Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


IX Seminário da Faculdade de Educação - Educação Básica Brasileira: Contexto e Perspectiva


Inscrições Encerradas

ANAIS DO IX SEMINÁRIO FACULDADE DE EDUCAÇÃO “EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA” contexto e perspectiva (pdf)

 

Apresentação

 

A Faculdade de Educação da PUC-Campinas organiza o seu IX Seminário intitulado “Educação Básica Brasileira: Contexto e Perspectiva”. Esta edição do evento prevê a realização de palestras e mesas redondas, contando com a participação de importantes pesquisadores da área educacional. Além disso, o evento realizará Sessões de Comunicação Oral, de Apresentação de Pôsteres e da Palavra de Professor/a, cujo objetivo é divulgar trabalhos que abordem experiências inovadoras/ bem sucedidas no cotidiano escolar e/ou problematizar desafios das ações docentes.

 

Data: 06, 07 e 08 de outubro de 2014
Local: Auditório D. Gilberto e salas de aula do CCHSA (Campus I)
Horário: das 8h às 11h30; das 14h30 às 17h30 e das 19h30 às 22h30 (consulte a programação)
Público alvo: Alunos, Egressos e Docentes do Curso de Pedagogia, das Licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Docentes da Educação Básica, do Ensino Superior e Pesquisadores da área da Educação.
Realização: Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação/ PUC-Campinas

 

Inscrição com apresentação de trabalho:
de 01 a 22 de setembro de 2014 pelo email: cchsa.seminario2014@puc-campinas.edu.br (inscrições prorrogadas até 29 de setembro)
Inscrição sem apresentação de trabalho:

no site da PUC-Campinas de 01 de setembro a 5 de outubro de 2014.
Regras para a submissão de trabalhos:
Consulte no menu lateral

 

No hall do Auditório Dom Gilberto haverá uma Exposição de Recursos Didáticos, confeccionados pelos estudantes do curso de Pedagogia.

 

Regras para a submissão de Trabalhos

 

Data de envio: de 01 a 22 de setembro de 2014, pelo e-mail: cchsa.seminario2014@puc-campinas.edu.br (inscrições prorrogadas até 29 de setembro)

 

1. COMUNICAÇÃO ORAL

 

O trabalho deve ser articulado à temática do evento: “Educação Básica Brasileira – Contexto e Perspectiva”. Os trabalhos propostos para "comunicação oral" devem ser resultantes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises em fase de finalização. Não serão aceitos trabalhos em fase inicial de projeto de pesquisa.

 

Os certificados de apresentação de trabalhos serão emitidos para os autores dos trabalhos aceitos devidamente inscritos no evento e presentes no momento da apresentação.

 

Dados necessários para apresentação do resumo da comunicação oral:

 

1. O título deve ser claro e conciso (máximo de 12 palavras) em negrito e letras maiúsculas.

2. Indicar na primeira linha após o título, em alinhamento à direita, titulação (pós-doutorando, pós-doutor, doutorando, doutor, mestrando, mestre, graduando, graduado), o(s) nome(s) do(s) autor(es) por extenso, com iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses. Abaixo de cada nome(s) do(s) autor(es) o respectivo endereço eletrônico e indicar na próxima linha a modalidade de apresentação (comunicação oral).

3. Após o nome dos autores, deixar uma linha em branco e, logo em seguida, o resumo, com 300 a 350 palavras, em parágrafo único com alinhamento justificado, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12, sem parágrafo. Configuração da página: margens: superior, inferior, direita e esquerda de 2cm, contendo: introdução (relevância científica e objetivos), método (participantes, informações sobre instrumentos e procedimentos utilizados na coleta dos dados), quando for o caso, resultados (o que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos, etc.)

4. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

5. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

6. Haverá recurso multimídia nas salas e as apresentações poderão feitas em POWER POINT.

 

2. PÔSTERES

 

Os trabalhos, individuais ou em grupo, devem ser articulados à temática do evento: “Educação Básica Brasileira – Contexto e Perspectiva”, e resultantes de pesquisas em andamento, de pesquisas de iniciação científica, de TCCs, de experiências de estágio supervisionado.

