Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes de Jornalismo são finalistas do Prêmio FEAC

Dos três classificados na categoria Universidade, dois são da Faculdade de Jornalismo

A PUC-Campinas está entre os finalistas da 25ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo, que celebra o jubileu de prata da iniciativa. Dos três classificados na categoria Universidade, dois são da Faculdade de Jornalismo: Lucas Oliveira Tamari, líder do minidocumentário “Raízes do Bairro”, orientado pelo Prof. Dr. Rogério Bazi, e Gustavo Tintori, líder da série documental “Cultura Periférica”, orientado pela Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez.

Com o tema “Desenvolvimento Territorial – Integrando Esforços para Alavancar Transformações Duradouras”, o prêmio reconhece reportagens e conteúdos que evidenciam como ações articuladas entre comunidades, poder público e organizações podem promover transformações sociais duradouras na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

No minidocumentário “Raízes do Bairro”, o grupo retratou as ações de revitalização de uma praça no Jardim São Marcos, realizadas com o apoio da FEAC e em parceria com a comunidade local. Já a série documental “Cultura Periférica” apresentou o circuito da cultura periférica em Campinas e evidenciou como esses movimentos impactam os territórios, criam oportunidades e fortalecem a produção artística nas periferias.

Segundo a Diretora da Faculdade de Jornalismo, Profa. Dra. Karla Caldas Ehrenberg, a classificação dos dois grupos reforça a qualidade da formação oferecida e o comprometimento dos estudantes.

“A presença dos nossos estudantes entre os finalistas demonstra o quanto eles estão atentos às pautas sociais e comprometidos com um jornalismo transformador. Esses projetos revelam sensibilidade, apuração rigorosa e capacidade de dialogar com as realidades dos territórios. É um orgulho ver a Universidade contribuindo para práticas jornalísticas que promovem impacto e fortalecem a cidadania”, pontua a Diretora.

Claudia Dias, gerente de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da Fundação FEAC, destaca o impacto e a qualidade dos trabalhos inscritos. “A Fundação FEAC reafirma seu compromisso com o reconhecimento dos trabalhos jornalísticos que unem profissionalismo, relevância e impacto social, uma vez que acreditamos no poder de contar histórias que inspiram e mostram a transformação de territórios. Selecionar os finalistas não é uma missão fácil, uma vez que a qualidade dos trabalhos inscritos em todas as modalidades aumenta a cada ano”.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de dezembro, no Cine Prime do Shopping Iguatemi Campinas, às 19h, para convidados. Além do anúncio dos ganhadores, a Fundação FEAC divulgará o tema da edição de 2026.



Carlos Giacomeli
26 de novembro de 2025