Memória como um passado vivo é tema da segunda exposição do projeto Experimentais 2023

Os artistas Beatriz Mechi, Erick Gabriel, Isabella Berini, Isabela Damaceno e Luisa Panzini apresentam suas obras

Tendo como temática a abordagem artística do tempo e da vida, a segunda exposição do projeto “Experimentais 2023” já está montada na Galeria de Artes Visuais da PUC-Campinas, no Campus I, e fica disponível para visitação até o dia 16 de outubro. Segundo os artistas, “Gravado na memória” faz refletir sobre a existência e trajetória humana em diversas perspectivas, e conta com obras que revelam a identidade dos autores.

A obra “Hotel 77”, de Isabella Berini, trata da produção de um quadrinho Slasher, que busca resgatar a memória dos clássicos do cinema no gênero terror e halloween Pânico e Halloween. Beatriz Mechi, autora da obra “Afetos”, utiliza a linguagem do grafite para abordar o tema, sugerindo a forma como cada indivíduo sente e enxerga a presença de afeto. Por meio de esculturas, o artista Erick Pereira retrata a conexão existente entre o artista e sua ancestralidade na obra “Raízes: o encontro com a ancestralidade presente em mim”. Em “A Mordida”, Luisa Panzini busca explorar a materialidade da tatuagem com intuito de trazer ao público a parte artística e prática das relações no processo. Na obra “Sweet Silence”, a artista Isabela Damaceno explora o panorama sobre morte e vida, trazendo a ideia de memórias vivas através da fotografia e de elementos do audiovisual.

As próximas três exposições do ciclo “Experimentais 2023” estão marcadas para o fim de outubro, início e fim de novembro. Os horários para visitação são das 18h às 21h, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais – H07, com entrada gratuita. Confira “Entre Molduras”, primeira exposição do ciclo, clicando aqui.

Texto: Beatriz Cossul Candiotti, sob supervisão do DCom.

Marcelo Andriotti
10 de outubro de 2023