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AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O INTERCÂMBIO DA PUC-CAMPINAS?
CONFIRA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DOS ALUNOS!


Quando ocorrem as inscrições para os programas de intercâmbio acadêmico da PUC-Campinas?

As inscrições ocorrem no início de cada semestre para viajar no semestre seguinte.

Quais são os pré-requisitos para me candidatar ao programa de intercâmbio acadêmico da PUC-Campinas?

  • Estar regularmente matriculado.
  • Ter cursado, no mínimo, um (1) ano acadêmico (dois períodos) na PUC-Campinas (critério variável de acordo com o curso).
  • Ter média aritmética geral igual ou superior a 7,0 (sete) no Histórico Escolar.
  • Não apresentar em seu Histórico Escolar mais de 3 (três) reprovações.
  • Estar com sua situação financeira regularizada na Universidade.
  • Solicitar a sua participação no Programa de Intercâmbio nos prazos estabelecidos pelo Departamento de Relações Externas (DRE).
  • Possuir 18 anos de idade completos até a data de saída do país.

Como é o processo de seleção da PUC-Campinas?

O aluno deve providenciar toda a documentação necessária listada no edital. A partir deles, o DRE e a Diretoria da Faculdade de origem do estudante selecionam os candidatos com base no Histórico Escolar, Curriculum Lattes, atividades acadêmicas realizadas e na carta de intenção. Após esta seleção o estudante reúne os documentos para a segunda fase, que serão avaliados pela instituição parceira, a qual pode, ao seu próprio critério, aprovar ou reprovar o aluno indicado pela PUC-Campinas.

Como escolho as disciplinas? Poderá haver aproveitamento na PUC-Campinas dos componentes curriculares cursados no exterior?

A escolha das disciplinas fica a critério do aluno, que deve escolhê-las sob a orientação do Diretor da Faculdade. O Diretor da Faculdade é responsável por avaliar a possibilidade de aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior. Portanto, é recomendado que o aluno escolha disciplinas do seu próprio curso.

Após o retorno, e da chegada do histórico escolar oficial o aluno poderá solicitar seu aproveitamento de estudos das disciplinas nas quais foi aprovado.

Para aproveitar as disciplinas cursadas no exterior, o aluno deve enviar ao Departamento de Relações Externas os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar Oficial + uma cópia simples
  • Tradução juramentada do histórico escolar + uma cópia simples (caso não esteja em português)
  • Critério de avaliação da IES Parceira (exemplo: 0 a 10)
  • Nota mínima para aprovação (ex: média 5)
  • Carga horária das disciplinas (exemplo: 1 crédito = 20 horas/aula)
  • Ementas completas das disciplinas (conteúdo programático, plano de ensino)

Observação: as ementas precisam ser traduzidas para o português caso não se apresentem nesse idioma. O pedido de aproveitamento demora cerca de 2 meses para ser finalizado e o aluno pode conferir se as disciplinas foram aproveitadas pedindo uma cópia do histórico escolar no CAA ou consultando o histórico analítico em sua área logada no site da PUC-Campinas.

Como ficará minha matrícula durante o período em que eu estiver em intercâmbio?

O aluno, durante o período que estiver em intercâmbio, ficará matriculado no status de “Matriculado em Intercâmbio” (MI).  A alteração de status é feita no sistema interno da PUC-Campinas, não disponível aos alunos. Vale lembrar que em hipótese alguma o aluno deverá trancar sua matrícula estando em intercâmbio, pois isso acarretará no seu cancelamento.  Após o retorno, deverá efetuar a pré-matrícula na PUC-Campinas para o semestre subsequente.

E o pagamento das mensalidades?

Durante o período de intercâmbio, as mensalidades ficarão suspensas.

A PUC-Campinas oferece bolsas de estudo no exterior?

Não. Nossos convênios já foram criados de forma a beneficiar os alunos intercambistas. Propiciam a aceitação facilitada na Universidade parceira, bem como a isenção de diversas taxas internacionais, além da suspensão da mensalidade da PUC-Campinas. Eventuais Bolsas divulgadas pelo DRE são oferecidas à PUC-Campinas por Órgãos de Fomento (externos) e obedecem a regras específicas estipuladas por estes órgãos, estabelecidas em edital próprio.

A universidade de minha escolha não é conveniada à PUC-Campinas. O que pode ser feito?

