Inscrições para Olimpíada de Matemática 2023 seguem até 28 de maio

12º Jogo Concurso On-line de Matemática será realizado em duas fases nos dois semestres de 2023 e terá premiações para melhores times

A Escola Politécnica da PUC-Campinas abriu inscrições para o 12º Jogo Concurso On-line de Matemática, tradicionalmente conhecido como “Olimpíada de Matemática”. O jogo é dirigido a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas ou alunos de cursos pré-vestibulares, de Campinas e região, e dará prêmios aos primeiros colocados.

Como funciona?

O jogo será dividido em duas fases: a primeira será realizada de forma on-line e a distância, com duração de 4 horas. A segunda acontecerá de forma presencial com duração de 3 horas, com o objetivo de valorizar o conhecimento do aluno, motivando-o a identificar suas dificuldades e a aprimorar seus conhecimentos matemáticos.

Os alunos devem compor equipes e ter um professor orientador para apoiar e acompanhar o treinamento dos times para o jogo. O professor pode ser o orientador de mais de uma equipe da mesma escola. Para participarem, todos os estudantes precisam estar regularmente matriculados na escola que representam. Cada time só pode ser constituído de alunos da mesma escola, ou seja, não é permitido que uma mesma equipe seja formada por alunos de instituições diferentes. E cada aluno poderá participar apenas por uma equipe.

Como é o jogo?

A dinâmica da Olimpíada envolve a resolução de desafios e problemas contextualizados de matemática, motivando o acompanhamento permanente do conteúdo programático do Ensino Médio. Todo o Jogo Concurso On-line de Matemática terá como parâmetro o horário do computador servidor da coordenação do evento (Horário de Brasília).

Após a primeira fase, que será realizada on-line, serão classificadas até 50 equipes para a etapa seguinte. Elas serão divididas em categorias A e B, conforme a pontuação final obtida na fase. As 25 equipes melhores colocadas irão compor a categoria A; as demais equipes classificadas para a segunda fase irão compor a categoria B. Ao final, os  primeiros colocados de cada grupo receberão premiações e certificação de participação no evento.

Inscrições

A inscrição do time deverá ser realizada pelo professor ou professora da escola, de forma gratuita, até o dia 28 de maio. Basta preencher o cadastro disponível aqui.

Mais informações podem ser obtidas na página do Jogo, clicando aqui.

Anote na agenda!

Encerramento das inscrições: 28 de maio de 2023 às 23:59.

Fase 1 on-line a distância:

• Data: 02 de junho de 2023.
  • Horário: início às 14:00 horas e término às 18:00 horas.

Fase 2 presencial no Campus 1 da PUC-Campinas:

• Data: 20 de outbubro de 2023.
  • Horário: início às 14:00 horas e término às 17:00 horas.

Dia da premiação e evento na PUC-Campinas:

• Data e horário a definir.

Carlos Giacomeli
18 de maio de 2023