Razões para estudar na PUC-Campinas

A PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.

O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. No Guia da Faculdade 2023, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, sendo a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior.

45% dos estudantes da Universidade fazem estágio remunerado e já estão conectados ao mundo do trabalho. Isso devido ao Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Além de criar uma Central de Vagas e gerenciar os estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Universidade, o Escritório de Talentos e Carreiras também ajuda o estudante em seu processo de capacitação, confecção de currículo, network, preparação para entrevistas, entre outros.
Sobre o Curso
O curso de Estatística é ideal para pessoas que desejam obter conhecimentos e atuar, profissionalmente, com questões relacionadas com a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas. O egresso do curso em Estatística é um profissional analítico, inovador e estrategista, preparado para transformar dados em informações que orientam decisões em contextos empresariais, pautado em princípios éticos, culturais e de responsabilidade social. Com uma sólida formação em métodos estatísticos e domínio de ferramentas computacionais, ele realiza análises descritivas, preditivas e prescritivas, aplicando-as a áreas como marketing, finanças, gestão de operações e análise de riscos.
DIRETORIA DA FACULDADE
Perfil do Profissional
O egresso do curso em Estatística é de um profissional analítico, inovador e estrategista, preparado para transformar dados em informações que orientam decisões em contextos empresariais pautado em princípios éticos, culturais e de responsabilidade social. Com uma sólida formação em métodos estatísticos e domínio de ferramentas computacionais, ele realiza análises descritivas, preditivas e prescritivas, aplicando-as a áreas como marketing, finanças, gestão de operações e análise de riscos.
Além das competências técnicas, as competências socioemocionais como autoconfiança, empatia, cooperação, respeito à diversidade e liderança colaborativa favorece uma comunicação assertiva e desenvolvimento de trabalho em equipe. A curricularização da extensão fortalece a formação integral ao promover atividades de impacto social na formação acadêmica.
Esse perfil o torna apto a atuar em funções como analista de dados, gestor de inteligência de mercado ou consultor analítico, contribuindo de forma significativa para a inovação e a competitividade organizacional.
CICLO 1 - MÓDULO 1
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
ALGORITMOS DE PROGRAMAÇÃO, PROJETOS E COMPUTAÇÃO | 76 |
CÁLCULO I | 114 |
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA | 38 |
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA ECONÔMICA | 76 |
PRÁTICAS EMPREENDEDORAS | 19 |
TEOLOGIA E FENÔMENO HUMANO | 38 |
VIDA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL | 16 |
CICLO 1 - MÓDULO 2
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL | 76 |
CÁLCULO II | 114 |
ESTATÍSTICA E ANÁLISE DE DADOS | 76 |
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL BÁSICA | 38 |
ORGANIZAÇÕES: PLANEJAMENTO E GESTÃO | 76 |
CICLO 2 - MÓDULO 3
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
ABORDAGEM COMPUTACIONAL: ALGORITMOS, LINGUAGEM E PROGRAMAÇÃO | 76 |
ÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA | 38 |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO I | 19 |
PROJETO DE ESTATÍSTICA APLICADA: MODELAGEM ESTATÍSTICA E INFERÊNCIA | 266 |
CICLO 2 - MÓDULO 4
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
ABORDAGEM COMPUTACIONAL: ESTRUTURA DE DADOS E BANCO DE DADOS | 76 |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO II | 19 |
PROJETO DE ESTATÍSTICA APLICADA: COMPUTAÇÃO ESTATÍSTICA E VISUALIZAÇÃO DE DADOS | 266 |
CICLO 2 - MÓDULO 5
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
ABORDAGEM COMPUTACIONAL: IA E MACHINE LEARNING | 76 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE FORMAÇÃO – ESTATÍSTICA III | 35 |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO III | 19 |
PROJETO DE ESTATÍSTICA APLICADA: PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS E AMOSTRAGEM | 266 |
CICLO 3 - MÓDULO 6
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
PROJETO – ÊNFASE EM NEGÓCIO: FINANÇAS | 304 |
TEOLOGIA E SOCIEDADE | 19 |
CICLO 3 - MÓDULO 7
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 38 |
PROJETO – ÊNFASE EM NEGÓCIO: OPERAÇÕES | 304 |
CICLO 3 - MÓDULO 8
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 38 |
PROJETO – ÊNFASE EM NEGÓCIO: RH E MARKETING | 304 |
CICLO 1 - MÓDULO 1
Algoritmos de Programação, Projetos e Computação | Projeta e implementa algoritmos em linguagem de programação, por meio de fundamentos de projetos e lógica. Estuda as origens e os limites computacionais. |
