Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Evento on-line aborda implicações da pandemia na preparação de atletas olímpicos

Aberta ao público, atividade terá a presença de ex-atletas e treinadores esportivos. Live marca 50 anos da Faculdade de Educação Física e 80 anos da PUC-Campinas

Impactada pelos desdobramentos da covid-19, a Olimpíada de Tóquio, prevista para ocorrer em 2020, foi adiada para julho deste ano. Às vésperas dos jogos, ex-atletas e treinadores esportivos discutem, em live organizada pela PUC-Campinas, as implicações da pandemia na preparação dos atletas. A atividade, que marca os 50 anos da Faculdade de Educação Física e os 80 anos da Universidade, ocorre nos dia 26 de maio, às 8h30, pela plataforma Teams. A exibição é gratuita e aberta ao público, que pode acessar à live clicando aqui.

O encontro, que tem presença confirmada da ex-atleta Maria Angélica Gonçalves da Silva, irmã da lendária ex-jogadora de basquete “Magic Paula”, e dos treinadores esportivos que compõem a Comissão Técnica de Seleções Brasileiras Dr. Hermes Balbino e Ricardo D’Angelo, explora os aspectos envolvidos no Ciclo Olímpico, período de preparação que antecede os Jogos Olímpicos. O propósito é entender quais foram os reflexos da pandemia no preparo psicológico, nutricional e físico dos atletas.

De acordo com o Prof. Dr. István de Abreu Dobránszky, diretor da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, os desafios impostos ao planejamento de preparadores físicos, nutricionistas, técnicos, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e tantos outros especialistas atuantes no processo de preparação de atletas, tornam o bate-papo relevante aos atuais e futuros profissionais dessas áreas. Além disso, é chance para os fãs de esporte conhecerem os bastidores dos Jogos.

“Durante o ciclo olímpico, muitas coisas podem acontecer: lesões, doenças e enfrentamento de oscilações psicológicas, físicas e técnicas. A preparação é uma arte prazerosa, difícil e demanda resiliência. A pandemia trouxe um novo ingrediente com consequências significativas na vida de vários atores do esporte. A última vez que um evento desta magnitude foi cancelado aconteceu na Segunda Guerra Mundial. A situação abre margem para muitas discussões”, avalia o docente.

Outras questões que devem ser abordadas na live envolvem o cotidiano dos atletas no cenário de isolamento social, que impediu a utilização de centros olímpicos e o encontro dos esportistas para evitar a propagação da doença. A finalidade é compreender como ocorreu o planejamento e a periodização dos treinamentos neste contexto. “Houve perda de força, de flexibilidade? Esse tempo extra foi positivo, de alguma forma, para o refinamento técnico? E os atletas acometidos pelo vírus, será que as sequelas podem comprometer o nível de desempenho? São variáveis que precisam ser entendidas”, complementa István.

“Esse evento também vai colaborar na discussão de como fazer diferentes ajustes em ciclos de preparações para os atletas. Esperamos, a partir das atividades, contribuir para o conhecimento de atletas, estudantes e tantos outros profissionais”, reforça o Prof. Dr. Charles Ricardo Lopes, docente da Faculdade de Educação Física e mediador das mesas-redondas, que já atuou como preparador físico da Seleção Brasileira de basquete feminino na categoria juvenil e, ainda, como fisiologista do nadador César Cielo Filho.

Serviço:

“Encontro Olímpico – Ciclo Olímpico Tóquio 2021”

Dias: 26 de maio

Horário: 8h30

Local: Microsoft Teams

Participação: gratuita e aberta ao público (clique para acessar à live)



Vinícius Purgato
23 de maio de 2021