
Faculdade de Letras da PUC-Campinas promove palestra em comemoração ao Dia Nacional da Libras
Evento contou com a presença da professora Leila Aparecida de Freitas, da Associação dos Surdos de Campinas
Em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado anualmente em 24 de abril, a Faculdade de Letras da PUC-Campinas promoveu, no último dia 6 de maio, na Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), um evento especial que contou com a presença da professora Leila Aparecida de Freitas, da Associação dos Surdos de Campinas (ASSUCAMP). A atividade, intitulada “Surdez e a Cultura Surda”, foi acompanhada por docentes da Universidade e por estudantes que cursam o componente curricular “Libras e Seus Fundamentos”, ministrado pela Profa. Dra. Magali Aparecida de Oliveira Arnais, e a prática de formação “Introdução à Libras”, que está a cargo da Profa. Dra. Cássia Sígolo.

Durante a palestra, a professora Leila Aparecida de Freitas, que é surda, abordou diversos assuntos, como a importância da acessibilidade linguística, os desafios enfrentados pela comunidade surda no cotidiano e o papel da educação bilíngue (Libras/Português) para os alunos com deficiência auditiva.
Durante o evento, que possibilitou aos alunos e alunas um momento enriquecedor de aprendizado e valorização da cultura e identidade surda, a professora Leila, que é surda, abordou diversos assuntos, como a importância da acessibilidade linguística, os desafios enfrentados pela comunidade surda no cotidiano e o papel da educação bilíngue (Libras/Português) para os alunos com deficiência auditiva. A palestra, ministrada integralmente em Libras pela convidada, contou com a interpretação para a Língua Portuguesa realizada pela professora Cássia.
Para além da palestra, o encontro proporcionou um momento de diálogo entre os estudantes e a professora convidada. Eles, que vêm aprendendo Libras em sala de aula, puderam se comunicar diretamente com a palestrante, fazendo perguntas, comentários e apresentações em língua de sinais.
Além disso, os relatos de vida de pessoas surdas, compartilhados pela palestrante, despertaram nos estudantes, futuros docentes, reflexões acerca da singularidade linguística, cultural e identitária das comunidades surdas, fazendo com que passassem a ter uma nova perspectiva sobre a importância da Libras e da educação bilíngue para as pessoas surdas.
Para a professora Magali Aparecida de Oliveira Arnais, “foi gratificante perceber que os estudantes foram impactados com a palestra e puderam compreender que a Libras é fundamental para a comunidade surda em diversos contextos, como educação, saúde e cultura”.

Da esquerda para a direita, a Profa. Dra. Magali Aparecida de Oliveira Arnais, responsável pelo componente curricular “Libras e Seus Fundamentos”; a Profa. Dra. Cássia Sígolo, responsável pela prática de formação “Introdução à Libras”; e a palestrante, Profa. Leila Aparecida de Freitas.
A professora Cássia Sígolo, por sua vez, encerra ressaltando que “mais do que celebrar uma data comemorativa, a palestra reforçou o compromisso da PUC-Campinas na formação de professores e profissionais comprometidos com uma educação de qualidade mais acessível, acolhedora e plural para as pessoas surdas”.
Sobre a ASSUCAMP
A Associação dos Surdos de Campinas (ASSUCAMP) é uma associação sem fins lucrativos com foco na defesa dos direitos e no bem-estar da comunidade surda. Ela desempenha um papel fundamental na representação dos interesses desse grupo, buscando garantir que as pessoas surdas tenham acesso a serviços e oportunidades que promovam a sua inclusão social.
Desde 1962, a entidade tem como objetivo principal a representação e o apoio às pessoas surdas, com deficiência auditiva e/ou surdocegueira, e seus familiares, promovendo ações de assistência social, prevenção, orientação, reabilitação e inclusão. Além disso, ela busca fortalecer a comunidade surda, valorizando a diversidade linguística e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como promovendo a conscientização sobre a cultura e a experiência surda ao se engajar em projetos que visam a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias e recursos que possam auxiliar as pessoas desse grupo.