Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Apresentação

O Jogo Concurso Online de Matemática da PUC-Campinas está vinculado ao Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias, sob a responsabilidade do Integrador Acadêmico do Centro e da Direção da Faculdade de Matemática.

Trata-se de um projeto com objetivos amplos, pois além do caráter educativo, o Jogo Concurso Online de Matemática promove uma aproximação entre a universidade e os alunos das escolas de Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares de Campinas e região.

Desta maneira, o evento possibilita que os jovens ser organizem em equipes de até três integrantes, sob uma perspectiva colaborativa, e que despertem o gosto pela área de ciências exatas de um modo geral, atraindo tanto os alunos que já possuem afinidade com a Matemática quanto aqueles que têm receio da disciplina Matemática, fazendo-os perceber que conseguir resolver problemas de matemática constitui uma conquista pessoal especialmente gratificante.

Regulamento

 

1. Responsabilidade

O Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas é uma realização da Escola Politécnica, sob a coordenação da Integradora Acadêmica de Graduação da Faculdade de Matemática e da Diretoria da Faculdade de Matemática, com o apoio dos docentes da Escola Politécnica.

 

2. Características

O Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas é dirigido aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas, ou alunos de cursos pré-vestibulares de Campinas e região, que concorrem a medalhas de acordo com a sua classificação no jogo.

 

3. Objetivos do Jogo

  • Motivar a aquisição, o desenvolvimento e a consolidação de conhecimentos matemáticos.
  • Aumentar o interesse dos alunos do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares pela área de exatas.
  • Promover uma maior aproximação entre a Universidade e os alunos do Ensino Médio.
  • Proporcionar uma vivência de trabalho colaborativo das equipes participantes na resolução de problemas desafiantes.

 

4. Os participantes

Este jogo destina-se aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas e de cursos pré-vestibulares de Campinas e região.

  • Os alunos devem compor equipes formadas por, no máximo, três estudantes do Ensino Médio ou de cursos pré-vestibulares da mesma escola.
  • Cada equipe poderá ter um professor orientador para apoiar e acompanhar o treinamento das equipes para o jogo.
  • O professor orientador pode orientar mais de uma equipe na mesma escola.
  • Todos os integrantes da equipe participante deverão estar regularmente matriculados na escola.
  • Não será permitido compor equipes com integrantes matriculados em escolas ou instituições diferentes.

 

5. A dinâmica do jogo

O jogo é baseado em desafios e problemas contextualizados de matemática, motivando o acompanhamento permanente do conteúdo programático do Ensino Médio.

Todo o Jogo Concurso On-line de Matemática terá como parâmetro o horário do computador servidor da coordenação do evento (Horário de Brasília).

5.1 Fases do jogo

O jogo consistirá de duas fases:

  • Fase 1: realizada de forma on-line e a distância, com duração de 4 horas.
  • Fase 2: realizada de forma presencial, com duração de 3 horas.

As fases têm por objetivo valorizar o conhecimento do aluno, motivando-o a identificar suas dificuldades e a aprimorar seus conhecimentos matemáticos.

 

6. Observações

  • A equipe de coordenação do jogo não se responsabiliza por problemas técnicos relacionados à queda de conexão da rede utilizada pela equipe participante do jogo.
  • Será desclassificada qualquer equipe que invadir ou violar o sistema do jogo.
  • Cada equipe poderá acessar apenas um computador no momento da prova.
  • A publicação da pontuação final de cada equipe na Fase 1 será divulgada até 06/06/2023.
  • No caso da existência de empate entre equipes de mesmo nível, será adotada a seguinte ordem de critérios de desempate:

1º) Tem vantagem a equipe que finalizar o jogo primeiro, ou seja, no horário anterior às demais equipes de mesmo nível.
2º) Tem vantagem a equipe que se inscrever primeiro no Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas.
3º) Sorteio.

 

7. Inscrição no Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas

Este jogo destina-se aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas ou de cursos pré-vestibulares.

A inscrição deverá ser feita pelo professor orientador da escola, mediante o preenchimento de um cadastro on-line disponível na página: https://www.puc-campinas.edu.br/concurso-de-matematica/, dentro do prazo pré-estabelecido e divulgado previamente.

