
Estudantes de Administração promovem educação financeira para colaboradores da Valeo
Durante o processo, foram realizadas apresentações presenciais e a elaboração de um podcast

Durante a ação, os estudantes foram divididos em duas turmas com nove estudantes cada. Na foto, a turma acompanhada pelo Prof. Dr. Izaias de Carvalho Borges (à esquerda, de azul), com as representantes da Valeo, sentadas à frente (da esq. para a dir.), Grasiela Barbosa, Bruna Scabar e Fernanda Behling.
Dezoito estudantes do curso de Administração com linha de formação em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais, realizaram, nos últimos dias 16 e 17 de setembro, atividades de educação financeira em duas unidades da multinacional de origem francesa Valeo Sistemas Automotivos, localizadas nos municípios de Campinas e Itatiba, onde eles foram recebidos pela analista de gestão de pessoas, Bruna Scabar; pela gerente de recursos humanos, Fernanda Behling; e pela assistente de recursos humanos, Grasiela Barbosa.
Durante a ação, os participantes realizaram quatro apresentações presenciais em cada uma das plantas (duas em cada dia), almoçaram na unidade em que se encontravam no momento e puderam conhecer, de modo monitorado, ambas as fábricas. Nos dias 18 e 19 do mesmo mês, os estudantes realizaram ainda quatro apresentações por videoconferência em formato de podcast em tempo real com os colaboradores da empresa. Em cada uma das unidades, durante o período matutino, os professores Dr. Eli Borochovicius e Dr. Izaias de Carvalho Borges acompanharam cada qual nove alunos (que se separaram em duas turmas). Durante o período vespertino, foi a vez das professoras Dra. Cristiane Feltre, assessora de programas educacionais, e Dra. Rosane Maria Soligo de Mello Ayres, diretora do curso, estarem juntas dos estudantes.
Todos os alunos e alunas que fizeram parte do projeto são do 3º ou 4º semestre e cursam a disciplina “Práticas Organizacionais Inovadoras”, da qual a atividade fez parte, e que está dentro do desenvolvimento de atividades extensionistas previstas no currículo do curso. Esta é composta de práticas que envolvam diretamente as comunidades externas com a Universidade e que estejam vinculadas à formação dos estudantes.
Sobre as apresentações
As apresentações aconteceram após os alunos e alunas planejarem e organizarem a execução de atividades de capacitação de educação financeira mediante estudos específicos sobre o mercado acionário, índices, ADRs, FCPEs e análises dos resultados da empresa, que está listada na bolsa de valores Euronext Paris.
O American Depositary Receipt (ADR) (em tradução livre para o português, Recibo de Depósito Americano), é um certificado emitido por bancos nos Estados Unidos que representa ações de empresas estrangeiras negociadas em bolsas de valores americanas como a NYSE ou Nasdaq.
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- …mediante estudos específicos sobre o mercado acionário, índices, ADRs, FCPEs e análises dos resultados da empresa, que está listada na bolsa de valores Euronext Paris.
O Fonds Commun de Placement d’Entreprise (FCPE) (em tradução livre para o português, Fundo Mútuo Corporativo), por sua vez, é um fundo de investimento existente na França dedicado aos funcionários de uma empresa. Ele é gerido por uma organização de investimento coletivo (OIC) em títulos de poupança dos funcionários.
Antes da visita, os estudantes receberam, na PUC-Campinas, as profissionais de recursos humanos da Valeo para trocarem experiências e conhecerem com profundidade o que é o plano de participação acionária da empresa, o Shares4U, que subscreve ações diretamente ou indiretamente via FCPE, e que estava sendo oferecendo aos seus colaboradores.
De acordo com o docente que liderou o processo acadêmico, o Prof. Dr. Eli Borochovicius, a experiência foi “fantástica” por ter sido concebida “em um formato inovador, com o uso do espaço Manacás e seus modernos equipamentos disponíveis, que encantou não apenas os nossos alunos e alunas, mas também os nossos parceiros”.

