Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas realiza 38ª Semana Filosófica

Palestras e mesas temáticas abordaram diferentes temas da filosofia

A Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas realizou, entre os dias 15 e 19 de setembro, a 38ª edição da Semana Filosófica, evento tradicional no calendário da Faculdade, com a participação de professores e alunos da Filosofia e de demais cursos da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais.

De acordo com o Diretor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas, Prof. Dr. Renato Kirchner, o evento trouxe à tona discussões filosóficas pertinentes para o ambiente acadêmico, por meio de palestras, minicursos e mesas temáticas com diferentes profissionais e pesquisadores da área filosófica. “A semana trouxe uma programação variada, passando por filósofos clássicos e contemporâneos, refletindo a riqueza do curso de Filosofia. É, portanto, um momento de grande importância do ponto de vista estudantil e acadêmico”, explicou o professor Renato Kirchner.

O professor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas, Prof. Dr. Sergio Eduardo Fazanaro Vieira, reforçou que a Semana Filosófica tem uma característica que vai além da sala de aula. “Ela faz uma discussão transversal do conhecimento, com outras áreas do conhecimento, assim como recortes específicos de um determinado conhecimento filosófico que são abordados de maneira mais ampla”, afirmou o professor Sergio Fazanaro.

A abertura da semana contou com uma palestra especial sobre a vida e a obra de Edith Stein, fenomenóloga e filósofa alemã do século XX. O tema foi debatido pelas professoras da Pós-Graduação da UniÍtalo, Profa. Dra. Magna da Rocha e Profa. Ma. Maria Cecília Parise.

De acordo com a professora Maria Cecília Parise, Edith Stein soube fazer o diálogo entre a fé e a razão, mostrando que não há uma ruptura entre o mundo acadêmico e o caminho espiritual. Para a professora, a busca pela verdade de Edith Stein serve de exemplo para os estudantes, incentivando-os a encontrar harmonia entre o intelecto e a fé. “Edith Stein, inclusive, é citada por São João Paulo II na sua Encíclica Fides et Ratio, como uma daquelas poucas pensadoras que conseguiram fazer esse diálogo entre a fé e a razão, respeitando a autonomia de ambas, fazendo com que a fé iluminasse a razão para ir mais longe e a razão desse fundamento para a fé”, explicou Maria Cecília Parise.

Para o estudante do último ano de Filosofia, Thiago Tassinari Netto, a Semana Filosófica é uma oportunidade de enriquecer o conhecimento com a expertise de professores e pesquisadores. “São professores que têm muito conhecimento e muito a transmitir aos alunos. Eu acho tudo isso fantástico e acrescenta muito ao currículo. A Semana Filosófica é uma coisa linda”, disse Thiago.



Daniel Bertagnoli
22 de setembro de 2025