Mesa-redonda aborda potencial econômico da RMC e caminhos para a retomada do crescimento pós-pandemia

Evento, que integra comemorações dos 80 anos da PUC-Campinas, é gratuito e aberto ao público com transmissão on-line

A PUC-Campinas promove, no dia 25 de maio, das 9h30 às 11h30, pelo Microsoft Teams (evento on-line), uma mesa-redonda para debater “o potencial econômico da Região Metropolitana de Campinas e a retomada do crescimento pós-covid”. A live, que reúne economistas e convidados de importantes instituições regionais, integra as comemorações dos 80 anos da Universidade. O acesso à atividade é gratuito e os interessados devem se inscrever clicando aqui.

A Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta por 20 municípios, ostenta diversificada produção industrial, sobretudo em setores dinâmicos de alto valor científico e tecnológico, fator que tem resultado em crescentes ganhos de competitividade nos mercados internos e externos. Em 2019, segundo pesquisa do Instituto IPC Maps, a região exibia o segundo maior potencial de consumo do Estado de São Paulo e o 12º do Brasil, estimado em R$ 34,5 bilhões.

Com a crise sanitária causada pela covid-19, a RMC retrocedeu no processo de recuperação pelo qual caminhava antes da pandemia. Os efeitos foram sentidos em todos os setores, em especial nas atividades de alojamento e alimentação, que tiveram suas operações suspensas ou limitadas devido às medidas de isolamento social. O setor externo também somou prejuízos em razão da redução da demanda internacional. Por consequência, muitos empregos foram perdidos.

O Observatório PUC-Campinas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tem acompanhado, desde 2018, o panorama econômico e social da RMC, produzindo estudos e informativos que retratam a realidade regional. Por esse motivo, participam da live os docentes extensionistas Eliane Rosandiski e Paulo Oliveira, economistas responsáveis pelo levantamento e análise de dados relativos ao mercado de trabalho e ao comércio internacional na região. Eles apresentarão o cenário atual e discutirão as possibilidades de retomada pós-pandemia.

Também estarão presentes no encontro o diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, e o diretor-executivo da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Benjamim Bill Vieira de Souza. Os convidados abordarão, respectivamente, as perspectivas para o setor industrial no contexto pós-covid, e as soluções coordenadas entre os municípios para enfrentar os desafios impostos pela crise.

O evento busca apresentar informações e levantar reflexões que contribuam para a elaboração de políticas públicas e ao desenvolvimento de planos para a melhoria da sociedade. Desta forma, é destinado à população em geral e, principalmente, aos gestores públicos municipais. O público poderá, depois das apresentações, encaminhar perguntas aos palestrantes.

80 anos PUC-Campinas

A PUC-Campinas comemora, no dia 7 de junho de 2021, seus 80 anos de atividade, firmando-se como uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil. Uma das sete pontifícias universidades católicas brasileiras, a Universidade promoverá uma série de atividades durante todo o ano para celebrar as oito décadas dedicadas ao ensino, em que se formaram mais de 200 mil profissionais em diversas áreas.

Entre as atividades comemorativas do Jubileu de Carvalho estão previstas exposições, lançamentos de livros, encontros, webinários, lives, feiras, apresentações artísticas e cerimônias religiosas festivas.

Saiba mais em www.puc-campinas.edu.br/80anos.

Serviço:

“Encontros PUC-Campinas 80 anos: o potencial produtivo e econômico de Campinas e região”

Data: 25/05/21 (terça-feira)

Local: Microsoft Teams (evento on-line)

Participação: gratuita e aberta ao público. (Inscreva-se)

Vinícius Purgato
17 de maio de 2021