Para realizar intercâmbio em uma instituição estrangeira não conveniada, primeiramente você deve entrar em contato com a universidade de seu interesse e consultar o departamento responsável quanto aos procedimentos para admissão de alunos intercambistas ou transferência internacional. Esse processo não será intermediado pelo DRE, porém estamos à disposição para ajudá-lo. Ressaltamos que, se a Universidade escolhida não possuir um acordo assinado com a PUC-Campinas, não há a possibilidade de aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas no exterior. Vale lembrar que pelo tempo que o aluno permanecer em intercâmbio sua matrícula com a PUC-Campinas deverá ser trancada dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico. Todas as taxas acadêmicas que se aplicarem ao aluno estrangeiro devem ser pagas pelo intercambista neste caso.

Qual a diferença entre o intercâmbio e a transferência internacional?

São dois modos diferentes de estudar no exterior. Intercâmbio refere-se ao aluno que deseja estudar por 1 (um) ou 2 (dois) semestres em uma Universidade estrangeira, devendo retornar, em seguida, à Universidade de origem para a retomada de seus estudos. Já a transferência internacional é o processo no qual o estudante decide tornar-se aluno regular da Universidade estrangeira escolhida, para finalizar seus estudos no exterior. Apenas a primeira opção é prevista para o Programa de Intercâmbio Acadêmico da PUC-Campinas.

Onde poderei me hospedar?

Há diversas possibilidades de hospedagem, pois existe um fluxo grande de estrangeiros em mobilidade nas universidades com as quais a PUC-Campinas mantém convênio. As opções oferecidas variam de acordo com a instituição de destino, podendo variar de hospedagem no campus (em grande parte das instituições) até casa de família, república, albergue ou apartamento. Recomendamos que sigam as recomendações da instituição parceira quanto a hospedagem.

Posso desistir de fazer o intercâmbio?

Sim. O aluno pode a qualquer momento realizar a desistência de seu intercâmbio. Para isso é necessário enviar um e-mail ao DRE comunicando sua decisão. Vale lembrar que após a divulgação do resultado da seleção da PUC-Campinas o aluno que optar pela desistência deve ficar atento aos prazos para desistência sem aplicação de multa prevista em edital.

Quais os procedimentos para a emissão do visto de estudante?

O estudante aprovado no processo seletivo da PUC-Campinas deve aguardar o recebimento da carta de aceite, expedida pela universidade estrangeira, para iniciar o processo de obtenção de visto. Explicitamos que todos os procedimentos que concernem a emissão do documento devem ser consultados diretamente no consulado do país desejado. Os trâmites de sua aquisição são de inteira responsabilidade do estudante, e sua expedição é de competência exclusiva do consulado, não cabendo à PUC-Campinas qualquer interferência na outorga ou nos prazos estipulados para sua expedição.

É possível trabalhar enquanto faço intercâmbio?

Não. O portador de visto de estudante não é autorizado o desempenhar trabalho no exterior.

Como faço para estender meu intercâmbio?

Para estender seu período de intercâmbio por mais 6 (seis) meses, o aluno deve realizar esta solicitação por e-mail ao DRE, que verificará a disponibilidade de vagas. Em caso afirmativo, o aluno deverá entrar em contato com o departamento de relações internacionais da universidade parceira confirmando o interesse em prorrogar seu período de estudos no exterior e verificar a documentação necessária e prazos para realizar sua prorrogação.

Posso me inscrever para mais de uma instituição?

Sim, é possível se inscrever para mais de uma instituição. No entanto, o aluno deverá indicar no formulário a ordem de preferência, a qual será levada em consideração no processo seletivo.

Se já participei de um intercâmbio, posso participar novamente?

O aluno pode participar de outro intercâmbio desde que atenda a todos os requisitos previstos em edital, desde que não esteja em intercâmbio ainda, ou seja, o aluno deve retornar de seu primeiro intercâmbio e, no decorrer de seu semestre na PUC-Campinas, se inscrever no próximo edital.

Tenho mais dúvidas, o que faço?

Você pode entrar em contato com o DRE, presencialmente, por telefone e/ou e-mail.

O DRE está localizado no prédio da Reitoria no Campus I, realizando atendimento ao público de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30.

O e-mail para contato: dre.atendimento@puc-campinas.edu.br

Telefone: +55 19 3343-5844