7º Encontro Anual de Extensão Universitária

Inscrições Encerradas

A Extensão desenvolvida na PUC-Campinas como uma das três atividades principais que a constituem como Universidade oportuniza o compartilhamento de conhecimentos e competências - construídos pelas dimensões formativas de Ensino e Pesquisa - com a sociedade. Esta, por sua vez, alimenta com novos questionamentos e demandas o dinamismo inerente a essa troca de saberes. Desse processo fértil e instigante nascem parcerias enriquecedoras que contribuem para qualificar a formação profissional do alunado e a geração de novos conhecimentos na Universidade, assim como para encontrar soluções aos problemas contemporâneos vivenciados pela sociedade. Grupos sociais organizados inseridos na Região Metropolitana de Campinas, de natureza pública ou privada, representam o público-alvo preferencial dos projetos de Extensão. A possibilidade de submeter à prova os temas discutidos em salas de aula enriquece o processo de formação dos alunos, não apenas no plano profissional, mas, sobretudo, no que diz respeito aos valores que sustentam a formação de cidadãos comprometidos com a realidade.

No biênio 2016/2017, 31 projetos de extensão estão sendo realizados por professores e alunos da PUC-Campinas abrangendo todas as grandes áreas do conhecimento. Como responsável por um Plano de Trabalho de Extensão, o professor dedica 20 horas semanais e estas atividades. Os 36 alunos bolsistas de extensão, por sua vez, dedicam 24 horas semanais às atividades de seus respectivos projetos. Atualmente, a Universidade mantém parceria com cerca de 48 entidades sediadas na região metropolitana de Campinas que prestam serviços diretamente a aproximadamente dezessete mil pessoas e, indiretamente, a mais de um milhão.

A conjugação entre o compromisso institucional de estimular e fomentar a realização de projetos de extensão e a relação dialógica de professores e alunos com as entidades tem se revelado eficiente e criativa. Pelo segundo ano consecutivo (2015/2016), a PUC-Campinas foi, dentre as instituições comunitárias de ensino superior, aquela com maior número de projetos e recursos aprovados pelo Ministério da Educação.

O 7º. Encontro de Anual de Extensão Universitária da PUC-Campinas disponibilizará contexto institucional apropriado para que 36 alunos bolsistas de Extensão e 80 alunos voluntários possam apresentar o desenvolvimento de seus Planos de Trabalho de Extensão ao longo do ano letivo de 2017 e os principais resultados alcançados até o momento. Neste ano, mais uma vez, as sessões de Comunicação Oral contarão com a presença de avaliadores externos, isto é, docentes convidados, provenientes de outras Universidades, que contribuirão com sua experiência para aperfeiçoar as atividades de extensão desenvolvidas na PUC-Campinas. A sétima edição do Encontro de Anual de Extensão Universitária traz também uma novidade em relação aos anos anteriores. Pela primeira vez, haverá uma sessão de comunicação oral dedicada aos estudantes que participam dos grupos de aprendizagem do Programa de Educação Tutorial (PET).

Prof. Dr. André Pires
Coordenador Geral de Projetos de Extensão da PUC-Campinas