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Objetivos


São os Ecossistemas Digitais que permitem que os serviços e produtos sejam ofertados aos clientes por meio de vários canais: mídias sociais, market places, lojas virtuais, portais de educação, serviços aos cidadãos, etc. A compreensão dos Ecossistemas Digitais, seus componentes, características e modelos de receita é fundamental para o sucesso das iniciativas dos projetos de Transformação Digital que inúmeras organizações estão empreendendo, algumas nos passos iniciais e outras em estágios mais avançados, reduzindo seus tempos, custos e riscos de implementação. A compreensão adequada destes conceitos é vital para a criação e validação dos requisitos alinhados com as necessidades de negócio e de tecnologia para os projetos de Transformação Digital. O curso irá capacitar os participantes para entender as características dos ecossistemas digitais e de como obter os melhores resultados nos projetos de implementação de Transformação Digital. Serão analisados alguns casos de estudo relevantes para os setores de Saúde, Indústria e Governo, bem como os modelos de receita, faturamento e pagamento disponíveis nestes ecossistemas.


Síntese do Conteúdo Programático


- Influenciadores e Conceituação de Ecossistemas Digitais - Características - Fatores que viabilizam um ED - Características da Arquitetura de Serviços Digitais - Papéis da arquitetura - Habilidades da Plataforma - Diretrizes dos Serviços Digitais - Modelo de Negócio - Tópicos importantes para Requisitos de Serviços Digitais - Classes de requisitos e princípios de TI; - Componentes de um ecossitema digital; - Aspectos Tecnológicos de um ED - Características de um Componente - Gestão de Serviços - Capacidades de Plataforma - Modelos de Receita - Tipos de Planos de Tarifação - Modelos de Pagamento - Estudos de Caso - eHealth - Manufatura sob demanda - Governo Eletrônico (IR, Impostos Federais, Tesouro Direto, Poupa Tempo) - Educação 4.0.


Público Alvo


ex-alunos de áreas de tecnologia e afins (Engenharia, Análise de Sistemas, Computação), Profissionais juniores, plenos e sêniores dos segmentos de tecnologia, desenvolvimento de negócios, vendas técnicas dos vários segmentos de negócio tais como: financeiro, varejo (ecommerce), saúde (ehealth), indústria, serviços, telecomunicações, governo, etc.