Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

‘Matérias do Sentir: Entre o Natural, o Afeto e o Digital’ é nova exposição da Galeria de Artes Visuais da PUC-Campinas

Obras serão expostas a partir do dia 5 de novembro e a visitação é gratuita

A exposição “Matérias do Sentir: Entre o Natural, o Afeto e o Digital”, do grupo de Licenciandos em Artes Visuais, será aberta em 5 de novembro, às 20h50, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas. A mostra faz parte do Trabalho de Conclusão de Licenciatura, contando com a participação das seguintes expositoras: Júlia de Deus, Julia Massaro e Raíssa Siqueira de Souza. A orientação é do Prof. Dr. Paulo de Tarso Cheida Sans.

A exposição “Matérias do Sentir: Entre o Natural, o Afeto e o Digital” aborda temáticas presentes durante a jornada das alunas em sua graduação, explorando vivências em sala de aula da Educação Básica e Ensino Médio. Cada trabalho conversa individualmente com as aulas desenvolvidas durante o ano de Trabalho de Conclusão de Curso e apresenta diferentes estratégias para cada profissional da Educação.

O Natural é representado pelo trabalho de Júlia de Deus: “Natura Arte: A Pintura a Partir da Terra” explora a produção de tintas naturais no ambiente escolar, buscando reconectar crianças e adolescentes, que vivem imersos nos meios digitais, com a natureza. Transmite o conhecimento de forma fluida para que os alunos possam produzir suas próprias tintas e, com elas, criar pinturas que expressam o seu olhar sobre a natureza.

O Afeto encontra-se presente nas produções de Raíssa Siqueira de Souza: “Experiências Significativas na Aula de Arte: Gerando Afetos” reflete sua prática docente, buscando tornar as aulas de Arte na educação básica pública verdadeiramente significativas. Isso é feito por meio de vivências que tocam e marcam os estudantes, fugindo da lógica de perfeição e produtividade. Desperta propostas lúdicas, experimentais e sensíveis, onde exploram suas potências, expressam realidades e a mediação do professor acolhe e une essas possibilidades.

Por último, Julia Massaro explora o digital com: “A Tale of Dirty Whiskers: A Poética da Criação de Histórias”, fala sobre a utilização de jogos Visual Novel em sala de aula, com o intuito de explorar a criatividade e o hábito da leitura dos estudantes. A exposição busca resumir de forma artística e poética todo o trabalho desenvolvido durante a graduação e inclui o espectador como parte do mistério que permeia a história desenvolvida para o jogo A Tale of Dirty Whiskers, “Quem matou Princesa Bigodes?”.

De acordo com o diretor da Faculdade de Artes Visuais, Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, a Galeria de Artes Visuais da PUC-Campinas recebe regularmente exposições que visam proporcionar “a valorização da arte e oferecer à comunidade interna e externa a oportunidade de ter contato com diferentes linguagens e poéticas”.

A exposição poderá ser visitada de 5 a 19 de novembro de 2025, no período noturno, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais localizada no Prédio H07, Campus I, da PUC-Campinas.

Serviço:

Exposição: “Matérias do Sentir: Entre o Natural, o Afeto e o Digital”.

Abertura: 05/11/2025 às 20h50.

Período de visitação: 05 a 19/11/2025.

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais – Prédio H07 – Campus I, PUC-Campinas.

Entrada gratuita.



Carlos Giacomeli
3 de novembro de 2025