 

Dados necessários para a apresentação do resumo de pôsteres:

 

1. O título deve ser claro e conciso (máximo de 12 palavras) em negrito e letras maiúsculas.
2. Indicar na primeira linha após o título, em alinhamento à direita, a titulação (pós-doutorando, pós-doutor, doutorando, doutor, mestrando, mestre, graduando, graduado) e o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, com iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses. Abaixo de cada nome(s) do(s) autor(es) o respectivo endereço eletrônico. Indicar na próxima linha a modalidade de apresentação (pôster).
3. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
4. Após o nome dos autores, deixar uma linha em branco e, logo em seguida, o resumo, com 300 a 350 palavras, em parágrafo único com alinhamento justificado, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12, sem parágrafo. Configuração da página: margens: superior, inferior, direita e esquerda de 2cm, contendo: introdução (relevância científica e objetivos), método (participantes, informações sobre instrumentos e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados parciais ou finais (o que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos, etc.)
5. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.
6. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.
7. As dimensões do pôster devem ser de 90 cm de largura por 120 cm de altura. Deve conter as informações: título do trabalho, autores, seguidos do endereço eletrônico e instituição, introdução/justificativa, objetivos, marco teórico, método, principais resultados e análise, discussão e considerações finais, referências.
8. O participante será responsável por afixar o painel em local determinado pela equipe de organização. As informações necessárias serão disponibilizadas no momento da entrega do material no primeiro dia do seminário.

 

3. PALAVRA DE PROFESSOR/A

 

Os trabalhos devem abordar experiências inovadoras/bem sucedidas no cotidiano escolar e/ou problematizar desafios das ações docentes. Trabalhos aprovados serão agrupados por temas, e apresentados em sessões coordenadas.

 

Haverá recurso multimídia nas salas e as apresentações poderão ser feitas em POWER POINT.

 

1. O título deve ser claro e conciso (máximo de 12 palavras) em negrito e letras maiúsculas.
2. Indicar na primeira linha após o título, em alinhamento à direita, titulação (pós-doutorando, pós-doutor, doutorando, doutor, mestrando, mestre, graduando, graduado), o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, com iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses. Abaixo de cada nome(s) do(s) autor(es) o respectivo endereço eletrônico. Indicar na próxima linha a modalidade de apresentação (palavra de professor/a).
3. Após o nome dos autores, deixar uma linha em branco e, logo em seguida, o resumo, com 300 a 350 palavras, em parágrafo único com alinhamento justificado, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12, sem parágrafo. Configuração da página: margens: superior, inferior, direita e esquerda de 2cm, contendo: introdução, descrição da experiência e reflexões críticas sobre o trabalho realizado.
4. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

 

IMPORTANTE:

- Os certificados de apresentação de trabalhos serão emitidos para os autores dos trabalhos aceitos, devidamente inscritos no evento e presentes no momento da apresentação.
- A data limite para envio dos resumos dos trabalhos é 22 de setembro de 2014.
- Serão aceitos até três trabalhos por participante, sendo 1 como primeiro autor.

 

PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO: os resumos simples aprovados para apresentação serão publicados nos Anais do IX Seminário da Faculdade de Educação “EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: CONTEXTO E PERSPECTIVA”. Publicado em Mídia Eletrônica, ISSN 1984-2015.

Os autores também poderão ter publicados os textos completos, desde que os enviem até o prazo máximo de 29 de setembro de 2014, respeitando as regras abaixo apresentadas.

 

Orientações para a apresentação do texto completo:

 

O texto deverá ter entre oito a doze páginas (no caso de Comunicação Oral) ou entre três a cinco páginas (no caso das sessões de Pôster e Palavra de Professor/a), em folha A4, digitado em Word for Windows (versão 97/2010). Siga as orientações abaixo:

 

- Fonte Times New Roman, Estilo Normal, Tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas: 1,5;
- Alinhamento: Justificado;
- Configuração da página: Margem Superior, Inferior, Direita e Esquerda: 2,0 cm;
- O título do trabalho deverá ser digitado em letra maiúscula (caixa alta), e em negrito;
- Além do título, deverão ser indicados o(s) nome(s) do(s) autor(es), a instituição de origem, seguido do endereço eletrônico de cada autor, o eixo temático ao qual o trabalho está vinculado e, se for o caso, a agência financiadora (alinhamento à direita);
- As citações e as referências deverão obedecer às normas da ABNT (última versão);
- O texto não deverá apresentar notas de rodapé. As notas deverão ser indicadas no final do trabalho;
- Não numerar as páginas;
- Deverá ser enviado o resumo juntamente com o texto completo.