Cálculo I | Estuda limite, derivada e integral de funções reais de uma única variável. Desenvolve projetos de cálculo diferencial e integral com uso de metodologias ativas e recursos digitais. |
Fundamentos de Matemática Discreta | Estuda lógica proposicional, lógica de predicados e relações. |
Introdução à Ciência Econômica | Apresenta o estudo da economia como ciência destacando seu objeto, bem como os métodos e instrumentos de análise. Discute o perfil profissional e suas áreas de atuação. Apresenta a estrutura do curso e o encadeamento lógico das disciplinas. Introduz o estudo da economia a partir dos aspectos substantivos e metodologias da área, e, dos conceitos introdutórios de micro e macroeconomia destacando temas conjunturais da economia brasileira e internacional. Discute o caráter multidisciplinar da ciência econômica e sua integração com as demais ciências sociais. |
Práticas Empreendedoras | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos. |
Teologia e Fenômeno Humano | Considera e dialoga com as diferentes perspectivas antropológicas. Reflete sobre as abordagens do fenômeno humano a partir de sua história, transitoriedade e transcendência. |
Vida Universitária e Desenvolvimento Integral | Insere o estudante na vida universitária apresentando as dimensões constitutivas da formação acadêmica. Discute a importância do desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e da responsabilidade do estudante na trajetória do seu processo de formação pessoal, profissional e como agente de transformação social. |
CICLO 1 - MÓDULO 2
Álgebra Linear e Vetorial | Estuda matrizes, sistemas lineares, espaços e subespaços vetoriais, transformações lineares, autovalores e autovetores. |
Cálculo II | Estuda funções de várias variáveis, integrais duplas, triplas, de linha e de superfície e aplica os conceitos na resolução de problemas. Estuda equações diferenciais lineares de primeira e de segunda ordem e explora aplicações relacionadas com a Modelagem Matemática. Desenvolve projetos de cálculo diferencial e integral com uso de metodologias ativas e recursos digitais. |
Estatística e Análise de Dados | Apresenta os elementos da análise combinatória, da probabilidade clássica e das funções de distribuição de probabilidade. Estuda os principais indicadores da estatística descritiva, os processos de amostragem, a correlação e regressão linear. Aborda os métodos de inferência estatística e desenvolve projetos de análise de dados com suporte computacional. |
Geometria Analítica Vetorial Básica | Estuda os vetores e suas operações, desenvolve produto escalar, produto vetorial e aplicações. Estudo de retas e planos, posições relativas e intersecções, enfatizando aplicações. |
Organizações: Planejamento e Gestão | Estuda as organizações, seus processos de planejamento, organização, direção e controle, evidenciando os aspectos necessários ao processo decisório e gestão da empresa, trabalhando as questões-chave do ambiente organizacional que influenciam o desempenho das empresas |
CICLO 2 - MÓDULO 3
Abordagem Computacional: Algoritmos, Linguagem e Programação | Estuda algoritmos e técnicas de programação com ênfase em projetos de matemática aplicada e estatística. Aborda conceitos como estruturas condicionais, laços, recursão e manipulação de dados em linguagens como Python, R ou Julia. Aplica algoritmos a problemas de análise numérica, otimização, modelagem estatística e simulação computacional, conectando a programação à resolução de problemas matemáticos e estatísticos. |
Atividades Complementares de Formação – Estatística I | Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural. |
Ética e Antropologia Teológica | Promove uma reflexão ética sobre a sacralidade da vida considerando as exigências de um mundo em transformação, a ética teológica e o diálogo com as diferentes áreas do saber. |
Prática de Formação I | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos. |
Projeto de Estatística Aplicada: Modelagem Estatística e Inferência | Aborda os fundamentos da inferência estatística, estimação de parâmetros populacionais, intervalos de confiança e testes de hipótese em diferentes contextos. Apresenta técnicas de modelagem estatística, com foco em modelos de regressão linear simples e múltipla, explora a relação entre variáveis e a predição de valores. Utiliza metodologias ativas e ferramentas computacionais para analisar dados, promovendo a integração entre teoria e prática. |
CICLO 2 - MÓDULO 4