Antes da visita às plantas da Valeo, os estudantes receberam, na PUC-Campinas, as profissionais de recursos humanos da empresa para trocarem experiências e conhecerem com profundidade o que é o plano de participação acionária da companhia, o Shares4U, que subscreve ações direta ou indiretamente via FCPE, e que estava sendo oferecido aos seus colaboradores.
Shares4U
O professor explica ainda que a Valeo, na França, abriu o Shares4U e buscou uma parceria com a Faculdade de Administração, da Escola de Economia e Negócios (EcoN) da PUC-Campinas, para que os colaboradores da empresa pudessem realizar os investimentos com “mais conhecimento e melhor segurança”. Por meio de seminários, podcasts e gamificação sobre os conceitos, técnicas e estratégias básicas sobre o mercado de ações e o FCPE, os estudantes procuraram prepará-los para o Shares4U deste ano (o programa é anual), que aconteceu entre 16 e 19 de setembro, nas unidades de Campinas e Itatiba.
Segundo ele, “essa parceria trouxe oportunidade para que os estudantes pudessem desenvolver um trabalho colaborativo, com comunicação clara, responsabilidade, criatividade e pensamento crítico e analítico. A Faculdade de Administração, com o curso de Administração com linha de formação em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais, propiciou a integração com o mundo do trabalho em uma empresa global, recebendo reconhecimento e reputação internacional e os alunos e alunas se dedicaram muito ao projeto e desenvolveram todas as tarefas com responsabilidade, com autonomia e muita motivação”.

Nos dias 18 e 19 de setembro, os estudantes realizaram quatro apresentações por videoconferência em formato de podcast em tempo real com os colaboradores da empresa.
Desenvolvendo soft skills
“A ideia de eles terem progredido, não somente em hard skills (habilidades técnicas e específicas que podem ser aprendidas e comprovadas através de formação, como diplomas, certificações e experiência prática), mas também em soft skills (habilidades comportamentais, interpessoais e sociais, como comunicação, inteligência emocional e resolução de problemas), é muito importante, porque fazer a universidade é desenvolver-se técnica e humanamente. Vale lembrar que os alunos e alunas saíram do Campus I da PUC-Campinas com vans contratadas pela Valeo, às 7h. Antes disso, lhes foi oferecido um lanche. Chegando em cada uma das plantas da empresa, eles receberam uma camiseta alusiva ao evento e um copo reciclável e se prepararam para as primeiras apresentações do dia. Depois, colocaram os equipamentos de proteção individual (EPIs) e visitaram cada qual a fábrica em que estavam, almoçaram e se prepararam para as últimas apresentações do dia, deixando as plantas às 16h30, chegando no Campus I por volta das 18h, sendo dois dias intensos de atividades, com quase doze horas por dia dedicados ao projeto”, ressalta Borochovicius.
Aplicação da teoria em situações reais
Para a diretora da Faculdade de Administração, Dra. Rosane Maria Soligo de Mello Ayres, as visitas foram importantes para os estudantes porque geraram experiência prática, com a oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais, e consequente enriquecimento da formação acadêmica e da experiência educacional. Além disso, ela lembra que também foram desenvolvidas diversas competências, como trabalho em equipe, comunicação e coordenação, e foi possível a aplicação de networking e empregabilidade, ao estabelecerem contatos com profissionais do mercado de trabalho, o que, segundo ela, aumenta as chances de inserção profissional, por meio de estágio, programas de trainee e/ou contratação.

Por meio de seminários, podcasts e gamificação sobre os conceitos, técnicas e estratégias básicas sobre o mercado de ações e o FCPE, os estudantes procuraram preparar os colaboradores da Valeo para o Shares4U deste ano (o programa é anual), que aconteceu entre 16 e 19 de setembro, nas unidades de Campinas e Itatiba.
