Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Faculdade de Nutrição promove evento em celebração ao Dia Mundial da Alimentação

“Segurança Alimentar em Debate” discutiu as diretrizes da FAO e as ações realizadas no município de Campinas

A Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas promoveu, no último dia 17 de outubro, no Auditório Monsenhor Salim, localizado no Campus II, o evento “Segurança Alimentar em Debate: Diretrizes da FAO e o Panorama do Município de Campinas”.

A atividade, ocorrida em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, encerrou as ações presenciais da VII Semana Municipal da Alimentação de Campinas, promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com universidades, entidades sociais e o Comitê de Educação Alimentar e Nutricional e Saúde da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

A Dra. Gabriela Kaiser Fullin Castanho falou sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), um sistema público que visa promover e garantir o acesso à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional, e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), que tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública afetos à área de segurança alimentar e nutricional.

O objetivo foi debater como as diretrizes globais estabelecidas para a segurança alimentar pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (em português, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO), que vão para além da disponibilidade de alimentos e consideram o acesso a alimentos seguros e nutritivos como um direito humano, podem ser aplicadas em Campinas, considerando a realidade do município, que possui quase 140 mil famílias em situação de vulnerabilidade ou insegurança alimentar, de acordo com dados oficiais mais recentes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

As discussões envolveram a análise de ações e desafios locais, como a necessidade de se fortalecer a agricultura familiar, promover a educação alimentar e garantir o acesso à água potável, além de mapear populações vulneráveis, com o intuito de integrar políticas públicas e ações entre diferentes setores, com o objetivo de fortalecer a governança local e melhorar o acesso a alimentos seguros e de qualidade.

Programação
Abrindo os trabalhos, foi realizada a entrega dos alimentos arrecadados na 38ª Semana de Estudos da Faculdade de Nutrição, ocorrida entre 27 e 29 de agosto, a representantes do Programa de Desenvolvimento Humano Integral: Levanta-te e Anda (PDHI:LA), inciativa da Universidade que visa a promoção da justiça social, do desenvolvimento sustentável e da construção de uma sociedade mais equitativa, fraterna e humanizada.

A Dra. Cinthia Baú Betim Cazarin tratou do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), um órgão colegiado de assessoramento imediato à Presidência da República, vinculado a Secretaria-Geral da Presidência, cujo objetivo é exercer o controle social e atuar na formulação, monitoramento e avaliação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na sequência, a Dra. Gabriela Kaiser Fullin Castanho falou sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), um sistema público que visa promover e garantir o acesso à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional, e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), que tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública afetos à área de segurança alimentar e nutricional.

Posteriormente, a Dra. Cinthia Baú Betim Cazarin tratou do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), um órgão colegiado de assessoramento imediato à Presidência da República, vinculado a Secretaria-Geral da Presidência, cujo objetivo é exercer o controle social e atuar na formulação, monitoramento e avaliação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Dra. Jéssica Mariana Luck Machado, por sua vez, palestrou sobre os restaurantes populares. Equipamentos públicos voltados à produção e a oferta de refeições prontas a preços acessíveis, o seu objetivo é priorizar as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional ou em vulnerabilidade social.

A Dra. Jéssica Mariana Luck Machado palestrou sobre os restaurantes populares, que são equipamentos públicos voltados à produção e a oferta de refeições prontas a preços acessíveis e cujo objetivo é priorizar as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional ou em vulnerabilidade social.

Por fim, o Me. Osmar Mosca Diz, engenheiro agrônomo do Departamento de Extensão Rural (Dextru) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, falou sobre “Agroecologia: Plantar sem Matar e Comer sem Morrer”. Logo depois, um espaço para discussão e realização de perguntas foi aberto, encerrando o evento.

Compromisso com a vida e a dignidade humana
De acordo com a responsável pelo encontro, Profa. Dra. Regina Esteves Jordão, “celebrar a segurança alimentar é reafirmar o nosso compromisso com a vida, com a dignidade humana e com a formação de profissionais que unem ciência, empatia e responsabilidade social e, ao promovermos esse debate sobre segurança alimentar, fortalecemos o papel da universidade como espaço de transformação, onde o saber acadêmico se traduz em ações concretas para um mundo mais justo e sustentável”.

Ela completa dizendo que “eventos como este são fundamentais para aproximar o conhecimento científico das demandas reais da sociedade. Ao discutirmos as diretrizes da FAO e o panorama local da segurança alimentar, nossos estudantes ampliam o olhar crítico e compreendem, na prática, que a atuação do nutricionista vai para muito além do cuidado individual, envolvendo o compromisso com o direito humano à alimentação adequada e com políticas públicas que promovam saúde e equidade. É um privilégio fazer parte de uma universidade que estimula esse diálogo entre academia e comunidade”.

O Me. Osmar Mosca Diz, engenheiro agrônomo do Departamento de Extensão Rural (Dextru) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, falou sobre “Agroecologia: Plantar sem Matar e Comer sem Morrer”.

VII Semana Municipal da Alimentação de Campinas
A VII Semana Municipal da Alimentação de Campinas, que, desde 2017, é um espaço de articulação entre governo, sociedade civil e academia para debater os desafios da área e estimular práticas sustentáveis na produção e no consumo de alimentos, teve início no dia 14 de outubro e contou com a realização de debates, oficinas e capacitações sobre alimentação saudável, segura e sustentável.

O evento coincidiu com as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, e com o lançamento do II Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN).

A programação deste ano incluiu atividades abertas ao público e ações específicas para profissionais da saúde, da educação, da assistência social e para comunidades atendidas por serviços públicos.



Daniel Bertagnoli
17 de novembro de 2025