
Inscrições abertas: Academia Social aprofunda debate sobre inclusão e diversidade com nova turma do curso de Educação Social
Com inscrições abertas até 21 de setembro, a formação visa fortalecer a atuação de profissionais que trabalham na linha de frente da transformação social em Campinas
A Academia Social, plataforma educacional inédita para a capacitação e o fortalecimento do ecossistema social de Campinas, anunciou a abertura de inscrições para a terceira turma do curso: “Educação Social em Movimento – Inclusão e Diversidades”. A iniciativa, oferecida gratuitamente, representa uma oportunidade valiosa para educadores, lideranças comunitárias e jovens que atuam ou desejam atuar diretamente na promoção de práticas educativas transformadoras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de setembro.
Fruto da parceria estratégica entre a Fundação FEAC, a PUC-Campinas e o Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES), o curso foi desenhado para ser um espaço de aprofundamento teórico e prático. O objetivo central é favorecer o trabalho de quem atua ou deseja atuar como educador social na dinâmica das organizações da sociedade civil, promovendo o acolhimento de saberes, o debate sobre desafios contemporâneos e a aplicação de novas metodologias em projetos de educação social.
Uma formação para transformar a prática
Projetado para ir além da teoria, o curso busca potencializar a identidade coletiva e a área de atuação dos participantes. A formação visa promover a pesquisa de linguagens e metodologias diversas, oferecendo ferramentas para que os educadores sociais se tornem mediadores ainda mais eficazes em seus espaços de atuação.
Com uma carga horária de 40 horas/aula, o conteúdo programático foi estruturado em dois módulos centrais. O Módulo Identidade abordará a trajetória histórica da Educação Social no Brasil, aprofundando em temas cruciais como inclusão, diversidades e as diferentes perspectivas do trabalho com grupos.
O Módulo Saberes se baseará em referenciais teóricos e práticos fundamentais, como a “Educação como Prática de Liberdade” de Paulo Freire, o uso da arte-educação e suas linguagens, as relações étnico-raciais na educação popular e a conexão entre educador, corpo e território.
As aulas ocorrerão presencialmente aos sábados, das 8h30 às 12h30, com início em 11 de outubro e término em 6 de dezembro de 2025. O último encontro terá um horário especial de imersão, das 8h30 às 17h.
Para proporcionar uma experiência integrada à cidade, as aulas serão ministradas em dois locais estratégicos. De 11 de outubro a 1º de novembro no CEI Campinas e, do dia 8 de novembro a 6 de dezembro, no Campus I da PUC-Campinas, proporcionando um diálogo entre o saber comunitário e o ambiente acadêmico.
Para se inscrever, clique aqui.
Corpo docente e Seleção dos estudantes
A formação é oferecida em parceria com o GEPPES e será conduzida por um corpo de formadores com vasta experiência no campo da Educação Social em Campinas. O curso é destinado a educadores sociais que atuam nas políticas de assistência social, educação, saúde e cultura, além de jovens, representantes de coletivos e lideranças sociocomunitárias e pessoas que desejam conhecer e atuar no campo da Educação Social de Campinas e região.
As vagas são limitadas. Haverá uma reserva de 30% das vagas para públicos prioritários (pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, entre outros), mediante o preenchimento de um formulário que será enviado por email após a inscrição no site garantindo a diversidade e a equidade no grupo.
Com esta iniciativa, a Academia Social reafirma seu compromisso de “conectar saberes para fortalecer o ecossistema social”, oferecendo mais uma ferramenta de capacitação de alta qualidade para construir uma Campinas mais justa, inclusiva e solidária.
Gabriela Ferraz
9 de setembro de 2025

