Alimentação saudável

Na última quinta-feira, dia 06 de outubro, o Coletivo Semente realizou a Integração Comunitária com a turma LIV de Medicina da PUC-Campinas. A ação se deu na Casa de Cultura Tainã, e nela, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre alimentação saudável e a importância da redução do sal, que pode ser substituído pelo “sal verde”, um agregado de ervas – como alecrim, orégano, manjericão, salsinha e cebolinha. Eles também aprenderam, junto com a comunidade local, a fazer o plantio dessas ervas em garrafas PET, o que alia cuidado com o meio ambiente à alimentação saudável.

Além do plantio, foi feita uma discussão de caso clínico de uma paciente que se queixava de dor lombar. Além desse sintoma, ela apresentava hipertensão, cefaleia, tabagismo, diabetes e sinais de etilismo. Eles foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável pela discussão de um sinal ou sintoma. Já no final, houve explanação das condições de vida dessa paciente e também de como podemos fazer para melhorar suas condições de saúde – que não são unicamente biológicas -, fazendo com que os alunos pudessem entender um pouco mais sobre como se dá e o que significa a Determinação Social do Processo Saúde-Doença.

Assim, além de aprender um pouco sobre discussões de casos clínicos, os ingressantes puderam também estar em contato com a comunidade local e se atentar a como o estado de saúde de um indivíduo se dá por suas condições socioeconômicas.

O Coletivo Semente se auto define como “um grupo de estudantes de diversas turmas da Medicina da PUC-Campinas, dispostos a promover espaços de integração e debates dentro da Universidade”.

Eduardo Vella
10 de outubro de 2016