 

Programação

 

Público alvo: Alunos, Egressos e Docentes do Curso de Pedagogia, das Licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Docentes da Educação Básica, do Ensino Superior e Pesquisadores da área da Educação.

 

Dia: 06/10 (segunda-feira)

Tarde

14h30 às 17h30 – Sessão de Comunicação Oral (Complexo CCHSA)

Noite

18h às 19h – Credenciamento

19h30 – Abertura: Direção do CCHSA, Direção da FAEDUC e Apresentação cultural

20h às 22h30 – Palestra

“A Educação Básica Brasileira no século XXI”

Palestrante: Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz (UFMG)

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Bueno Megid (PUC-Campinas)

Local: Auditório D. Gilberto

Dia 07/10 (Terça-feira)

Manhã

8h às 11h30 – Mesa Redonda

“Letramento em Língua Materna e em Matemática: ações pedagógicas e políticas públicas”

Expositores:

Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Guedes (UNICAMP)

Prof.ª Dr.ª Regina Célia Grando (USF)

Prof. Dr. Claudemir Belintane (USP)

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Elvira Cristina Martins Tassoni

Local: Auditório D. Gilberto

Tarde

14h30 às 17h30 – Sessão de Apresentação de Pôsteres (Complexo CCHSA)

Noite

19h30 às 22h30 – Mesa redonda

“Gestão Escolar: o papel da Coordenação Pedagógica”

Expositoras:

Prof.ª Dr.ª Renata Cristina O. Barrichelo Cunha (UNIMEP)

Prof.ª Dr.ª Eliete Aparecida de Godoy (PUC-Campinas)

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Mônica Piccione Gomes Rios (PUC-Campinas)

08/10 (quarta-feira)

Manhã

8h às 11h30 – Mesa redonda

Psicologia Histórico-Cultural e Educação

Expositores:

Prof.ª Dr.ª Vera Lucia Trevisan de Souza (PUC-Campinas)
Prof.ª Dr.ª Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha (PUC-Campinas)
Coordenadora: Prof.ª Me. Fernanda Furtado Camargo

Tarde

14h30 às 17h30Palavra de Professora (Complexo CCHSA)

Noite

19h30 às 22h30 – Mesa Redonda

Indisciplina e Resolução de Conflitos na Escola

Expositores:

Prof.ª Dr.ª Telma Pileggi Vinha (UNICAMP)

Prof. Dr. Joe de Assis Garcia (Universidade de Tuiuti - Paraná)

Coordenadora: Jussara Cristina Barbosa Tortella (PUC-Campinas)

 

No hall do Auditório Dom Gilberto haverá uma Exposição de Recursos Didáticos, confeccionados pelos estudantes do curso de Pedagogia.

 

 

Comissão organizadora

 

Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora B. A. Megid – Coordenação
Prof.ª Me. Fernanda Furtado Camargo – Coordenação
Prof.ª Dr.ª Ana Paula Fraga Bolfe
Prof.ª Dr.ª Eliete Aparecida de Godoy
Prof.ª Dr.ª Jussara Cristina Barboza Tortella
Prof.ª Me. Silvana Perottino
Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia de Carvalho Machado

 

Palavra do Professor - Clique a faça o download (.DOC)

Comunicação Oral - Clique a faça o download (.DOC)

Pôster - Clique a faça o download (.DOC)

 

Palavra do Professor - Clique a faça o download (.DOC)

Comunicação Oral - Clique a faça o download (.DOC)

Pôster - Clique a faça o download (.DOC)

IX Seminário da Faculdade de Educação - Educação Básica Brasileira: Contexto e Perspectiva

  • Período
  • De 06 a 08 outubro
  • Local
  • Consulte a programação
  • Público alvo
  • Consulte a programação