A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas realiza nos dias 29 e 30 de abril a Jornada de Jornalismo, que este ano discutirá o jornalismo e a convergência de conteúdos. O evento será realizado no Auditório Dom Gilberto e na sala 800, no Campus I (Rodovia Dom Pedro I km, 136, Parque das Universidades), nos períodos matutino e noturno. A Jornada de Jornalismo é um evento tradicional da Faculdade de Jornalismo e é direcionada a estudantes, professores, profissionais e ex-alunos.

O encontro deste ano tem como objetivo discutir o processo de produção jornalística com o advento da internet, que levou as empresas jornalísticas a implementarem redações especializadas na produção do jornalismo digital. Nos últimos anos, com o enxugamento das redações, o mercado jornalístico tem se ajustado às novas linguagens e metodologias diferentes de trabalho. A Jornada de Jornalismo pretende analisar e refletir se as produções jornalísticas na era da internet estão demandando novos comportamentos dos jornalistas, nas redações de jornais.

Programação

A programação do dia 29 de abril, quarta-feira, será mais voltada para experiências de mercado e acontecerá no Auditório Dom Gilberto. De manhã, das 8h às 11h30, será realizada uma palestra com os jornalistas Roberto Prata de Lima Dias, editor de conteúdo do jornal Folha de S.Paulo e Rogério Pilker, da Editoria de Arte do jornal. À noite, das 19h20 às 22h00, participarão os jornalistas Edison Veiga, editor da coluna Paulistices e autor de blog no portal estadao.com.br e Fábio Sales, editor de arte, ambos do jornal O Estado de S.Paulo.

No dia 30, quinta-feira, as atividades serão na Sala 800, com um enfoque de reflexão acadêmica. De manhã, das 8h30 às 11h30, acontecerá uma conferência com o professor e jornalista Celso Bodstein, docente da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e pesquisador associado do LABJOR (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo/Unicamp). No período noturno, das 19h20 às 22h00, o conferencista será João Massarolo, cineasta e professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3343-7158 ou pelo e-mail dir.jornalismo@puc-campinas.edu.br

23 de abril de 2015