Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Mescla abre inscrições para bolsas de mentoria em programa de capacitação em microeletrônica

São duas vagas com bolsa mensal durante o período de 6 meses

O Mescla da PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Referência em Educação e Desenvolvimento (IREDE) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), está com inscrições abertas para a seleção de estudantes interessados em atuar como mentores no Programa de Capacitação em Microeletrônica. A iniciativa é voltada a alunos com experiência aplicada nas áreas de microeletrônica ou semicondutores e prevê a concessão de bolsa mensal

As inscrições podem ser realizadas  de 9 a  20 de fevereiro de 2026, com entrevistas previstas para o dia 23 de fevereiro. Ao todo, estão sendo oferecidas duas vagas, com atuação no Mescla da PUC-Campinas, pelo período de seis meses.

Clique aqui para se inscrever

Os mentores selecionados irão acompanhar o desenvolvimento técnico dos participantes do programa, atuando em atividades como esclarecimento de dúvidas técnicas, orientação em exercícios práticos e miniprojetos, avaliação de materiais produzidos e apoio à interpretação de conteúdos avançados de microeletrônica. Também está prevista a contribuição para o alinhamento entre o perfil dos alunos e as demandas dos projetos, além do estímulo às boas práticas de engenharia, documentação e versionamento.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem demonstrar domínio comprovado em temas como fundamentos de microeletrônica e semicondutores, eletrônica digital e/ou analógica, conceitos de CMOS e lógica digital, além de noções de projeto de circuitos integrados. Também são esperados conhecimentos em fluxos básicos de design digital, linguagens HDL, simulação, verificação e uso de plataformas de ensino a distância.

Experiência prévia em microeletrônica, design de circuitos integrados, manufatura eletrônica, sistemas embarcados, bem como vivência com ferramentas EDA — como Cadence, Synopsys ou Mentor — serão considerados diferenciais no processo seletivo, assim como a experiência em avaliação técnica de trabalhos e projetos.

Os selecionados  terão a oportunidade de atuar em um ambiente de inovação e formação tecnológica, com interação direta com alunos, pesquisadores e profissionais da área. A participação no programa também proporciona experiência em iniciativas de capacitação e residência tecnológica, ampliando a formação acadêmica e profissional dos mentores.



Carlos Giacomeli
10 de fevereiro de 2026