Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

No dinâmico universo do Direito Contratual, as transformações políticas, econômicas e tecnológicas ampliam as oportunidades e também os desafios para os profissionais. E para se destacar e construir uma carreira de impacto nessa área tão importante é preciso dominar ferramentas e estar atento às novidades da área.

Quer descobrir como as mudanças políticas e econômicas afetam o Direito Contratual? Especialistas da PUC-Campinas compartilharam insights valiosos para você ir além.

Confira as dicas:

1. Sempre mantenha a atenção para as mudanças políticas e econômicas

Instabilidades no cenário político e econômico são uma realidade no cenário global e geram a necessidade de redefinir as estruturas contratuais. O profissional deve:

  • Prezar pelo equilíbrio contratual, garantindo sempre a segurança jurídica.
  • Conhecer profundamente as complexidades jurídicas internacionais.
  • Saber fazer cláusulas bem elaboradas: incluir mecanismos de revisão, resiliência ou renegociação.

Segundo o Prof. Dr. Thiago Rodovalho, do curso de graduação em Direito da PUC-Campinas, as cadeias comerciais são, hoje, globais e fracionadas. “Isso significa que as transações envolvem diversos países e, portanto, diferentes sistemas políticos e legislativos. Quando algo quebra essa lógica, o impacto é gigantesco”, afirma.

Para ele, a área contratual é sempre um campo muito relevante, por conta de tantos desafios: o especialista é indispensável.

2. Mudanças na legislação geram períodos de incerteza

Outro cenário que merece sua atenção especial, é a aprovação de uma reforma legislativa. Ao contrário do que pode parecer, ela não traz maior previsibilidade no âmbito jurídico. Pelo contrário, inaugura uma fase de incertezas, isso porque os detalhes de seu funcionamento podem ainda não estar completamente definidos ou estão em etapa de transição.

Como explica o Prof. Dr. José Eduardo Martins, Coordenador da Pós-graduação em Direito Contratual da PUC-Campinas, “um contrato é uma operação econômica. Se não há segurança jurídica sobre os custos envolvidos, fica difícil para as partes preverem as consequências e responsabilidades futuras”, esclarece.

Cabe ao advogado especialista em direito contratual:

  • Pensar os contratos com cláusulas abertas à revisão tributária, repartição de riscos e abertura para renegociação.
  • Compreender o impacto prático de mudanças normativas e antecipar, tecnicamente, possíveis consequências jurídicas.

E, mesmo dominando o conhecimento da sua área de atuação, há um outro ingrediente na receita da construção de uma carreira de sucesso hoje: dominar o uso das ferramentas tecnológicas. Saiba como a PÓSPUC te ajuda a construir esse conhecimento.

3. Impacto da Inteligência Artificial no Direito Contratual: ameaça ou oportunidade?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia e, como toda tecnologia ao longo da história, ela causará mudanças importantes nas formas de trabalhar. No direito contratual, a IA é capaz de realizar várias atividades, como pesquisas ou mesmo a redação do contrato. No entanto, isso não significa a substituição do profissional.

Ainda segundo o Prof. Dr. José Eduardo Martins, “A IA faz o básico, mas o básico não é suficiente. Ela não resolve os problemas jurídicos nem substitui a criatividade e o raciocínio que só o advogado qualificado pode ter”, afirma.

Ainda segundo ele, o advogado que apenas repete modelos ou atua com raciocínios automatizados será facilmente substituído. Mas aquele que domina a estrutura contratual, compreende os contextos negociais e sabe adaptar as cláusulas à realidade das partes,  inclusive para interpretar, validar e supervisionar o que é gerado pela IA, vai se destacar.

Leia mais sobre o impacto da Inteligência Artificial!

4. O futuro do direito contratual

Com base no Relatório do Fórum Econômico Mundial, até 2030, 170 milhões de novos empregos serão criados em razão do novo cenário tecnológico. No entanto, as funções que podem ser substituídas por automações (cerca de 92 milhões), serão extintas. O saldo é positivo, com 78 milhões de novos empregos, mas indica transformações importantes. Para não ficar para trás, é necessário desenvolver-se em habilidades tecnológicas, humanas, cognitivas e de colaboração.

Para o Prof. Dr. José Eduardo Martins, “O relatório mostra que o profissional não pode mais depender do que aprendeu no passado. O conhecimento jurídico precisa ser continuamente atualizado”, analisa.

Em contratos mais complexos, como os de shopping centers, infraestrutura ou parcerias entre entes públicos e privados, há múltiplos interesses e relações contratuais interdependentes. O profissional deve saber estruturar juridicamente essas relações, prever cenários de inadimplência, sucessão, interferência normativa e outros riscos. Ademais, novas formas contratuais seguirão surgindo à medida que as relações na sociedade se transformam.

A capacidade de lidar com essa complexidade é o que diferencia o advogado do futuro.

Qualifique-se e seja um profissional com pensamento analítico, estratégico e aprofundado, mantendo-se relevante sempre e atualizado em relação às novas tecnologias e suas possibilidades.

5. Pós-graduação em Direito Contratual: destaque-se e domine o mercado jurídico

A pós-graduação em Direito Contratual da PUC-Campinas foi desenvolvida para você dominar o mercado jurídico. O curso oferece uma abordagem prática e atualizada, com foco nas transformações legislativas, nos riscos regulatórios e na crescente complexidade contratual.

Na pós-graduação você vai aprender:

  • Contratos bancários, imobiliários, agrários, de consumo, empresariais entre outros.
  • Técnicas de negociação e arbitragem.
  • Teoria Geral Contemporânea do Contrato.
  • Abordagens atuais de responsabilidade contratual e resolução alternativa de conflitos.

A proposta é formar advogados com fortes capacidades de análise de contextos, negociação, conhecimento e adaptados aos novos cenários de atuação: muito preparados para atuar com segurança mesmo diante das instabilidades, porque não são exceções, e sim parte do cotidiano para quem atua com contratos.

Destaque-se em uma das áreas mais estratégicas do Direito

Conheça todos os detalhes sobre a Pós-graduação em Direito Contratual da PUC-Campinas.

Gostou deste conteúdo?

Você pode se aprofundar nessa discussão no Episódio Direito Contratual do Podcast ‘Educação Continuada: Futuro do Trabalho’, uma produção da PUC-Campinas no Spotify ou Youtube.



Daniel Bauman
18 de setembro de 2025