
Estudantes de Cinema e Audiovisual assistem e debatem documentário com produtores
Produtores de “As 4 Estações da Juventude” conversaram com estudantes sobre a produção
Estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da PUC-Campinas participaram, nesta semana, de uma atividade que uniu a exibição de uma obra cinematográfica e bate-papo com profissionais do setor. Eles assistiram ao documentário “As 4 Estações da Juventude” e, em seguida, participaram de uma roda de conversa com os produtores do longa, Juliana Brombim e Lucas Pelegrino.
A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes da prática na área de atuação, proporcionando um espaço de troca com a equipe responsável pela produção do filme. A proposta envolveu diferentes disciplinas do curso, como “Roteiro para Audiovisual”, ministrada pelo professor Caio de Salvi Lazaneo, e “Oficina para Curta-metragem”, conduzida pelos docentes Cauê Nunes e Juliana Sangion.
Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Caio de Salvi Lazaneo, a experiência foi enriquecedora. “O filme retrata a trajetória de sete jovens universitários, do início ao fim da graduação, personagens que dialogam diretamente com o nosso público de estudantes. Após a exibição, tivemos uma conversa muito boa sobre a realização de documentários de longa duração, como é o caso deste, que levou cerca de sete anos para ser finalizado”, explica.
O documentário teve início de forma despretensiosa, segundo o professor, com o então estudante universitário Essi Rafael registrando o cotidiano com uma câmera que havia ganhado. Ao longo do tempo, o material foi crescendo e tomando forma até ser estruturado como um longa-metragem. O filme passou por diferentes laboratórios, editais e festivais, consolidando-se como uma produção relevante no cenário do cinema documental brasileiro.
Durante a roda de conversa, os estudantes puderam conhecer detalhes sobre o processo de produção, os desafios oferecidos para produzir um documentário independente e a importância da “produção de impacto”, que busca promover transformações sociais por meio da difusão do audiovisual.
“A discussão também envolveu modelos de produção e estratégias de lançamento de filmes. Foi uma vivência muito rica para os alunos, pois ampliou a compreensão sobre as etapas de desenvolvimento de um projeto cinematográfico”, destacou o professor Lazaneo.