O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital da PUC-Campinas acaba de ter todo o seu processo de qualidade reconhecido pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), expedido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial (SBPC/ML). O selo é uma garantia a mais de confiança e qualidade nos mais de 900 tipos de exames laboratoriais realizados pelo Laboratório. “Para o paciente, a Acreditação oferece maior confiabilidade nos resultados dos exames, já que ela exige toda a rastreabilidade nos processos que começa na recepção do paciente e se estende para todos os setores, até a emissão do laudo”, explica o responsável pelo laboratório, Alex Galoro.

Em Campinas, o LAC do Hospital da PUC-Campinas é o primeiro laboratório que atende o convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) a ser acreditado. Trata-se de um certificado específico para laboratórios, que segue todas as exigências mundiais no que diz respeito ao controle de qualidade interno e externo, do recebimento de material até a entrega do exame ao paciente.

Mais informações

Para receber a Acreditação, o LAC iniciou sua reestruturação em 2003 e, em 2006, passou a atender os requisitos das normas. Em dezembro do ano passado, recebeu a visita dos auditores do PALC. “Houve uma mudança no que se refere à capacitação dos profissionais, manutenção dos equipamentos e modernização do sistema de informática”, esclarece Galoro.

Todo o processo é rastreado, desde o primeiro atendimento ao paciente, passando pela identificação do material coletado por códigos de barra. “Este tipo de procedimento reduz consideravelmente a chance de erros e permite que os problemas sejam detectados e corrigidos”, afirma.

Atualmente, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da PUC-Campinas realiza, em média, 70 mil exames mensais, dos quais 88% são de pacientes do convênio SUS oriundos do Ambulatório de Especialidades e Prontos-Socorros do próprio hospital e 12% dos convênios privados e particulares.

Instiuído em 1998, o PALC é um instrumento que diferencia as empresas e hospitais no mercado nacional, além de mostrar a preocupação do laboratório com a constante busca da melhoria da qualidade e dos serviços oferecidos aos pacientes. Hoje, de acordo com dados da própria Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial, entre 70% e 75% das decisões médicas são tomadas com base nos resultados fornecidos pelos laboratórios. Em todo o Brasil, apenas 82 dos mais de 16 mil laboratórios em atividade possuem o selo do PALC.

16 de maio de 2007