Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Missa celebra os 84 anos da PUC-Campinas

Celebração realizada no Auditório do Campus I foi conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da Universidade, Dom João Inácio Müller

Uma missa em Ação de Graças celebrou, na sexta-feira (6), o aniversário dos 84 anos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller, na presença de presbíteros e diáconos. Pela Universidade, marcaram presença o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; Pró-Reitores, Decanos, diretores, coordenadores, professores, gestores, funcionários e estudantes; Aguinaldo Catanoce, Superintendente do Hospital PUC-Campinas; e Dr. Altair Massaro, diretor-geral da Maternidade de Campinas. Entre as autoridades, estiveram na celebração o secretário municipal Peter Panutto, representando o prefeito Dário Saadi; o vereador Nick Schineider e representantes do Colégio Pio XII.

Durante a homília, o Arcebispo relembrou as palavras de Jesus a Pedro – “Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas” –, como expressão do chamado que sustenta a existência e o propósito da Universidade.

“Eu entendo que a nossa Universidade nasceu dentro desta fala de Jesus. Então, eu creio que hoje, celebrando 84 anos, nós estamos dando graças pela presença de Deus, pelo chamado que Ele fez à PUC-Campinas para a missão, para nós entrarmos na missão de Cristo que Ele recebeu do Pai. É um grande desafio nós olharmos hoje como nos mantermos fiéis a este ‘apascenta as minhas ovelhas’. Quantas pessoas a graça de Deus confia a nossa universidade? São muitas pessoas. Então, nós apascentamos essas pessoas, tornando-as melhores, cuidando delas em nome de Cristo, como Cristo cuidou de nós”, afirmou o Arcebispo de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, relembrou que a Universidade não perdeu de vista a missão que a inspira desde o início, baseada nos valores éticos cristãos, produzindo conhecimento, ensinando e desenvolvendo projetos de intervenções sociais, sempre voltada à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

“A Universidade avançou muito nesse tempo, e esse é o momento de celebrar tudo o que vem sendo construído ao longo desses 84 anos. A Universidade também se prepara para enfrentar os desafios futuros. Nós temos um grupo para pensar a Universidade quando, em 2041, comemorará 100 anos. Então, nós temos que nos preparar desde já para chegar a esse tempo”, afirmou o Reitor.

Ainda como parte das comemorações dos 84 anos da Universidade, a PUC-Campinas prestou uma homenagem aos ex-reitores, com a apresentação dos quadros que farão parte da Galeria dos Ex-Reitores e a inauguração de um novo auditório no prédio do EHJS. Veja mais detalhes aqui.

Acompanhe, abaixo:



Carlos Giacomeli
11 de junho de 2025