
Grão-Chanceler anuncia o Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni para o cargo de Magnífico Reitor
Futuro gestor da Universidade será empossado em fevereiro do próximo ano, quando sua gestão se iniciará
O Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller, anunciou nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em reunião extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN) da PUC-Campinas, a condução do Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni ao cargo de Reitor da Universidade na próxima gestão. Ele será conduzido ao cargo ocupado hoje pelo Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que está à frente da administração da Universidade desde 2018, em dois mandatos consecutivos. O futuro Reitor anunciou o Prof. Dr. Ricardo Luís de Freitas, que hoje coordena a Unidade de Estratégia e Desempenho, como Vice-Reitor.
Estiveram presentes, além do Arcebispo e do Reitor, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, a Secretária da SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução) Dra. Edna Nyara Couto Cappa, Pró-Reitores, decanos das Escolas, os demais integrantes do CONSUN, além de gestores, professores e funcionários de diversos departamentos.
Dom João disse que a escolha se deu após um processo de escuta dos principais gestores da Universidade e da mantenedora (SCEI), que apontaram, em maioria, para um nome. “Então, eu me retirei, sozinho, e fui me convencendo desse nome. Eu sou muito de acreditar. Quando eu sinto que há uma direção, com a orientação do Espírito Santo, eu sigo essa direção”, disse o Arcebispo.
O anúncio foi feito em latim, em leitura feita pelo Decano da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais da PUC-Campinas, Prof. Dr. Pe. Adriano Broleze. Na sequência, o futuro Reitor anunciou o Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Luís de Freitas.
O próximo Reitor assumirá o novo mandato em fevereiro de 2026. A equipe que comporá a Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas para os próximos quatro anos de gestão será empossada durante a mesma cerimônia.
O Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni agradeceu a nomeação e o apoio que teve durante toda a sua trajetória. “Eu sei o quão nobre é essa missão e sou muito grato pelo senhor (Dom João) ter chegado ao meu nome, através da comunidade. Não vou medir esforços para fazer o meu melhor para a nossa Universidade. Gostaria de agradecer muito a todos que fizeram parte dessa jornada”, disse. “A Universidade conta com cada um de vocês. A força da PUC-Campinas são as pessoas. Que continuemos usando a educação para ser a ponte que leva a dignidade para toda a comunidade. Essa é nossa missão e é para ela que conto com cada um de vocês”, conclui o futuro Reitor.
O Reitor , Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, parabenizou o Reitor e Vice-Reitor nomeados. “Queria parabenizar e desejar sucesso e êxito ao professor Victor Deantoni e ao seu vice, o professor Ricardo Freitas. Vou usar de uma metáfora próxima a uma paixão do professor Victor, o esporte. Eu irei passar o bastão. Mas esse bastão traz uma missão clara da Universidade: manter o que foi criado e construir ainda mais do que foi feito até aqui. A Universidade hoje é reconhecida e respeitada em Campinas, no Brasil e mundo afora. Os desafios colocados para hoje e para o amanhã são muitos”, disse o professor Germano, que concluiu: “essa corrida não tem chegada, o bastão passa para outro e assim segue. A Universidade está sempre em construção. Fico muito feliz com a sua nomeação como Reitor”, pontuou o Reitor.
O futuro Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Luís de Freitas, também falou dos desafios postos com o novo cargo. “Tenham certeza de que poderão contar sempre com meu empenho para desenvolver todas as atividades, dando sempre o meu máximo. Estaremos sempre juntos nessa dificílima missão que é manter esse patamar alto que a Universidade se encontra”, afirmou.
Após os anúncios e as palavras dos futuros gestores, o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David e a Secretária da SCEI, Dra. Edna Nyara Couto Cappa, também falaram sobre o momento.
“O tempo vai passando e nós vamos acompanhando aquilo que está sendo construído. Nossa Universidade realmente mudou bastante dos anos 1980 para cá. Ela cresceu, amadureceu, hoje tem Pós-Graduação e mais de 70 cursos de Graduação, bem diferente daquela Instituição de quando eu cheguei. É toda uma história que passa na cabeça, como um filme. E nós podemos ver como a Universidade é forte, e como ela se reinventa. É um trabalho de todos e tenho de agradecer a confiança da comunidade”, afirmou o padre David.
“Fiquei muito feliz com a nomeação do Reitor. Tenho por ele o maior respeito”, afirmou a Dra. Edna. Ela ainda agradeceu o trabalho de toda a comunidade. “Cada um de nós estamos aqui fazemos história. As pessoas lembrarão da PUC-Campinas pelas pessoas que passaram por ela e não pelos prédios. O que fica é o que nós fazemos. Todos vocês integram efetivamente a história dessa casa”, finalizou.
Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni
O Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni é Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados desde 2022. Também ocupou a diretoria da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas entre 2018 e 2021, foi integrador acadêmico de graduação entre 2016 e 2017 e é docente do Curso desde 2014. É Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Doutor em Engenharia Civil pela mesma instituição (2018), além de conselheiro do CREA-SP desde 2020.
Regras
De acordo com o Estatuto da Universidade, a substituição de gestores acontece a cada quatro anos, conduzida pelo Grão-Chanceler. Como Universidade Católica Pontifícia, as indicações são submetidas ao Nihil Obstat (nada impede) da Santa Sé. O cargo de Reitor exige grau de Professor Doutor, integrante do corpo docente da Universidade há pelo menos três anos, com possibilidade de uma única recondução sucessória para uma nova gestão.