Abordagem Computacional: Estrutura de Dados e Banco de Dados | Estuda estruturas de dados e bancos de dados com foco em aplicações matemáticas e estatísticas. Explora vetores, listas, filas, árvores e grafos, além de técnicas de armazenamento e manipulação de grandes volumes de dados em bancos relacionais e não relacionais. Aplica métodos computacionais para organizar e consultar dados, desenvolver algoritmos eficientes e sustentar análises estatísticas em projetos de matemática aplicada. |
Atividades Complementares de Formação – Estatística II | Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural. |
Prática de Formação II | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos. |
Projeto de Estatística Aplicada: Computação Estatística e Visualização de Dados | Introduz fundamentos de programação aplicados à estatística, utilizando linguagens como R e Python para manipulação, análise e visualização de dados. São abordadas técnicas de simulação, como o método Monte Carlo, e métodos avançados para criação de gráficos exploratórios e dashboards interativos. O aprendizado será conduzido por meio de projetos aplicados e laboratórios práticos. |
CICLO 2 - MÓDULO 5
Abordagem Computacional: IA e Machine Learning | Estuda fundamentos de Machine Learning e Inteligência Artificial aplicados à Matemática e Estatística. Aborda métodos supervisionados e não supervisionados, redes neurais artificiais, aprendizado profundo e sistemas baseados em otimização. Explora o uso de bibliotecas e frameworks computacionais para modelagem preditiva, análise de grandes volumes de dados e construção de sistemas inteligentes que resolvam problemas matemáticos e estatísticos em diferentes contextos. |
Atividades Complementares de Formação – Estatística III | Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural. |
Prática de Formação III | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos. |
Projeto de Estatística Aplicada: Planejamento de Experimentos e Amostragem | Aborda os princípios do planejamento de experimentos, incluindo delineamentos completos, fatorial e blocos, visando à obtenção de resultados confiáveis e otimizados. São exploradas técnicas de amostragem, como aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados, bem como métodos para determinação do tamanho de amostras. O aprendizado é conduzido por meio de estudos de caso e projetos baseados em problemas reais. |
CICLO 3 - MÓDULO 6
Projeto – Ênfase em Negócio: Finanças | Desenvolve projetos com parceiros na área de finanças. Utiliza modelos matemáticos e estatísticos aplicados ao mercado financeiro, incluindo cálculo de risco, precificação de ativos, análise de portfólios e previsão de séries temporais. Explora métodos de regressão, análise de variância e algoritmos de otimização voltados para tomada de decisão financeira. Utiliza ferramentas computacionais para simulação e análise de dados financeiros, integrando a teoria à prática em cenários do mercado de capitais, bancos e fintechs. |
Teologia e Sociedade | Reflete sobre a pessoa humana, na complexidade de suas relações, em vista do desenvolvimento de uma ecologia integral e da prática da cultura do diálogo. Propõe uma ação de extensão, em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, a fim de sensibilizar o aluno a ser agente de transformação da realidade. |
CICLO 3 - MÓDULO 7
Educação em Direitos Humanos: História, Cultura e Meio Ambiente | Debate temas relacionados aos direitos humanos, articulando questões históricas e contemporâneas na perspectiva da sustentabilidade ambiental, da sociodiversidade, do multiculturalismo, das relações étnico-raciais e da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígena. |
Projeto – Ênfase em Negócio: Operações | Desenvolve projetos com parceiros na área de operações. Estuda otimização, análise de redes, estatística aplicada e algoritmos de programação matemática voltados para operações industriais e logísticas. Aborda planejamento de recursos, roteirização de veículos, gerenciamento de estoques e análise de desempenho operacional. Utiliza softwares especializados e técnicas computacionais para modelagem e solução de problemas complexos, conectando teoria a desafios reais das cadeias produtivas e sistemas logísticos. |
CICLO 3 - MÓDULO 8
Estágio Supervisionado | Acompanha o estudante em seu processo de estágio supervisionado na área de negócios. |
Projeto – Ênfase em Negócio: RH e Marketing | Desenvolve projetos com parceiros na área de RH e Marketing. Estuda conceitos de estatística descritiva e inferencial, aprendizado de máquina e análise preditiva aplicados à gestão de pessoas e estratégias de marketing. Explora a modelagem de comportamento de consumidores, segmentação de mercado, previsão de vendas, análise de clima organizacional e otimização de processos de recrutamento. Utiliza ferramentas computacionais para tratamento e visualização de dados, desenvolvendo modelos preditivos e análises baseadas em dados reais. |