Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Evento debate saúde integral e inclusiva com foco em idosos e população negra

Encontro realizado no Campus II celebrou o papel essencial do SUS e promoveu a formação crítica de estudantes e o diálogo com a comunidade sobre equidade e saúde integral

A PUC-Campinas promoveu, no dia 11 de novembro, no Campus II, o evento “SUS 35 anos: saberes e práticas para uma saúde integral e inclusiva”. Organizado pelo Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade da Universidade, em parceria com o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB), o encontro teve como propósito promover reflexões e práticas interdisciplinares sobre a saúde da pessoa idosa e da população negra.

De acordo com a responsável pelo Vitalità, Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, o evento buscou valorizar a diversidade, equidade e os direitos à saúde, além de fortalecer a formação crítica, humanizada, anti-idadista e antirracista dos estudantes da área da saúde, integrando a universidade e a sociedade.

“É essencial evidenciar a contribuição do SUS para a saúde da população idosa e da população negra, dois grupos historicamente invisibilizados. O sistema tem ampliado a expectativa de vida e o acesso à atenção básica, mas ainda há muito a avançar no cuidado integral dessas pessoas. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham contato com essas pautas durante a formação, compreendendo seu papel no SUS e a importância de reconhecer e atender às necessidades específicas desses grupos”, explicou Mariana Reis.

A iniciativa reforça a importância do SUS como um direito de todos e um dever do Estado, destacando seu papel essencial no cuidado integral e na necessidade de combater o racismo estrutural e o idadismo na saúde.

O cuidado integral da população também foi tema de uma palestra ministrada por Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, Coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso da Prefeitura de Campinas. Com a temática “Caminhos para o cuidado integral da população no SUS”, a apresentação destacou perspectivas e estratégias para fortalecer a atenção integral no sistema público de saúde.

Interdisciplinaridade em Ação

Um dos destaques do evento foi a atuação conjunta das diversas faculdades da Escola de Ciências da Vida (ECV); alunos da Iniciação Científica das professoras Dra. Carla Enes Gomes (PPG em Ciências da Saúde) e Dra. Mariana Reis Santimaria; e do Projeto de Extensão “Prevenção ao Trauma” liderado pelo Professor Joaquim Simões Neto, que fortaleceu as ações interdisciplinares e interprofissionais voltadas ao cuidado integral no SUS. A colaboração em rede evidenciou, na prática, a força do trabalho articulado entre diferentes áreas da saúde e mostrou como o sistema público se mantém comprometido em garantir acesso universal, equânime e integral a todos os brasileiros.

“A integração entre os cursos da ECV permitiu aos alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido em projetos integradores e demais componentes curriculares, em contato com a comunidade, experienciando diferentes realidades, e isso é muito importante para a formação deles”, finalizou Mariana Reis.



Carlos Giacomeli
27 de novembro de 2025