Missa celebra aniversário de 82 anos da PUC-Campinas: “Compromisso para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”

Celebração foi ministrada pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller. Aniversário também teve apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos na noite de quarta-feira

O aniversário de 82 anos da PUC-Campinas foi comemorado com uma Celebração Eucarística, no Auditório do Campus I da Universidade (clique aqui para assistir na íntegra). A missa foi ministrada pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, com a presença de presbíteros e autoridades eclesiásticas.

Estiveram presentes o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, pró-reitores, decanos, diretores, gestores, funcionários, alunos, autor e toda a comunidade acadêmica.

Na ocasião, o Arcebispo fez questão de parabenizar a Universidade pelo aniversário. “A PUC-Campinas está elaborando respostas às demandas que estão no horizonte. Nesse sentido, a Universidade já está no futuro. Parabenizo a PUC-Campinas e toda a grande comunidade da Universidade pelos seus 82 anos de história. Que a fé o e o conhecimento continuem a brilhar”, comentou.

Após a celebração, o Reitor da PUC-Campinas relembrou os mais de 200 mil estudantes que já passaram pela Universidade e os mais de 20 mil profissionais que já se dedicaram pela PUC-Campinas em toda a história. Ele agradeceu a todos por participarem da construção do sucesso da Universidade e reforçou a importância de olhar para o futuro.

“Chegamos aos 82 anos, mas já é hora de partir, essa é a contradição. Partir rumo ao futuro, que coloca enormes desafios para os nossos cursos de Graduação, para nossos projetos de pesquisa, para a nossa concepção da Universidade, que, de certo, conseguiremos entendê-los e superá-los se mantivermos a paixão de ensinar e a paixão de aprender, como nos pede o Papa Francisco. Chegada e partida apontam que a Universidade tem que estar sempre em movimento, em saída, sem se acomodar nas conquistas já alcançadas e comemoradas no ponto de chegada, pois se tornam sempre parte da história. Mas deve ser inquieta para encontrar os novos horizontes. Rogo a Deus da vida que nos reúna, proteja e guarde. Que não nos deixe faltar a esperança de produzir o conhecimento e formar integralmente a pessoa humana, com vista à construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Mais comemorações

Na noite desta quarta-feira (6), as atividades começaram logo pela manhã, com a apresentação do Núcleo Artístico de Canto Coral no Palco do Prédio Administrativo da Escola de Ciências da Vida, no Campus II.

No período da noite, a Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos trouxe uma bela apresentação com músicas de Milton Nascimento, Beatles e uma homenagem a Rita Lee para toda a comunidade acadêmica. Clique aqui para assistir a apresentação na íntegra.

Estiveram presentes no evento o Reitor da PUC-Campinas ─ Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior ─, o Vice-Reitor ─ Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David ─, o Secretário de Justiça de Campinas ─ Peter Panutto ─, ex-reitores, pró-reitores, decanos, diretores, gestores, funcionários, alunos, autoridades e toda a comunidade acadêmica.

No evento, o maestro Marcelo Santos recebeu como agradecimento da Universidade uma placa e flores, que foram entregues pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e pela Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta.

“É a terceira vez que a orquestra toca nesse auditório e é sempre uma grande alegria poder tocar em um teatro dessa qualidade, para um público sempre muito simpático e muito aberto. É um prazer participar do aniversário de uma universidade tão importante e trazer o trabalho que desenvolvemos em Valinhos para além do âmbito municipal”, comentou o maestro Marcelo Santos.

A abertura do concerto foi com uma peça de Rolando Boldrin, seguindo pelas músicas “Acordei de madrugada”, “A Maré encheu” e “Na corda da viola”. Depois, os músicos trouxeram “Yesterday”, dos Beatles, e uma celebração a Milton Nascimento, com “Dois clubes e uma morena” e “Clube da Esquina”. No fechamento, a peça final trouxe “Birdland”, de J. Pastorius, “Mas que Nada”, de Jorge bem Jor, “Terno de pífanos”, de C. Pereira e “Nairam”, de Duda do Recife. Ao fim, a orquestra atendeu aos pedidos do público e presenteou a plateia com mais uma canção: “Mania de Você”, de Rita Lee.

Carlos Giacomeli
7 de junho de 2023