6º Encontro Anual de Extensão Universitária
Inscrições Encerradas
Palestrante
Profa. Dra. Henriette Tognetti Penha Morato
Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo - USP
Graduou-se em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP/SP, é Mestre em Psicologia Educacional e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma Universidade. É Livre Docente pela Universidade de São Paulo, tendo realizado estágio pós doutoral na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, e desenvolveu pesquisa na Universidade de Firenze. Publicou 26 artigos em periódicos especializados e 59 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 97 itens de produção técnica. Participou de 29 eventos no Brasil. Orientou 29 dissertações de mestrado e co-orientou 7. Orientou 9 teses de doutorado, além de 10 trabalhos de iniciação científica nas áreas de psicologia, saúde coletiva e educação. Recebeu 11 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de psicologia, com ênfase em psicologia do desenvolvimento humano. Em suas atividades profissionais interagiu com 198 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: psicologia clínica, atenção psicológica, plantão psicológico, aprendizagem significativa, aconselhamento psicológico, fenomenologia existencial, experiência, desenvolvimento humano, formação do psicólogo e prática psicológica em instituições. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É membro do GT ANPEPP: Práticas psicológicas em Instituições e líder do Grupo de Pesquisa no Diretório CNPq Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação. Bolsa CNPq: PQ-2 - Vigência: 2011 a 2014; 2014 a 2017.
Programação
Sessões de Comunicação Oral dos Alunos Bolsistas de Extensão - Planos de Trabalho 2016
19 de setembro de 2016, das 14:00h às 17:00h
Local: Sala 201, Prédio Novo Edifício CCHSA, Campus I
Coordenadora da Sessão: Profa. Dra. Rita Maria Manjaterra Khater – Faculdade de Psicologia – PUC-Campinas
Avaliadora: Profa. Dra. Andreia Osti – Departamento de Educação – Universidade Estadual Paulista - UNESP
Horário |
Orientador(a) |
Aluno(a) |
Título do Plano de Trabalho do(a) Aluno(a) |
|
1 |
14:00 |
Geraldo Sabino Ricardo Filho |
Elisa Pereira Ramalho |
Inventário do Patrimônio Cultural da EMEF Clotilde Barraquet Von Zuben: subsídios e ações nas oficinas de extensão |
2 |
14:15 |
Duílio Fabbri Junior |
Minéya Gimenes Fantim |
Reflexões críticas sobre o audiovisual no processo de educomunicação: os elementos e a linguagem audiovisual |
3 |
14:30 |
Ana Cláudia Mendes de Seixas |
Beatriz Martins dos Santos |
Material Informativo sobre a Educação Ambiental |
4 |
14:45 |
Ana Cláudia Mendes de Seixas |
Giovanna Ramos Maccari |
Material Informativo sobre a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos |
5 |
15:00 |
Fabio Augusto Morales Soares |
Ana Paula de Souza Freitas |
Objetos sagrados e ritual religioso em Campinas |
6 |
15:15 |
Fabio Augusto Morales Soares |
Lúcio Manoel Bonfanti Arantes |
Arquitetura religiosa e patrimônio cultural em Campinas |
7 |
15:30 |
Vitor Barletta Machado |
Aline de Cássia Cappelozzi |
O cenário religioso na região de Campinas: Fé em disputa |
8 |
15:45 |
Vitor Barletta Machado |
Luiz Gustavo da Silva Córdoba |
Intolerância religiosa e violência na realidade social contemporânea. |
9 |
16:00 |
Rita Maria Manjaterra Khater |
Pamela Marques de Oliveira |
Extensão como produção de conhecimento. |
10 |
16:15 |
Rita Maria Manjaterra Khater |
Rômulo Lopes da Silva |
Contribuição para a formação do professor de educação infantil: diálogo entre teoria e práxis educacional |
11 |
16:30 |
Fernando Luís do Nascimento |
Thiago Henrique Pontes |
Construindo reconhecimento mútuo com a troca de narrativas pessoais |
19 de setembro de 2016, das 14:00h às 17:00h
Local: Sala 202, Prédio Novo Edifício CCHSA, Campus I
