
Mescla do Campus I recebe evento de acolhida promovido pelo Centro de Cultura e Arte
O “Com Café e Arte” procurou propiciar um espaço de convivência para todos os integrantes das atividades vinculadas ao órgão
O piso superior do espaço Mescla, localizado no Campus I da PUC-Campinas, recebeu, no último dia 5 de abril, a 1ª edição do evento “Com Café e Arte”. Promovido pelo Centro de Cultura e Arte (CCA), o evento procurou propiciar um espaço de convivência para todos os integrantes das atividades vinculadas ao órgão, bem como desenvolver a troca de experiências e o aprendizado entre eles.
Além disso, a ideia foi de criar um momento que favorecesse a conexão dos participantes, tanto os antigos, quanto os novos, não só entre si, mas também com a gestão administrativa do CCA.
- O maestro Moisés Cantos, do Grupo de Música de Câmara…
- …a atriz Bruna Lopes, do Núcleo Artístico Experimental (NAE) de Teatro…
- …e a maestrina Fátima Viegas, do NAE Canto Coral, ministraram oficinas.
Anteriormente chamado de “Momento de Acolhida” (a última edição do evento com esse nome foi em 2018), o “Com Café e Arte” contou com a presença de 60 pessoas. Elas puderam, através do processo de agregação, ver como funciona o CCA como um todo e não apenas a linguagem artística à qual pertencem (Canto Coral, Dança, Teatro, Música de Câmara e Música Popular). Ao longo do evento, foram realizadas cinco oficinas, cada uma ligada à sua arte específica.
De acordo com o Prof. Me. José Donizeti de Souza, responsável pelo Centro de Cultura e Arte, a retomada desta ação de integração pretende dar continuidade ao fortalecimento dos laços de pertencimento entre a gestão administrativa, os profissionais artísticos e os diversos integrantes das linguagens artísticas do CCA.
Sobre as expectativas dos participantes das atividades promovidas pelo Centro em relação ao evento e as ações desenvolvidas no “Com Café e Arte”, o professor explica que “conforme o feedback deles, o evento ampliou as suas expectativas, contribuindo em muito para qualificar as vivências e performances de cada segmento artístico”.
- O maestro Flavio Corilow, do Grupo de Música Popular…
- …e a dançarina Adnã Ionara, do NAE Dança, também o fizeram.
Sobre o CCA
O Centro de Cultura e Arte (CCA) foi criado, em 1987, como órgão complementar da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente, encontra-se vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Nestes quase quarenta anos de existência, tem proporcionado e difundido atividades artístico-culturais, de caráter extensionista, dentro e fora da Universidade, por meio de uma agenda de encontros, apresentações e performances de curta duração das cinco linguagens artísticas que o compõem.

Em quase quarenta anos de existência, o Centro de Cultura e Arte (CCA) tem proporcionado e difundido atividades artístico-culturais, de caráter extensionista, dentro e fora da Universidade, por meio de uma agenda de encontros, apresentações e performances de curta duração das cinco linguagens artísticas que o compõem.
A partir de uma reestruturação, realizada em 2020, estas linguagens estão distribuídas em Núcleos Artísticos Experimentais (NAEs) e Grupos Artísticos.
Os NAEs são espaços de criação artística transdisciplinar e experimentação espalhados pelos campi da Instituição com o objetivo de atender uma maior quantidade de interessados da comunidade interna. São três os núcleos existentes: de Canto Coral, de Dança e de Teatro.
Os Grupos Artísticos, por sua vez, são dois: de Música de Câmara e de Música Popular. Neste formato, os integrantes trabalham com repertórios ecléticos e variados que contemplam de Música Popular Brasileira (MPB) a composições eruditas em formações de pequenos grupos de instrumentos e vozes. Essa flexibilidade confere estilos próprios aos grupos de música.
As vivências artísticas experimentais e as produções parciais e finais dos Grupos e Núcleos, incluindo aquelas realizadas em ambiente virtual, são apresentadas em eventos acadêmicos diversos ou realizados pela comunidade externa.