou a benção da estrutura e da comunidade acadêmica.

“Buscamos qualificar os espaços pela consciência que temos da dignidade dos nossos alunos e buscamos criar espaços para que a fraternidade e a solidariedade entre nós possam ser visíveis. Aqui é um local onde os alunos vão estudar, conversar e se alimentar para poderem viver bem o período em que estarão conosco aqui na PUC-Campinas”, afirmou o Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom Inácio Müller.

“A praça de alimentação, com esse ambiente renovado, permitirá aos nossos jovens se encontrarem não só para fazer refeições mas para conversar, estudar e aprofundar sua convivência no Campus com colegas de seus cursos e também de outros cursos. Será um espaço maravilhoso para desenvolver essas relações”, comentou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, Reitor da PUC-Campinas.

“Nós estamos em um ano de Jubileu da Igreja, Jubileu da esperança e nessa linha a Universidade também oferece esperança: do saber, do conhecimento e da verdade. E as estruturas ajudam para que possamos proporcionar bom conhecimento, bom relacionamento e harmonia entre os alunos. Esse é o intuito com essa obra, de oferecer acolhimento digno aos nossos alunos e à comunidade acadêmica”, disse o vice-presidente da SCEI, Monsenhor José Eduardo Meschiatti.

A nova Praça de Alimentação

A área foi totalmente reformulada, incluindo recursos como eficiência energética dos equipamentos, gestão de resíduos e uso de materiais sustentáveis.

Com as obras de melhorias, o espaço de convivência aumentou em 245 m² (considerando as áreas internas e externas) e passa a ter capacidade para 460 pessoas. Um novo acesso à praça foi criado através da interligação com o térreo do prédio H13, onde estão localizados laboratórios de tecnologia, o CEAAB e o Korea Corner.

O novo local traz um visual moderno, aprimorando a experiência de convivência dos estudantes por meio de um design atualizado. Além de uma área de alimentação, a nova praça tem o propósito de ser um espaço de interação, convivência, estudos e novas amizades.

A sustentabilidade também foi pensada na elaboração do projeto. O espaço foi projetado com coleta seletiva e uso de materiais ecológicos. Além disso, traz uma formatação que contempla o conforto e a acessibilidade por meio de mobiliário ergonômico e acessos facilitados.

A nova praça oferece espaços tranquilos e confortáveis com ar-condicionado, mais pontos de energia elétrica e conectividade aprimorada. Além disso, a estrutura tem um novo refeitório com mais estufas, geladeiras e micro-ondas.

A construção foi realizada para otimizar o fluxo de pessoas, com corredores amplos e disposição estratégica do mobiliário, facilitando a movimentação.



Carlos Giacomeli
21 de março de 2025