Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Objetivos


- Apresentar os conceitos e princípios da perícia criminal, com foco em hematologia forense; - Ilustrar os aspectos teóricos e práticos dos métodos empregados nas análises hematóides cujos resultados lançam luz à investigação criminal.


Síntese do Conteúdo Programático


A. Introdução à Perícia Criminal e à Biologia Forense. A1. Conceitos e princípios das ciências aplicadas à justiça. A2. Conceitos de vestígio, indício e evidência. A3. Hemtâmetro de Quintiliano. A4. Exemplificação de levantamento de local de crime com vestígios hematóides. B. Hematologia Forense Identificadora. B1. A natureza do vestígio: o "que"? B2. Métodos presuntivos de constatação hemática. B3. Métodos confirmatórios para sangue e sangue humano. B4. Limites dos métodos: falsos positivos e negativos. C. Hematologia Forense Reconstrutora. C1. Conceitos iniciais de gota e mancha. C2. O modelo simplificado de formação de manchas e aspectos físicos relacionados. C3. Direcionalidade de manchas de sangue. C4. Área de convergência e região de origem em três dimensões. C5. Projeções de baixa, média e alta energia. D. Estudo de casos.


Público Alvo


Profissionais interessados em perícia criminal; estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Agronomia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Direito e demais interessados.