Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Faculdade de Ciências Biológicas realiza simpósio e semana de estudos no Campus II

Eventos buscaram desvendar aos alunos as diversas áreas de atuação do profissional da área

A Faculdade de Ciências Biológicas promoveu, entre os últimos dias 10 e 14 de novembro, no Auditório Monsenhor Salim e em diversas salas de aula e laboratórios, todos localizados no Campus II da PUC-Campinas, o 9° Simpósio de Biologia e a 52ª Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Biológicas.

Segundo a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Christiane Aparecida Badin Tarsitano, a realização de ambos os eventos faz com que a rede de contato dos alunos seja, significativamente, ampliada, aumentando em muito as perspectivas referentes a realização de um estágio, de uma iniciação científica ou de um curso de pós-graduação.

Realizados com a ideia de proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre as diversas áreas de atuação do profissional da biologia, bem como tratar das novas tendências da pesquisa científica, ambos os eventos, anualmente, contam com a presença de um grande número de pesquisadores e profissionais da área, o que, segundo a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Christiane Aparecida Badin Tarsitano, faz com que a rede de contato dos alunos seja, significativamente, ampliada, aumentando em muito as perspectivas referentes a realização de um estágio, de uma iniciação científica ou de um curso de pós-graduação.

“Outros grandes objetivos do Simpósio e da Semana são: contribuir para a divulgação de novas tendências de pesquisa nas áreas de ciências biológicas e ambientais, por meio de palestras com pesquisadores renomados da região; promover o intercâmbio científico entre universidades, centros de pesquisa e a iniciativa privada da região de Campinas; fortalecer a difusão do conhecimento científico e promover o debate interdisciplinar; estimular a difusão do conhecimento e o interesse para a atuação em pesquisa e ensino na graduação, pós-graduação e em outros níveis; gerar parcerias entre instituições de ensino superior; e promover a interação entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas e instituições de ensino e pesquisa”, explica Christiane.

A palestra que abriu os eventos foi “Seleção Sexual e Escolha de Parceiros na Natureza”, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio Moreira Carvalho Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Programação
Ao longo da programação, pesquisadores e empreendedores realizaram inúmeras palestras e minicursos que trataram de vários temas, como meio ambiente e biodiversidade, biotecnologia e saúde e educação, oferecendo aos estudantes uma grande oportunidade de estímulo ao conhecimento e ao engajamento para a atuação profissional. Além disso, ocorreram ainda apresentações musicais, um concurso de fotografias e diversas exibições de trabalhos acadêmicos.

A diretora da Faculdade de Ciências Biológicas lembra que, ao todo, foram inscritos quarenta trabalhos, tanto de conclusão de curso (TCCs) e de iniciação científica, quanto de projetos integradores com curricularização da extensão. “Além dos trabalhos, foram oferecidos dez minicursos com foco em diversas áreas da biologia, como a forense, a microbiologia, a molecular e a ecologia”, comenta.

Importância e organização do evento
Ela ressalta que “a realização de ambos os eventos é de suma importância para a PUC-Campinas e, em especial, para o curso de Ciências Biológicas, pois firma a nossa excelência, algo que pôde ser constatado com o recebimento do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas, entregue pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) no último mês de setembro”.

A segunda palestra do primeiro dia foi ministrada pela Dra. Laís Rosa Viana, também da Unicamp, cujo tema foi “Câncer de Mama Durante a Gestação: Impactos e Implicações Clínicas”.

Sobre a organização das atividades, ela lembra a importância do corpo de alunos e alunas que é responsável por fazê-las acontecer. “Sem os estudantes, nós da direção teríamos muito mais dificuldades em montar tudo isso. Foram eles que fizeram a seleção dos participantes e dos minicursos, providenciaram o café, organizaram os certificados e falaram com outros setores da Universidade, afinal, muitos dos setores da PUC-Campinas acabam se envolvendo na montagem de dois eventos deste porte”.

A aluna Ana Clara Rocha Pastorelli, presidente do Comitê de Organização desse ano, explica que o trabalho de realização do Simpósio e da Semana é “muito meticuloso e de muita interação, pois todo mundo pode dar a sua ideia, afinal foram os próprios estudantes do curso de Biologia que escolheram os palestrantes e os ministradores dos minicursos, o que foi importantíssimo no sentido de enriquecê-los com uma visão mais aprofundada de certos temas”.