Cumprindo a curricularização da extensão
“Para a Faculdade de Administração, a realização desta atividade visou cumprir a curricularização da extensão, portanto, para além desta finalidade geral, o seu desenvolvimento foi importante por conta da integração teoria-prática, que reforça o papel da Faculdade como formadora de competências e habilidades para futuros gestores capazes de lidar com desafios contemporâneos; pela parceria estratégica, que pode tornar o curso mais reconhecido, atraindo novos estudantes e sugerindo uma nova forma de preparar futuros profissionais de administração; pelo fortalecimento da atividade de extensão, uma vez que casos reais como esse podem se tornar base para integrar atividades extensionistas com ensino de graduação; e pelas experiências práticas desenvolvidas que ajudam a manter disciplinas do curso alinhadas às necessidades e aos interesses dos estudantes frente ao mundo do trabalho”, explica Rosane.
Visibilidade e credibilidade
Ela ainda diz que ações como a ocorrida geram mais visibilidade e aumentam a credibilidade junto à comunidade interna e externa, no cenário nacional e internacional, ao arregimentar atividades de extensão ao ensino e a pesquisa e cria oportunidades futuras ao entregar mais valor para o cliente direto da Universidade (comunidade externa), viabilizando oportunidades para empreender projetos futuros de parceria Universidade-Empresa.
“Além disso, a cooperação com uma multinacional do setor privado é um importante instrumento, não só para atrair estudantes e pesquisadores, mas também para aproximar a Universidade do mercado de trabalho, cumprindo com a sua função social de gerar impacto e fazendo com que os estudantes possam obter conhecimentos práticos sobre os problemas e/ou situações existentes”, encerra a diretora.
Relatos de alguns dos estudantes participantes
Alexandre Alvares Pompeu
4º semestre
“Ter esse contato direto com uma grande empresa e poder ver, de perto, o funcionamento desta, foi muito bom. A melhor parte foi resolver os problemas que nos foram apresentados e, depois, mostrar tudo pra equipe deles. Esse aprendizado na prática, com a equipe, me fez sair da minha zona de conforto e eu pude entender o jeito de cada um e alinhar todo mundo, mesmo com a pressão. Com esse projeto, a gente aprendeu, na marra, que, com imprevistos e tudo mais, a entrega precisa acontecer. Foi uma experiência que, com certeza, eu vou levar pra vida”.
Arthur Ferreira Bianchi
4º semestre
O projeto da Valeo foi uma experiência única. Foi a chance de aprender e passar esse conhecimento para outros. Além disso, eu pude ver como funcionam as coisas no mundo real, no mercado. Foi muito bom também trabalhar em equipe, pois isso fortaleceu a união da sala, e o fato de nós podermos falar e apresentar ajudou em muito na melhora da comunicação. Eu agradeço ao professor Boro, à PUC-Campinas, e também ao pessoal da minha sala, por me proporcionar essa experiência que contribuiu largamente para todos”.
Arthur Rocha Torres de Jesus
3° semestre
“Participar do projeto da Valeo foi uma vivência extremamente valiosa e que agregou muito à minha formação. Foram semanas intensas, repletas de aprendizados, nas quais eu tive a chance de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e também desenvolver novas competências. Agradeço ao professor Boro e à PUC-Campinas por essa oportunidade, que, certamente, será fundamental para o meu crescimento acadêmico e para a construção da minha trajetória profissional”.
Caio Rocha Duarte
4º semestre
“Participar do projeto com a Valeo me agregou muito sobre liderar e gerir pessoas. Cada pessoa possui a sua forma de pensar e têm diferentes hábitos e rotinas e é necessário que sejamos flexíveis na forma de interagirmos, principalmente em situações de confronto ou de pressão. Em uma situação de conflito pela qual eu passei dentro do projeto, não me esqueço de uma frase do professor Boro quando eu o informei da situação: ‘Às vezes, é necessário contornarmos a situação de uma forma sutil, ao invés de tomarmos uma direção direta e de confronto’. Depois de ter contribuído com esse projeto, levo todo o conhecimento técnico que adquiri e aperfeiçoei por meio das explicações do professor Boro e das pesquisas realizadas, mas também aprendi que a entrega de um projeto como esse deve acontecer de um jeito ou de outro, independentemente dos problemas e ocorrências pontuais, e aquelas pessoas que possuem essa atitude de entrega total são as que realmente fazem as coisas acontecerem”.
