Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Jornada de Jornalismo da PUC-Campinas traz nomes do mercado para debater a profissão

Evento aborda o jornalismo investigativo, esportivo, cultural e transformações da carreira, com a participação de profissionais de destaque da imprensa nacional

A PUC-Campinas realiza nesta semana, de 22 a 24 de setembro, a Jornada de Jornalismo, um evento que reúne importantes nomes da imprensa nacional para debater os desafios e as transformações da profissão. Estudantes do curso de Jornalismo, tanto do período matutino quanto do noturno, terão a oportunidade de ouvir e interagir com jornalistas com vasta experiência em diferentes áreas.

A programação foi cuidadosamente elaborada para cobrir diversos segmentos do jornalismo e conta com a participação de profissionais que atuam tanto em veículos tradicionais quanto em novas plataformas.

Período Matutino

A jornada começou na segunda-feira, 22 de setembro, às 8h30, na sala 805, com o tema central “Nos bastidores da notícia: os desafios do jornalismo investigativo”. As convidadas foram Natalia Viana, cofundadora e diretora executiva da Agência Pública, uma das principais organizações de jornalismo investigativo do país, e Natália Tavolieri, da equipe do Profissão Repórter, da TV Globo.

Nesta terça-feira, 23 de setembro, no mesmo horário, mas na sala 900, a pauta será o jornalismo cultural. A editora do site da TV Cultura e apresentadora do programa “Mistura Cultural”, Adriana de Barros, conduzirá a palestra “Jornalismo Cultural na Era Digital: Desafios e Oportunidades nas Redes Sociais”. Com uma trajetória de 20 anos cobrindo o setor de entretenimento, Adriana é jurada de importantes prêmios de música e foi eleita uma das melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards.

Encerrando a jornada para os alunos da manhã, na quarta-feira, 24 de setembro, também às 8h30 na sala 900, a jornalista Silvia Lisboa, om vasta experiência em redações e veículos independentes debaterá “As transformações na carreira do jornalista nos últimos 20 anos”. Mestre e doutoranda em Comunicação, ela é fundadora da Fronteira, um estúdio de jornalismo que colabora com veículos renomados como o Intercept e a Agência Pública. Sua experiência inclui três prêmios de Direitos Humanos de Jornalismo e uma menção honrosa internacional.

Período Noturno

A noite de segunda-feira, 22 de setembro, contou com a presença do ex-aluno da PUC-Campinas, Plácido Berci. Atualmente repórter e apresentador da TV Globo e SporTV, Plácido falou “Sobre sonhos, jornalismo esportivo e modos de contar histórias”. Com uma carreira que inclui passagens pela EPTV e Correio Popular, além de uma experiência como correspondente na África, ele é autor de livros que narram suas experiências em campo, como “Nuvem de terra”.

Assim como para o matutino, a terça-feira, 23 de setembro, no mesmo horário, mas na sala 806, será dedicada ao jornalismo cultural. Adriana de Barros repete sua participação, trazendo para o público noturno a palestra “Jornalismo Cultural na Era Digital: Desafios e Oportunidades nas Redes Sociais”, compartilhando sua experiência em cobrir grandes festivais e o cenário musical brasileiro.

A jornada noturna se encerra na quarta-feira, 24 de setembro, às 19h30 na sala 900, com Camila Salmazio, jornalista e podcaster. Criadora e apresentadora do Radinho BdF, o primeiro podcast de jornalismo para crianças do Brasil, ela hoje atua como diretora de podcasts no Brasil de Fato. Suas histórias sonoras já conquistaram prêmios como o Vladimir Herzog e o Microfone de Prata da CNBB.



Carlos Giacomeli
23 de setembro de 2025