Coordenador da Sessão: Prof. Me. Roberto Silva Junior – Faculdade de Educação Física – PUC-Campinas
Avaliador: Prof. Dr. Edison Duarte – Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada - Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Horário |
Orientador(a) |
Aluno(a) |
Título do Plano de Trabalho do(a) Aluno(a) |
|
1 |
14:00 |
José Gonzaga Teixeira de Camargo |
Ariane Caetano Hardy |
Prevenção de acidentes de trânsito: fatores determinantes. |
2 |
14:15 |
José Gonzaga Teixeira de Camargo |
Arielle Ribeiro Golin |
Avaliação do aprendizado das ações de prevenção de acidentes de trânsito junto a professores, pais e alunos de escolas públicas da Região Noroeste de Campinas. |
3 |
14:30 |
José Francisco Kerr Saraiva |
Marília Taily Soliani |
Prevenção de Fatores de Risco Para Doença Cardiovascular e Noções de Primeiro Atendimento à Parada Cardíaca em Alunos das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio do Município de Campinas |
4 |
14:45 |
José Francisco Kerr Saraiva |
Tais Rigotto Rahme Costa |
Prevenção de Risco Cardiovascular na Infância e Adolescência a partir da Orientação de Hábitos de Vida Saudáveis aos alunos das Escolas Estaduais do Município de Campinas. |
5 |
15:00 |
Joaquim Simões Neto |
Jacqueline Vendramini Rosse |
Ações de educação em saúde para precauções e cuidados básicos em situações de urgência e emergência, voltadas para pais, alunos e professores de escolas públicas. |
6 |
15:15 |
Maria Valéria Correa e Castro Campomori |
Gustavo Martignago |
Educação permanente dos profissionais da atenção primária em saúde para detecção precoce de alterações neuromotoras infantis. |
7 |
15:30 |
Silvia Ricci Tonelli |
Renata Cristina Aguiar Longo |
Direitos reprodutivos, sexuais e o empoderamento das mulheres. |
8 |
15:45 |
Silvia Ricci Tonelli |
Rosangela Ferreira |
Violência doméstica: uma questão cidadã na vida das mulheres |
9 |
16:00 |
Carmen Elisa V. Tapia |
Priscila de Campos Tibúrcio |
Adolescente obeso: um desafio na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis |
10 |
16:15 |
Roberto Silva Junior |
Janaina Alves da Hora |
Oficinas de Habilidades Motoras Fundamentais para Crianças com Deficiência |
11 |
16:30 |
Roberto Silva Junior |
Sara Cristina de Souza |
Oficinas de esportes individuais para pessoas com deficiência |
19 de setembro de 2016, das 14:00h às 17:00h
Local: Sala 203, Prédio Novo Edifício CCHSA, Campus I
Coordenador da Sessão: Prof. Me. Fabiano Ormaneze – Faculdade de Jornalismo – PUC-Campinas
Avaliadora: Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito - Núcleo de Estudos Lusófonos do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE
Horário |
Orientador(a) |
Aluno(a) |
Título do Plano de Trabalho do(a) Aluno(a) |
|
1 |
14:00 |
Joana de São Pedro |
Carolina Gomes da Costa |
A formação do professor e as Tertúlias Dialógicas Culturais |
2 |
14:15 |
Joana de São Pedro |
Carlos Cesar da Silva |
Contribuições do olhar da Tradução para as Tertúlias Dialógicas Culturais |
3 |
14:30 |
Cecília Helena Toledo Vieira |
Jade Gonçalves Castilho Leite |
Auxílio às oficinas de capacitação em comunicação e produção de minidocumentários |
4 |
14:45 |
Vera Lúcia dos Santos Plácido |
Letícia Caroline de Oliveira |
A cartografia social através das lideranças comunitárias: percepções do território |
5 |
15:00 |
Vera Lúcia dos Santos Plácido |
Maurício Corégio da Silva |
Territórios vividos: a cartografia social como direito à cidade. |
6 |
15:15 |
Fabiano Ormaneze |
Marina Soares Ortiz Gomes |
Do estigma à estima: atividades de divulgação e replicação das ações com o público-alvo |
7 |
15:30 |
Fabiano Ormaneze |
Thaís de Oliveira Penteado |
Produção audiovisual: levantamento de ferramentas gratuitas e elaboração de materiais informativos |
8 |
15:45 |
Eulália Maria Aparecida Escobar |
Jéssica Felizardo Pissolato |
Como conversar com crianças e adolescentes sobre o envelhecimento das pessoas. |
