Grupo de Arbitragem da PUC-Campinas participa de evento em Viena

A competição internacional envolve cerca de 380 times de universidades e dois mil estudantes

O Grupo de Estudos de Arbitragem Internacional da Faculdade de Direito da PUC-Campinas (GEAC), fundado em 2016, composto integralmente por alunos e coordenado por advogados e bacharéis em Direito da Universidade, participou da 30ª edição do Willem C. Vis Moot, competição internacional de arbitragem comercial que envolve cerca de 380 times de universidades e dois mil estudantes de Direito e advogados de todos os continentes.

Realizada entre os dias 31 de março e 6 de abril em Viena, a competição, que ocorre anualmente há 30 anos, propõe como desafio aos times participantes a simulação de um caso de arbitragem comercial internacional, tendo por objetivo estimular o crescimento da arbitragem mundialmente e promover o aprendizado relativo às complexidades dos conflitos relacionados a contratos e negócios internacionais.

Na edição, a PUC-Campinas teve audiências orais contra a Universidade de Ljubljana (Eslovênia), Universidade de Viena (Áustria), Universidade Yildirim Beyazit (Turquia) e Universidade de Tübingen (Alemanha).

A participação foi resultado de cerca de nove meses de trabalho dos integrantes do GEAC. Participaram os estudantes Lael Rodrigues Viana Filho, Gabriel Bio Araujo, Sophia Derewlany Muniz e Helena Baesso Rocha.

O grupo também conta com a cooperação de professores que auxiliam a preparação dos alunos para as competições, além de apoio da direção da Faculdade. Nos últimos eventos que participou, o grupo vem se destacando e conquistando importantes resultados, o que ajuda a elevar o nome da Universidade tanto no Brasil como no exterior.

Marcelo Andriotti
19 de abril de 2023