Eduardo Henrique Viana
3º semestre
“Participar do projeto da Valeo foi uma experiência que me marcou muito. Além do aprendizado técnico, que vai agregar amplamente em minha formação, o que mais me chamou atenção foi a vivência em equipe. Aprendi que cada pessoa tem o seu jeito de pensar, as suas rotinas e formas de lidar com a pressão, e que é preciso ter flexibilidade para conseguir alinhar tudo isso em busca de um resultado coletivo. Foi também uma experiência marcante ter conhecido, de perto, as fábricas da Valeo, acompanhado o dia a dia dos colaboradores e poder ter estabelecido uma aproximação real com o mercado. Além disso, foi possível realizar um incrível networking que, com certeza, será um diferencial em minha trajetória. Durante o projeto, eu precisei sair da minha zona de conforto e aprender a ouvir mais antes de agir, entendendo que, mesmo com imprevistos, a entrega precisa acontecer. No final, o que faz diferença é a postura de quem se dedica de verdade e veste a camisa. Levo comigo não só o conhecimento técnico, mas também a consciência de que liderança, resiliência e adaptabilidade são tão importantes quanto a teoria que aprendemos em sala de aula”.
Filipe de Sá Pedroso
4º semestre
“O projeto da Valeo foi uma experiência bastante especial e que acrescentou muito à minha formação. Foi a chance de eu colocar em prática o que eu aprendi em sala de aula e ver como tudo funciona de verdade no mercado. Isso deixou o aprendizado muito mais claro e me deu uma visão mais completa de como lidar com situações reais. Também foi muito legal trabalhar em equipe. Aprendi, na prática, a importância de ouvir diferentes ideias, trocar experiências e pude perceber que, quando cada um contribui, o resultado final fica bem mais rico. O que eu levo desse projeto é a certeza de que teoria e prática precisam andar juntas. Essa vivência me deixou mais preparado e confiante para o mercado de trabalho, além de trazer aprendizados que, com certeza, eu vou carregar sempre comigo daqui pra frente”.
Inês Cristina Oliveira Santos
4° semestre
“Quando recebemos o convite para desenvolver esse trabalho, logo gostei da ideia e imaginei que seria um desafio e tanto, afinal estávamos levando o nome da PUC-Campinas e de nosso professor, Boro. Conforme o projeto foi sendo desenvolvido, enfrentamos alguns desafios em relação a comunicação e ao compromisso de entrega, pois estamos aprendendo, mas, o mais gratificante foi ver que, independentemente de todos os desafios enfrentados, conseguimos entregar tudo com excelência. Desse projeto, eu levo comigo, não só o aprendizado técnico, mas um ensino superimportante de como somos individuais, e como, mesmo com nossas individualidades e dificuldades, conseguimos nos conectar e inspirarmos uns aos outros, entregando algo além do que esperávamos. Agradeço ao time da Valeo pela oportunidade de desenvolvimento e contribuição; ao professor Boro, por aceitar esse desafio e, principalmente, por confiar em nós para a aplicação dessa tarefa; e à PUC-Campinas, por ter confiado na gente e nos ter dado todo o suporte necessário. Agradeço também a todos os meus colegas, por não terem desistido em nenhum momento e por terem segurado as mãos uns dos outros. Agradeço o apoio, a compreensão e, principalmente, por terem aceitado esse desafio. Me sinto orgulhosa por ter feito parte disso com todos os participantes”.
Leonardo dos Santos Branco de Azevedo
4° semestre
“A experiência adquirida durante o projeto da Valeo foi extremamente enriquecedora e ficará marcada de forma positiva na minha formação. Foram semanas intensas, de muito aprendizado, nas quais eu tive a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver novas habilidades. Agradeço ao professor Boro e à PUC-Campinas por essa oportunidade, que, com certeza, contribuiu em muito para a minha trajetória acadêmica e profissional”.
Leonardo Tóffano Blanco
4º semestre
“O projeto da Valeo foi, para mim, uma experiência muito positiva e desafiadora, ajudando-me a desenvolver habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, além de me permitir colocar em prática os aprendizados obtidos em sala de aula e aprofundá-los. Também me foi possibilitado um maior entendimento de como funciona um ambiente corporativo”.



