Capacitar profissionais para avaliar a linguagem oral e escrita presentes no ciclo de vida (da criança ao idoso) de uma pessoa, por meio de métodos e instrumentos, e elaborar, de forma ética e segura, relatórios, terapias e orientações sobre a linguagem para melhoria de qualidade de vida e sociabilidade de um paciente.
Diferenciais:
• Múltipla certificação;
• Desenvolvimento de portfólio;
• Vivência prática – exercício em casos focados nas demandas profissionais cotidianas;
• Adequabilidade no uso de conceitos, metodologias e ferramentas;
• Orientações e ações preventivas para as demandas vistas ou possíveis.
Objetivos
Público-Alvo
Profissionais graduados em Fonoaudiologia.
Processo Seletivo
- Entrevista individual (se houver necessidade).
A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Inscrição: até 03/02/2026
Matrícula: 04 e 05 de Fevereiro de 2026 (período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e registro de ausência na aula)
Matrícula fora do prazo: entrar em contato WhatsApp: https://wa.me/5519971361803
Início das aulas: a partir de 19 de Fevereiro de 2026
Documentos Necessários
- Upload do Diploma de Graduação (frente e verso, reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado/Tecnologia, com data de colação de grau anterior à data de início das aulas do curso.
- Upload do RG e CPF.
* Dúvidas em relação a documentação exigida serão esclarecidas pela Secretaria da Escola de Ciências da Vida, localizada no Campus II (2º Piso do Prédio Administrativo) à Av. John Boyd Dunlop - s/n° - Jd. Ipaussurama, CEP: 13060-904, Campinas/SP, até o último dia da inscrição.
CONSULTE OS PRAZOS NA SECRETARIA - ecv.educontinuada@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante upload, impreterivelmente, no ato da inscrição, da "Carteira de Trabalho e/ou Declaração emitida em papel timbrado que comprove esse vínculo: anexar num mesmo arquivo a página da foto, da qualificação civil, do contrato de trabalho e a página seguinte", a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
JOSE GONZAGA T DE CAMARGO - DOUTOR(A)
Programa do curso
| MÓDULO – LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Transtornos de Linguagem Aqui você compreenderá o desenvolvimento normal e alterado da linguagem e fala na criança e a planejar a avaliação e intervenção fonoaudiológica nos transtornos de linguagem, como o Transtorno de Desenvolvimento de Linguagem (TDL) e o atraso de aquisição. |
30 |
| Fluência Aqui você conseguirá distinguir entre a fluência e a disfluência patológica para identificar as alterações da fluência (gagueira e taquifemia) e planejar a avaliação e intervenção fonoaudiológica adequadas para cada caso. |
30 |
| Linguagem: Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista Aqui você compreenderá os conceitos de deficiência e as classificações diagnósticas (CID/DSM) do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Deficiência Intelectual, bem como as principais abordagens e intervenções terapêuticas aplicadas a esses transtornos. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| MÓDULO – LINGUAGEM ESCRITA | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Transtornos Específicos de Aprendizagem Aqui você conhecerá o desenvolvimento normal e alterado da leitura e escrita e o planejamento da avaliação e intervenção fonoaudiológica nos Transtornos Específicos de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia e Disortografia). |
30 |
| Dificuldades de Aprendizagem Aqui você compreenderá as dificuldades de aprendizagem e o manejo das relações entre TDAH e Processamento Auditivo Central com a linguagem, preparando-o para a avaliação e intervenção fonoaudiológica nesses quadros. |
30 |
| Comunicação Aumentativa e Alternativa Aqui você será apresentado aos conceitos e sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e as habilidades para aplicar esses recursos em diversos contextos, promovendo a comunicação e a inclusão. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| MÓDULO – TRANSTORNOS MOTORES DE FALA | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Apraxia de Fala na Infância (AFI) Aqui você conhecerá a Apraxia de Fala na Infância (AFI), preparando-o para o diagnóstico diferencial, a avaliação e a elaboração do plano terapêutico fonoaudiológico para o quadro. |
30 |
| Disartria Aqui você conseguirá identificar, diagnosticar e intervir nas Disartrias, compreendendo seus sinais clínicos e planejando a avaliação e o tratamento fonoaudiológico eficazes. |
30 |
| Alterações Articulatórias Aqui você verá o processo de diagnóstico diferencial das alterações articulatórias e sua importância no planejamento da avaliação, terapia fonoaudiológica e orientação em contexto multiprofissional. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| MÓDULO – LINGUAGEM DO ADULTO E DO IDOSO | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Afasias Aqui você analisará as manifestações de linguagem decorrentes de AVC e TCE, dominando o diagnóstico das afasias para planejar a avaliação, terapia fonoaudiológica e orientação em equipe multiprofissional. |
30 |
| Demências Aqui você conhecerá as alterações de linguagem nas diferentes demências (Alzheimer, Corpos de Lewy, DFT, Vascular) para dominar os protocolos de avaliação e as estratégias de terapia fonoaudiológica e orientação em contexto multiprofissional. |
30 |
| Linguagem e Envelhecimento Aqui você compreenderá a relação entre a linguagem e o envelhecimento, as funções cognitivas/executivas e as alterações de linguagem, para aplicar estratégias eficazes de estimulação e orientação à família e cuidadores. |
30 |
| TOTAL | 90 |
Nesta grade curricular também há atividades autônomas: 40 horas-relógio distribuídas em algumas disciplinas.
Perguntas Frequentes
Nessa modalidade, as aulas acontecem em data e horário pré-definidos, em ambiente físico da Universidade ou por ela indicado, permitindo contato direto com professores e colegas. Os dias e horários variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles. Para esses cursos, é necessário que o estudante alcance, no mínimo, 75% de frequência em cada uma das disciplinas.
Os cursos remotos acontecem online, AO VIVO, transmitidos através de plataformas virtuais, com dias e horários predefinidos, que variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles.
Os cursos EAD acontecem de forma virtual, com conteúdo e atividades disponíveis em plataformas digitais, oferecendo flexibilidade de tempo e local de estudo aos participantes. Como diferencial, a PUC-Campinas realiza em todas as disciplinas encontros síncronos remotos, oportunidade para interação entre os participantes e docentes altamente especializados.
Antes da matrícula e assinatura do contrato, é possível solicitar a alteração enviando seu nome completo e curso de interesse para os e-mails dcr@puc-campinas.edu.br e ec.pos@puc-campinas.edu.br.
Após a efetivação da matrícula e assinatura de contrato, não é possível realizar a alteração da forma de pagamento. No caso de parcelamento em boletos, o vencimento das parcelas acontece no 5º dia útil de cada mês.
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Quadro de Normas
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload‘ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.

