Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Objetivos


Permitir às pessoas da meia idade e da 3ª. idade a atualização cultural através do conhecimento científico, filosófico e artístico, capacitando-as para uma vida ativa e saudável e o exercício pleno da cidadania.


Síntese do Conteúdo Programático


ATIVIDADES INTEGRATIVAS: Temas referentes à ”3ª. IDADE: VIDA SAUDÁVEL E ATIVA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO” Mundo contemporâneo, com ênfase na realidade brasileira: aspectos éticos e políticos, socioeconômicos, legais, demográficos. Vida Saudável: Combatendo o estresse. Exercício físico/saúde/recreação. Cérebro:como aumentar a saúde, agilidade e longevidade. Alimentação e Nutrição na 3ª. Idade. Vida Ativa: - Idoso e sociedade, A situação legal do idoso brasileiro TEMAS PARA TRABALHOS DOS ALUNOS E APRESENTAÇÕES EM FORMA DE SEMINÁRIOS TEMAS DOS SEMINÁRIOS: Entendendo a depressão. Qualidade de vida na 3ª. Idade. Contato familiar e velhice saudável. Solidão na velhice: mito ou realidade? Cidadania na 3ª. Idade. TEMAS ELETIVOS: Leituras de Vida: Arte, Literatura e Cinema. A Arte e a Técnica de Fotografar na 3ª Idade (Fotografia Digital). Cozinhando com Ciência: um Laboratório na Cozinha. Campinas e seu patrimônio histórico-cultural e arquitetônico. Neurociência e qualidade de Vida. Sentido Existencial. Memória e Vida OFICINAS ELETIVAS: Língua e Cultura Espanhola A. Língua e Cultura Espanhola B. Dança, Ginástica Rítmica, Inclusão Digital/Social A. Inclusão Digital/Social B. ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS/SOLIDÁRIAS/ESPORTIVAS/RELIGIOSAS (Eletivas): Visitas monitoradas a cidades históricas, museus, teatros, exposições e outras. Participação em jogos, ginástica, dança, atividades no meio líquido e outras. Participação em ações pastorais, retiros espirituais, encontros.


Público Alvo


Adultos que se considerem como pertencentes ao segmento de pessoas da meia ou terceira idade participando do módulo essencial. Nos Cursos de Extensão também poderão participar jovens que se interessem pelos temas.