Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Jogo de Negócios da Faculdade de Engenharia Civil trata do uso da IA nos canteiros de obras

Em sua 8ª edição, evento buscou refletir os avanços tecnológicos que vêm modificando o setor

A Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas realizou, no último dia 29 de novembro, no novo auditório da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS), a 8ª edição do Jogo de Negócios. A edição deste ano, que teve como tema o “Uso da Inteligência Artificial (IA) em Planejamento e Controle no Canteiro de Obras”, buscou refletir os avanços tecnológicos que vêm transformando o setor e reforçar a importância de uma formação alinhada às inovações do mercado.

Participaram desta edição, estudantes do 10º semestre dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, que puderam vivenciar, ao longo do ano, em diversos componentes curriculares, desafios reais do ambiente empresarial da engenharia. Os gerentes das equipes desta edição foram os estudantes Ana Júlia Anhaia, Lucas Juan Sabarth, Israel Augusto Amorim Vaz e Victor Soares Gomes Cadamuro.

De acordo com o professor responsável pelo evento, o Me. Adilson Nunes Ruiz, ao longo do semestre, os alunos e alunas desenvolveram as suas propostas técnicas e, nesta etapa, puderam tanto apresentá-las, quanto defenderem os seus projetos diante de uma banca especializada. Ainda de acordo com ele, a atividade visou favorecer o desenvolvimento integrado de competências técnicas e socioemocionais (soft skills), como liderança, comunicação assertiva, negociação, pensamento crítico, criatividade, tomada de decisão, trabalho em equipe, gestão do tempo e resolução de problemas.

Na foto, os componentes da banca avaliadora do Jogo de Negócios. Da esquerda para a direita, a psicóloga Isabella Viana Ruiz e os engenheiros civis Dra. Kelem Christine Pereira Jordão; Me. Sidney Riva; o diretor das faculdades de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental e Sanitária da PUC-Campinas, Dr. Rodrigo Cuberos Vieira; e Igor Bonin Moreno. Além deles, o professor responsável pelo evento, o Me. Adilson Nunes Ruiz (o último à direita).

“Além das habilidades acadêmicas, o Jogo de Negócios tem o intuito de estimular competências que os alunos e alunas deverão construir dentro e fora da Universidade, ampliando a sua maturidade profissional e a sua capacidade de atuação no mercado da construção civil”, explica o professor.

Banca avaliadora
A banca avaliadora foi composta pelos seguintes engenheiros civis: Dra. Kelem Christine Pereira Jordão; Igor Bonin Moreno; Me. Sidney Riva; e pelo diretor das faculdades de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental e Sanitária da PUC-Campinas, Dr. Rodrigo Cuberos Vieira, bem como pela psicóloga Isabella Viana Ruiz. De acordo com Adilson, todos eles contribuíram “com análises técnicas e orientações valiosas aos participantes”.

Quanto aos estudantes, o professor finaliza dizendo que a “presença de seus familiares e amigos só veio a abrilhantar ainda mais o evento, permitindo que este pudessem acompanhar de perto o desenvolvimento pessoal e técnico dos estudantes dentro da Universidade”.

O evento contou, ainda, com o apoio institucional da Escola Politécnica, que foi representada pelo professor Rodrigo, e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, que forneceu todo o suporte necessário para a realização do encontro.



Daniel Bertagnoli
18 de dezembro de 2025