9 |
16:00 |
Eulália Maria Aparecida Escobar |
Simone do Nascimento Moreira |
Discutindo o envelhecimento com crianças e adolescentes das unidades do PROGEN: preparo e organização dos encontros. |
10 |
16:15 |
Estela Farsoni |
Clélia Eugênia Dandolo Reis de Menezes Silva |
A extensão do ensino jurídico no plano popular: existência efetiva de um direito emancipatório |
11 |
16:30 |
Estela Farsoni |
Gabriela Lobrigate Lupinetti |
Emancipação, autonomia e empoderamento das vítimas de lesões a direitos humanos |
19 de setembro de 2016, das 14:00h às 17:00h
Local: Sala 204, Prédio Novo Edifício CCHSA, Campus I
Coordenador da Sessão: Prof. Dr. Aparecido Fujimoto – Faculdade de Engenharia Civil – PUC-Campinas
Avaliadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Diniz Ehrhardt – Assessora da Pró-Reitoria de Extensão – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Horário |
Orientador(a) |
Aluno(a) |
Título do Plano de Trabalho do(a) Aluno(a) |
|
1 |
14:00 |
Alex Itiro Shimabukuro |
Giovanni dos Santos Bufalari |
O uso dos jogos matemáticos de tabuleiro potencialização do raciocínio lógico-matemático |
2 |
14:15 |
Alex Itiro Shimabukuro |
Vitor Hugo Novais Veloso |
O uso de recursos digitais na promoção da cultura de jogos matemáticos |
3 |
14:30 |
Amilton da Costa Lamas |
Anderson Gomes Domingues |
Ferramentas Aperfeiçoadas para Desenvolvimento de Deficientes Visuais. |
4 |
14:45 |
Aparecido Fujimoto |
Camila Marcocci |
A Construção Sustentável Econômica e Materiais com Isolamento Térmico/Acústico. Uso e Reuso de Materiais Alternativos. |
5 |
15:00 |
Aparecido Fujimoto |
Emily da Matta Navarro |
Desenvolvimento de Projetos Convencionais e uso de manual/cartilhas para a construção sustentável de residências de baixa renda. |
6 |
15:15 |
Francisco de Salles Cintra Gomes |
Isabella Maria Navarro Beneveni Campos |
Energias Renováveis, poluição e a produção de calor. |
7 |
15:30 |
Francisco de Salles Cintra Gomes |
Guilherme Donato Lopes |
Construção Sustentável diante das Energias Renováveis. |
8 |
15:45 |
Fábio Boretti Netto de Araújo |
Helder Ferrari |
Projeto Capivari Mirim: levantamento / diagnóstico [dados territoriais/ambientais e sistemas urbanos] |
9 |
16:00 |
Fábio Boretti Netto de Araújo |
Letícia Taverna Papa |
Projeto Capivari Mirim: levantamento / diagnóstico [Fatores Antrópicos – caracterização da população e demandas sociais.] |
10 |
16:15 |
Luís Alexandre Amaral Pereira Pinto |
Beatriz Barbutti Gonçalves |
Olaria Ecológica: utilização de alvenaria de solo cimento na Habitação de Interesse Social |
11 |
16:30 |
Luís Alexandre Amaral Pereira Pinto |
Murilo Negri Cecolin |
Banco de tipologias de habitação de interesse social: ampliação, sistematização e consolidação. |
19 de setembro de 2016, das 14:00h às 17:00h
Local: Sala 205, Prédio Novo Edifício CCHSA, Campus I
Coordenadora da Sessão: Profa. Me. Beatriz Helena Bueno Brandão – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – PUC-Campinas
Avaliadora: Profa. Dra. Márcia Aparecida Lima Vieira - Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Horário |
Orientador(a) |
Aluno(a) |
Título do Plano de Trabalho do(a) Aluno(a) |
|
1 |
14:00 |
Eliane Navarro Rosandiski |
Bruno de Oliveira |
Relato dos desafios enfrentados para apropriação da metodologia de incubagem |
2 |
14:15 |
Eliane Navarro Rosandiski |
Giovana Raquel Alves Nogueira |
Proposta de Dinâmicas para apropriação da metodologia de incubagem |
3 |
14:30 |
José Henrique Spécie |
Carolina Reis Theodoro da Silva |
Oficinas de Direitos – desenvolvendo a cidadania |
4 |
14:45 |
Pedro de Miranda Costa |
Natalia Barbosa da Silva |
Oportunidades de melhoria nos processos de “Organização e Controle”, pela atuação em redes por cooperativas populares de separação de materiais |
5 |
15:00 |
Pedro de Miranda Costa |
Renata Rodrigues Xavier |
