O Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, está engajado na Campanha lançada esta semana pelo Hemocentro da Unicamp, que busca a manutenção de seus estoques de sangue no período que precede os dias de Carnaval e após a festa mais popular do Brasil, com divulgação interna, por meio de cartazes, informações e esclarecimentos para seus profissionais, pacientes e acompanhantes.

Segundo a responsável da Unidade do Hemocentro, Maria Teresa Teori, localizada no Hospital da PUC-Campinas essa ação é preventiva, pois os estoques de sangue tende a diminuir, visto que, há menos doadores em feriados prolongados, como por exemplo, no Carnaval.

“Essa campanha visa sensibilizar a comunidade de Campinas e região sobre a necessidade do comparecimento dos doadores na semana que precede o carnaval (12 a 16 de fevereiro), bem como nos dias que sucedem o feriado prolongado (a partir de 22 de fevereiro)”, explica o diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro da Unicamp, Vagner Castro. “Durante o feriado de carnaval, em todo o País há uma queda acentuada nas doações de sangue. Em nossa região uma queda média de 62% nos últimos cinco anos. Esse tipo de impacto é observado em todo o mundo, não apenas no Brasil, em feriados prolongados, como os do fim de ano”, completa.

Como doar

Para ser um doador basta ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum e levar um documento com foto.

Onde doar
Unicamp – (19) 35218705