
Faculdade de Ciências Econômicas promove evento sobre economia e feminismo em celebração ao Dia Internacional da Mulher
A Profa. Dra. Denise Lobato Gentil, da UFRJ, ministrará duas palestras cujo tema será “Econimismo – O Dilema do Desenvolvimento Nacional e a Financeirização do Capitalismo”
A Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas promove, na próxima segunda-feira, dia 9 de março, o evento “Econimismo – O Dilema do Desenvolvimento Nacional e a Financeirização do Capitalismo”, com a Profa. Dra. Denise Lobato Gentil, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela ministrará duas palestras, às 8h30 e às 19h30, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I da Universidade. A entrada é gratuita.

A Profa. Dra. Denise Lobato Gentil foi a ganhadora do prêmio “Mulher Economista 2020”, entregue pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A honraria é destinada a economistas que contribuíram para o desenvolvimento da ciência econômica e da profissão nos campos teóricos ou aplicados, com destaque no cenário nacional ou internacional, em áreas do conhecimento científico, educacional, cultural e profissional.
A ideia da ação, que ocorre como parte das celebrações referentes ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é dar visibilidade a economistas mulheres de destaque nacional através da promoção de debates e reflexões sobre a atuação feminina na área econômica, considerada tradicionalmente masculina, e oferecer a todos os estudantes, especialmente às alunas, referências inspiradoras e modelos de trajetória profissional, contribuindo para o direcionamento de suas carreiras e para o fortalecimento da presença feminina na área econômica.
De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, o evento busca “não necessariamente fazer uma discussão sobre o feminismo na Economia, mas sim permitir que uma grande profissional da área coloque as suas ideias e os seus avanços de pesquisa a todos os nossos alunos e alunas, bem como a todos os presentes às palestras. É pra isso que o evento foi pensado, estruturado”.
Ele continua dizendo que “a professora Denise é uma grande pesquisadora brasileira, conhecida sobretudo por sua atuação nos campos da macroeconomia, das finanças públicas e da economia política, com trabalhos muito importantes no que se refere a discussão fiscal e com uma visão menos ortodoxa sobre a gestão das contas públicas. Além disso, ela é uma importante pensadora do desenvolvimento nacional, com grande contribuição para o pensamento econômico brasileiro e global e em sua palestra ela trará à tona à discussão da financeirização do capitalismo, ou seja, da predominância dos mercados financeiros sobre o circuito produtivo da economia”.
Mulher Economista 2020
O Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho, que realizou o convite à palestrante, ressalta que ela foi a ganhadora do prêmio “Mulher Economista 2020”, entregue pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A honraria é destinada a economistas que contribuíram para o desenvolvimento da ciência econômica e da profissão nos campos teóricos ou aplicados, com destaque no cenário nacional ou internacional, em áreas do conhecimento científico, educacional, cultural e profissional.
Sobre o encontro, ele lembra que o objetivo é “realizar uma discussão sobre o panorama econômico do Brasil, mas sob o olhar feminino, prestigiando esse olhar da mulher para a economia brasileira. É a terceira edição do evento, que sempre busca inspirar as mulheres do curso de Economia ao trazer profissionais que são referência em uma área que, infelizmente, ainda é muito masculinizada. Hoje, o universo feminino representa, no ensino superior, algo em torno de 25% dos professores e, mais ou menos, essa mesma porcentagem em relação ao número de alunas, e a ideia é colocar em evidência esse olhar que nem sempre encontra o espaço que merece”.
O professor Brito explica ainda que a professora Denise é “uma economista premiada, reconhecida, de uma importante universidade que tem um curso de Economia de alto grau de relevância e com larga experiência, tanto na pós-graduação quanto na graduação. Ela conta ainda com uma longa bibliografia apresentada e é autora de inúmeros artigos. É uma economista aguerrida e crítica do desenvolvimento econômico, que tem o respeito de todos os seus pares, além de ser uma mulher muito competente, bastante corajosa e eu tenho certeza que vai brindar os nossos alunos e alunas e a todos os presentes com uma aula-referência”.
Por fim, ele diz que o evento é uma “forma de a Faculdade de Ciências Econômicas valorizar o Dia Internacional da Mulher, encampando as nossas professoras e alunas, porque o propósito é que as mulheres sejam as protagonistas do evento, que são minoria na Economia, mas que têm dado contribuições importantes à área, mas nem sempre estando em evidência. A ideia é que a gente possa lançar luzes às ciências econômicas a partir do olhar feminino”.
Sobre a palestrante
A professora Denise Lobato Gentil possui doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona há trinta anos nas áreas de Economia Brasileira, Macroeconomia e Economia do Setor Público. Atualmente, é professora aposentada e colaboradora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/IE/UFRJ) e faz pós-doutorado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE), desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de macroeconomia e economia do setor público, com ênfase em política fiscal e financeirização.