Processos de vendas compartilhadas em rede de cooperativas de material Reciclável: Indicadores e oportunidades de melhoria |
6 |
15:15 |
Cristiane Feltre |
Gabriella Innocencio Borges |
Organização das oficinas sobre Planos Decenais |
7 |
15:30 |
Cristiane Feltre |
Mariana Garcia Rodrigues da Silva |
Elaboração de indicadores com uso de softwares nas oficinas |
8 |
15:45 |
Beatriz Helena Bueno Brandão |
Amanda Queirantes da Silva |
Projetos Urbanos Inclusivos: bases técnicas para desenvolvimento de estudos de acessibilidade em áreas verdes |
9 |
16:00 |
Beatriz Helena Bueno Brandão |
Maria Cláudia Contessotto da Silva |
Projetos Urbanos Inclusivos: informações e diretrizes preliminares para acessibilidade em áreas verdes |
10 |
16:15 |
Rita de Cassia Lunardi |
Carolina Jansen Gandara Mendes |
Comunicação Interna: atividades de Relações Públicas para a Rede RECICLAMP |
11 |
16:30 |
Marcelo José Della Mura Jannini |
Gabriela Adegas Pinheiro |
Confecção de material didático a ser utilizado em multimídia durante as oficinas |
19 de setembro de 2016, das 14:00h às 17:00h
Local: Sala 301, Prédio Novo Edifício CCHSA, Campus I
Coordenadora da Sessão: Profa. Dra. Tatiana Slonczewski – Faculdade de Psicologia
Avaliadora: Profa. Dra. Henriette Tognetti Penha Morato – Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo - USP
Horário |
Orientador(a) |
Aluno(a) |
Título do Plano de Trabalho do(a) Aluno(a) |
|
1 |
14:00 |
Jeanete Liaschi Martins de Sá |
Giovana Giarola |
Colaboração na elaboração conjunta do Caderno com propostas de ações de capacitação sociogerontológica com efeito multiplicador - participação de representantes dos Conselhos Municipais do Idoso e Profissionais dos CRAS da RMC. |
2 |
14:15 |
Jeanete Liaschi Martins de Sá |
Lais de Fátima de Godoy |
Colaboração na elaboração conjunta do Manual de Capacitação para ações Sociogerontológicas na Região Metropolitana de Campinas com representantes dos Conselhos Municipais do Idoso e Profissionais dos CRAS. |
3 |
14:30 |
Cristiane Maretti Marangoni Valli |
Antônio Richard Carias |
Conhece-te a ti mesmo: o transtorno mental e a busca da autonomia. |
4 |
14:45 |
Cristiane Maretti Marangoni Valli |
Flor de Lís Carlos Garcia |
A rede de saúde mental, a legislação e a participação na gestão da saúde em um Caps III. |
5 |
15:00 |
Vagner Roberto Bergamo |
Mariana Rosa Brandão |
Esportes Unificados Paralímpicos para Escolares com Deficiências Intelectuais - basquetebol e bocha |
6 |
15:15 |
Vagner Roberto Bergamo |
Wendel Vila Real |
Esportes Unificados Paralímpicos para Escolares com Deficiências Físicas – voleibol sentado e atletismo |
7 |
15:30 |
Monica Gobitta |
Tatiane Stephan Rocchetti Luz |
Adolescência e arte: trabalhando com mulheres jovens na escola. |
8 |
15:45 |
Stela Cristina de Godoi |
Cristina Santos da Silva |
Mulheres en-cena: arte-educação e empoderamento feminino |
9 |
16:00 |
Tatiana Slonczewski |
Eberson dos Santos Andrade |
Cuidado centrado na pessoa: apoiando a equipe técnica assistencial da Clínica-Escola de Psicologia da PUC-Campinas na proposição de ações de intervenção. |
19 de setembro de 2016, das 14:00h às 17:00h
Local: Sala 302, Prédio Novo Edifício CCHSA, Campus I
Coordenadora da Sessão: Profa. Dra. Luciane Kern Junqueira – Faculdade de Biologia – PUC-Campinas
Avaliador: Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza – Faculdade de Jornalismo – PUC-Campinas
Horário |
Orientador(a) |
Aluno(a) |
Título do Plano de Trabalho do(a) Aluno(a) |
|
1 |
14:00 |
Gisele Mara Silva Gonçalves |
Jennifer Freire Prates |
Perfil das instituições de repouso e interação com idosos: visitas técnicas |
2 |
14:15 |
Gisele Mara Silva Gonçalves |
Pamella Cristina Belli da Silva |
Atividades lúdicas com idosos em sala de espera: exercendo a memória |
3 |
14:30 |
Luiz Augusto Maia Costa |
Danilo Pena Maia |
Parque Linear da Lagoa de Campinas - SP |