Estudantes mais esclarecidos
Para o Prof. Dr. Paulo Sérgio Moreira Carvalho Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abriu os eventos com a palestra “Seleção Sexual e Escolha de Parceiros na Natureza”, tanto o Simpósio, quanto a Semana, são “tremendamente importantes, pois os estudantes estão na fase de escolher onde vão se situar na carreira e ao que vão se dedicar ao longo da vida, então, poder estimulá-los com diferentes temas dentro da biologia para que eles possam estar mais esclarecidos é algo de uma importância científica muito grande, pois isso determinará o seu futuro e a sua felicidade. Esta iniciativa da PUC-Campinas é, sem dúvida nenhuma, louvável”.

Para o Prof. Dr. Paulo Sérgio Moreira Carvalho Oliveira, tanto o Simpósio, quanto a Semana, são “tremendamente importantes, pois os estudantes estão na fase de escolher onde vão se situar na carreira e ao que vão se dedicar ao longo da vida, então, poder estimulá-los com diferentes temas dentro da biologia para que eles possam estar mais esclarecidos é algo de uma importância científica muito grande, pois isso determinará o seu futuro e a sua felicidade”.

Sobre a sua palestra, ele explica que esta apresentou “a seleção sexual e como os animais escolhem os seus parceiros para a reprodução na natureza. Porque isso é importante? Bom, porque todo animal tem três tarefas principais para resolver durante a sua vida: comer, não ser comido e se reproduzir, e o tema da minha palestra foi sobre esse terceiro problema. Eu falei sobre a chegada dos animais à fase adulta, quando machos e fêmeas ficam maduros sexualmente, e como se dá o processo de escolha do cônjuge por eles a fim de que possam copular e cuidar da prole para que esta vingue. Tratei também das diferenças básicas entre machos e fêmeas nesse processo de escolha na natureza, o que envolve, inclusive, plantas”.

Auxílio na escolha
Na sequência do primeiro dia, a Dra. Laís Rosa Viana, também da Unicamp, falou sobre o “Câncer de Mama Durante a Gestação: Impactos e Implicações Clínicas”. Para ela, a realização de eventos como o Simpósio e a Semana são importantes para que “os alunos e alunas de graduação tenham contato com diferentes temas existentes dentro da biologia, que é uma ciência que engloba, definitivamente, tudo aquilo que tem vida e, nesse contexto, sem dúvida nenhuma, eles acabam sendo bastante auxiliados na escolha daquilo que vão querer fazer após se formarem, o que é ótimo”.

Sobre a sua palestra, Laís comenta que esta buscou tratar do contexto do surgimento do câncer de mama durante a gestação, “que é o mais incidente na população feminina, inclusive durante a gestação, e estas pacientes precisam ser tratadas mesmo estando grávidas, então a gente trabalha estudando os efeitos que a doença em questão causa em casos de gravidez, bem como o que a quimioterapia também ocasiona”.

A Dra. Laís Rosa Viana comenta que a realização de eventos como o Simpósio e a Semana são importantes para que “os alunos e alunas de graduação tenham contato com diferentes temas existentes dentro da biologia, que é uma ciência que engloba, definitivamente, tudo aquilo que tem vida e, nesse contexto, sem dúvida nenhuma, eles acabam sendo bastante auxiliados na escolha daquilo que vão querer fazer após se formarem”.

“Nós estudamos a placenta e sabemos que é um órgão vital durante a gestação, então procuramos entender todos os mecanismos moleculares que envolvem possíveis alterações nela durante todo esse processo e é importante que os alunos saibam disso porque é uma condição que, infelizmente, tem aumentado ao longo dos anos, ainda que seja rara, por conta do adiamento da gravidez para idades mais tardias, o que é um hábito comum na sociedade contemporânea, e nessas condições, os bebês nascem pequenos para a sua idade gestacional, com muitos partos prematuros, e a placenta é o órgão que mais sofre com todas as possibilidades de alterações, levando a desfechos clínicos desfavoráveis”, ressalta a professora.

“Agora, com ferramentas de biologia molecular, conseguimos entender melhor o que acontece na placenta, descobrindo novos genes, proteínas e metabólitos que estão sendo afetados, para que, no futuro, possamos propor uma estratégia terapêutica”, esclarece Laís.

Ela encerra dizendo que “esse é o tipo de conhecimento ao qual os estudantes da PUC-Campinas podem ter acesso quando da realização de dois eventos como o Simpósio de Biologia e a Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Biológicas, o que se mostra de imensa importância para eles, não só no que se refere a sua formação como alunos, mas também como futuros profissionais da área”.



Daniel Bertagnoli
4 de dezembro de 2025