Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Turno \ Duração Matutino - 8 Semestres
    Noturno - 8 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 3445 horas
  • ReconhecimentoDEC FED 8232 - 21/11/1941 PORTARIA Nº 919 - 27/12/2018 - D.O.U.: 28/12/2018

Razões para estudar na PUC-Campinas


Formação teórica aliada às questões práticas do exercício profissional que permite uma percepção e identidade com a função pedagógica no interior da escola e fora dela.

Para a formação completa dos alunos na PUC- Campinas o Escritório de Talentos permite à Faculdade de Educação realizar e manter convênios com prefeituras e parcerias com escolas privadas da Região Metropolitana de Campinas, para promoção dos estágios obrigatórios.

Inserção no campo de trabalho desde o início do curso, com a realização dos estágios não obrigatórios (remunerados) em escolas e instituições públicas e privadas.

Nota 4 no MEC porque o curso oferece oportunidades dos alunos ampliarem os repertórios acadêmico, social, cultural e profissional, por meio de participação em diferentes atividades, com bolsas incentivo


Sobre o Curso


O curso de Pedagogia da PUC-Campinas possui identidade própria no que se refere à formação de professores para atuação na Educação Básica fortalecendo a concepção de educação como processo emancipatório e permanente. Enfatiza o reconhecimento da especificidade do trabalho docente que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de considerar a realidade dos ambientes das instituições educativas da Educação Básica e da profissão docente. Busca, na organização e caracterização da formação pedagógica, uma concepção coerente com o que definem as Diretrizes Curriculares de Formação Inicial em Nível Superior de Professores.

O curso esta estruturado em 8 períodos e o currículo é organizado a partir de três grandes núcleos: (1) O Núcleo de estudos de formação geral das áreas específicas e interdisciplinares e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais; (2) O núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos, em sintonia com os sistemas de ensino, atendendo as demandas sociais; (3) O Núcleo de estudos integradores para o enriquecimento curricular. Essa organização prevê a interdisciplinaridade dos conteúdos específicos das diferentes áreas de conhecimento, relacionando-os diretamente à docência, aos fundamentos e metodologias. Além disso, estuda os fundamentos da educação, resguarda a formação na área de políticas públicas e gestão da educação, os direitos humanos, a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional. Contempla ainda a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a educação especial e os direitos educacionais de adolescentes e jovens.

Perfil do Profissional

Espera-se formar um profissional crítico, com sólida formação teórica, um professor pesquisador que assuma o compromisso com a realidade social. O pedagogo formado pela PUC-Campinas pode exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e contempla, em seu núcleo de aprofundamentos e diversificação de estudos, as áreas da Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa e Gestão Escolar. No exercício profissional o licenciado em Pedagogia poderá desenvolver atividades que compreendam a participação na organização e gestão de sistemas e instituições públicas e privadas. Atua, ainda, em atividades educativas não-escolares em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Corpo Docente

  • ANA CLAUDIA E SILVA FIDELIS

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Letras - Universidade Federal do Acre, Mestrado em Letras - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 11 Ano(s) 1 Mês(s)

  • CASSIA DOS SANTOS

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Letras - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Teoria e História Literária - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 15 Ano(s) 3 Mês(s)

  • CHRISTINA DE TOLEDO ZACCARELLI

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, Graduação em BACHARELADO EM LETRAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM HISTÓRIA DA ARTE - FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO, Mestrado em MESTRADO EM LINGUAGENS , MIDIA E ARTE - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

    Tempo de Casa: 5 Ano(s) 4 Mês(s)

  • CRISTINA BETIOLI RIBEIRO MARQUES

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Letras - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Teoria e História Literária - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Teoria e História Literária - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 12 Ano(s) 3 Mês(s)

  • ELIANE RIGHI DE ANDRADE

    Titulação: Pós-Doutorado

    Qualificação: Graduação em Letras - Universidade de São Paulo, Mestrado em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 15 Ano(s) 3 Mês(s)

  • GABRIELA STRAFACCI OROSCO

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Letras - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Linguística - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Linguística - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 12 Ano(s) 2 Mês(s)

  • JOAO PAULO LOPES DE MEIRA HERGESEL

    Titulação: Pós-Doutorado

    Qualificação: Graduação em Letras (Licenciatura) - Universidade de Sorocaba, Graduação em Pedagogia (Licenciatura) - Centro Universitário Sumaré, Graduação em Segunda Licenciatura em Artes Visuais - Centro Universitário ETEP, Graduação em Teatro - Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Graduação em Segunda Licenciatura em Letras - Português e Espanhol - Faculdade Ibra de Brasília, Graduação em SEGUNDA LICENCIATURA EM MÚSICA - FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO, Graduação em Graduação em Filosofia - Centro Universitário Faveni - UNIFAVENI, Graduação em Graduação Bacharelado em Letras - Língua Portuguesa - Centro Universitário Faveni - UNIFAVENI, Graduação em Graduação em Sociologia - Centro Universitário Faveni - UNIFAVENI, Especialização em Teoria da Literatura e Produção de Texto - Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa - INESP, Especialização em Saúde do Adolescente - Faculdade Unyleya, Especialização em Linguística e Formação de Leitores - Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo, Especialização em Psicanálise e Literatura Infantil - Centro Universitário Cidade Verde, Especialização em Cultura e Literatura - Faculdade Intervale, Especialização em Docência do Ensino Superior - Faculdade Intervale, Especialização em Literatura Brasileira - Faculdade Intervale, Especialização em Literatura Infantil - Faculdade Intervale, Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa - Faculdade Intervale, Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - Faculdade Intervale, Especialização em análise do discurso midiático - FaculdadePlay, Especialização em Comunicação e Semiótica - FaculdadePlay, Especialização em Segunda Licenciatura em Letras - Português e Espanhol - Faculdade de Ibra de Brasília, Mestrado em Comunicação e Cultura - Universidade de Sorocaba, Doutorado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi, Pós-Doutorado em Comunicação e Cultura - Universidade de Sorocaba

    Tempo de Casa: 5 Ano(s) 4 Mês(s)

  • MAGALI APARECIDA DE OLIVEIRA ARNAIS

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Pedagogia - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Educação - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Educação - PUC-CAMPINAS

    Tempo de Casa: 10 Ano(s) 1 Mês(s)

  • RENATO GONCALVES LOPES

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Letras (Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Teoria e História Literária - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Teoria e História Literária - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 10 Ano(s) 1 Mês(s)

VESTIBULAR DE INVERNO 2025

Compartilhe:


Avaliação

  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 4
    Ano: 2021
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2015
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2016
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2018
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2019
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2020
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 5
    Ano: 2021
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 5
    Ano: 2022
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 5
    Ano: 2023
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 5
    Ano: 2024

CONTATO DO CURSO

(19) 3343 6789

Horário: Das 8h às 20h

Cursos relacionados


Vídeos relacionados


Brinquedoteca

Laboratório de Pedagogia

Notícias relacionadas