4 |
14:45 |
Luciane Kern Junqueira |
Victor de Haidar Bertozzo |
A problemática da dengue em Campinas: o processo de conscientização através da informação |
5 |
15:00 |
Luciane Kern Junqueira |
Julia Peres Ramalho |
BioCarinho: brincando com as Crianças do Hospital Celso Pierro |
6 |
15:15 |
Luciane Kern Junqueira |
Gustavo de Oliveira Alves |
Viveiro de Mudas: vamos Reflorestar? |
Apresentação
“A participação em atividades de extensão me capacitou a ter um entendimento mais aprofundado de como as demandas surgem, quais os limites éticos e políticos de atuação junto à sociedade e o que significa ser um profissional que atua muito além da sala de aula” (Depoimento de um aluno bolsista de extensão da PUC-Campinas)
A Extensão desenvolvida na PUC-Campinas como uma das três atividades principais que a constituem enquanto universidade oportuniza o compartilhamento de conhecimentos e competências - construídos pelas dimensões formativas de Ensino e Pesquisa - com a sociedade. Esta, por sua vez, alimenta com novos questionamentos e demandas o dinamismo inerente a essa troca de saberes. Desse processo fértil e instigante nascem parcerias enriquecedoras que contribuem para qualificar a formação profissional e a geração de novos conhecimentos na Universidade, assim como a solução de problemas contemporâneos na sociedade. Grupos sociais organizados localizados na Região Metropolitana de Campinas, de natureza pública ou privada, representam o público-alvo preferencial dos projetos de Extensão. A possibilidade de submeter à prova os temas discutidos em salas de aula enriquece o processo de formação dos alunos, não apenas no plano profissional, mas, sobretudo, no humano como evidencia o depoimento reproduzido acima.
No biênio 2016/2017, 41 projetos de extensão estão sendo realizados por professores e alunos da Universidade abrangendo todas as grandes áreas de conhecimento. Como coordenador de um projeto, o professor dedica 20 horas semanais. Os 64 alunos bolsistas de extensão, por sua vez, dedicam 24 horas semanais a seus respectivos projetos. As atividades de extensão contam com a parceria de 56 entidades e atingem diretamente aproximadamente dezessete mil pessoas e indiretamente mais de um milhão.
A conjugação entre o compromisso institucional de estimular e fomentar a realização de projetos de extensão e a relação dialógica de professores e alunos com as entidades tem se revelado eficiente e criativa. Pelo segundo ano consecutivo (2015/2016), a PUC-Campinas foi, dentre as instituições comunitárias de ensino superior, aquela com maior número de projetos e recursos aprovados pelo Ministério da Educação.
O 6º Encontro de Anual de Extensão Universitária da PUC-Campinas disponibilizará contexto institucional apropriado para que os 64 alunos bolsistas de Extensão possam apresentar oralmente o desenvolvimento de seus Planos de Trabalho e os principais resultados alcançados até o momento. Neste ano, mais uma vez, as sessões de Comunicação Oral contarão com a presença de avaliadores externos, isto é, docentes convidados, provenientes de outras Universidades, que contribuirão com sua experiência para aperfeiçoar as atividades de extensão desenvolvidas na PUC-Campinas. A sexta edição do Encontro de Anual de Extensão Universitária traz também uma novidade em relação aos anos anteriores. Pela primeira vez, haverá uma sessão de comunicação oral dedicada aos estudantes que participam dos grupos de aprendizagem do Programa de Educação Tutorial (PET).
Prof. Dr. André Pires
Coordenador Geral de Projetos de Extensão da PUC-Campinas
Profa. Dra. Vera Engler Cury
Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas
6º Encontro Anual de Extensão Universitária
- Período
- Dia 19 de setembro de 2016
- Local
- Auditório Novo Prédio CCHSA, Campus I
- Público alvo
- Alunos, professores, funcionários e público externo