Memória

A Faculdade de Direito da PUC-Campinas promoveu na manhã da quarta-feira, 16 de dezembro, uma cerimônia de despedida do Campus Central, envolvendo alunos, docentes, ex-diretores, pessoas que fizeram parte da história e do desenvolvimento deste respeitado curso da PUC-Campinas.

Desde 1941, o centenário casarão, que abrigou por muito tempo a maioria dos cursos da Universidade, acolhe há mais de 60 anos a Faculdade de Direito, última unidade acadêmica ainda em funcionamento no local. O pátio, guardado por leões de pedra, é um símbolo das Ciências Jurídicas ensinadas na Universidade.

A Faculdade de Direito, funciona no Campus Central desde 1952, ano do oferecimento de sua primeira turma. Após extensa discussão com a comunidade acadêmica, corpos docente e discente concordaram com a mudança para o Campus I, em novo prédio, cuja construção está concluída.

O novo prédio irá atender às demandas específicas da Faculdade de Direito com moderna infraestrutura do Núcleo de Prática Jurídica para abrigar a Assistência Judiciária e o Juizado Especial Cível, com salas para realização de audiências reais e simuladas, Salão do Tribunal do Júri e Auditório com capacidade para 300 pessoas.

“Esse novo prédio marcará um salto para o futuro da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, uma das melhores e mais tradicionais do Brasil, a qual passará a desenvolver suas atividades em modernas instalações, fato que resultará na melhoria da qualidade do curso, o qual conta, desde agosto de 2013, com novo projeto pedagógico, adequado às contemporâneas tendências da educação jurídica”, explica o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Peter Panutto.

O evento contou com homenagens e depoimentos emocionados dos decanos da Faculdade de Direito, Professores Heitor Regina e Paulo de Tarso Barbosa Duarte, que lecionam no curso desde o final nos anos 60. “Desejo que sejamos muito felizes na nova casa e continuemos a nos dedicar a sermos sempre um farol para guiar nossos alunos”, frisou Duarte.

Ainda, segundo o docente e ex-diretor da Faculdade de Direito, Luis Arlindo Feriani, as exigências do presente são maiores que as do passado. “O maior patrimônio da Faculdade de Direito, que a transformou no que ela é hoje, foi a dedicação de pessoas que trabalharam para o crescimento do curso de Direito. A formação de homens de caráter, honrados se manterá viva em qualquer lugar que nos reunamos”, reforçou.

Homenageado, o ex-Reitor e docente da Faculdade de Direito, Heitor Regina, relembrou seus mais profundos laços com a PUC-Campinas e avaliou a necessidade de um relacionamento intenso com os egressos. “O futuro da Universidade está nos ex-alunos”, finalizou.

Confira Galeria de fotos CLICANDO AQUI.

Eduardo Vella
11 de dezembro de 2015