Neste formulário serão solicitados os dados do educador (nome completo, CPF, cargo, data de nascimento, e-mail e telefone para contato), dados da equipe (nome e e-mail), dados do Colégio (nome da escola, cidade, estado, tipo de escola) e os dados dos estudantes individuais dos integrantes das equipes (nome completo, CPF, e-mail, nível escolar, data de nascimento). Não haverá divulgação de dados individuais desse formulário.

Cada equipe deverá ter um nome e um e-mail para acesso à plataforma CANVAS para a realização da prova no dia do jogo. As equipes receberão no e-mail cadastrado para a EQUIPE as orientações e a senha de acesso, sendo de inteira responsabilidade das equipes o cadastro correto do e-mail e a verificação do recebimento da mensagem de orientação.

Cada aluno poderá se inscrever em apenas uma equipe.
Para efeitos de validação de identidade, cada aluno terá que fornecer todos os dados solicitados no formulário de inscrição.

A inscrição e a participação no Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas serão totalmente gratuitas.

 

8. Calendário

Encerramento das inscrições: 28 de maio de 2023 às 23:59.

Fase 1 on-line a distância:

  • Data: 2 de junho de 2023.
  • Horário: início às 14h00 e término às 18h00.

Fase 2 presencial no Campus I da PUC-Campinas:

  • Data: 20 de outubro de 2023
  • Horário: início às 14h00 e término às 17h00.

Dia da premiação e evento na PUC-Campinas:

  • Data: 06 de dezembro de 2023
  • Horário: 19h20 – sala 903 prédio H02

 

9. Premiação

Para a Fase 2, serão classificadas até 50 equipes, as quais serão divididas em categorias A e B, conforme a pontuação final obtida na Fase 1. A metade do número total de equipes classificadas para a Fase 2, que obtiveram as pontuações mais altas, irá compor a categoria A; as demais equipes classificadas para a Fase 2 irão compor a categoria B.

A premiação baseia-se no resultado da Fase 2 do jogo.

Haverá premiação nas categorias A e B do jogo, conforme a classificação de cada equipe:

  • 1° lugar de cada categoria – medalhas de ouro;
  • 2º e 3º lugar de cada categoria – medalhas de prata;
  • 4º, 5º e 6º lugar de cada categoria – medalhas de bronze.

Medalhas de ouro: em cada uma das categorias: A e B, será concedida uma medalha de ouro a cada integrante da equipe que obtiver a maior pontuação na Fase 2 do Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas.

Medalhas de prata: em cada uma das categorias: A e B, será concedida uma medalha de prata a cada integrante das duas equipes que obtiverem a segunda e a terceira maiores pontuações na Fase 2 do Jogo Concurso On-line PUC-Campinas, excluídas as pontuações da equipe premiada com medalha de ouro.

Medalhas de bronze: em cada uma das categorias: A e B, será concedida uma medalha de bronze a cada integrante das três equipes que obtiverem a quarta, quinta e sexta maiores pontuações na Fase 2 do Jogo Concurso On-line PUC-Campinas, excluídas as pontuações da equipe premiada com medalha de prata.

Certificados de honra ao mérito: serão concedidos certificados de honra ao mérito para todas as equipes classificadas para a Fase 2.

Certificados de participação: serão concedidos certificados de participação para todas as equipes que participaram da Fase 1 e não foram classificadas para a Fase 2.

Observação: o integrante que não participar da Fase 2 está automaticamente desclassificado.

 

10. Comunicações

A equipe participante se responsabiliza totalmente pelo desempenho de sua conexão de internet.

As informações relacionadas ao jogo estarão disponibilizadas para consulta no site oficial: https://www.puc-campinas.edu.br/concurso-de-matematica/

As equipes participantes se responsabilizam pelo sigilo de suas senhas de acesso que devem ser usadas somente pelos seus membros.

Cada equipe deve manter-se informada sobre as notícias, os simulados e as regras do jogo no site oficial do jogo.

Possíveis contestações de equipes com respeito à validade de questões do Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas deverão ser enviadas através dos e-mails: christiane.rodrigues@puc-campinas.edu.br e dir.matematica@puc-campinas.edu.br. Após 24 horas da publicação do resultado e/ou do gabarito de qualquer fase do jogo, nenhuma contestação será acatada.

Notícias Relacionadas