Estudantes da PUC-Campinas reproduzem obras de arte usando objetos e adereços caseiros

Disciplina de Publicidade e Propaganda estimulou estudantes a recriar obras com familiares durante a quarentena

Alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas estão reproduzindo em suas casas, junto com familiares, obras famosas de artistas brasileiros e internacionais. Usando material reciclado, móveis, roupas e adereços próprios, eles recriam as cenas retratadas de quadros famosos, registrando-as com fotos que estão disponíveis na rede social Instagram. Algumas dessas criações foram reproduzidas por um perfil holandês da mesma rede social que iniciou o projeto e divulga os trabalhos mais interessantes criados em todo o mundo.
Clique aqui para ver as obras
A atividade foi desenvolvida por todos os alunos das três turmas da disciplina Estética para Publicidade, do primeiro período matutino de Publicidade e Propaganda. Ao todo, 80 trabalhos já foram publicados.
“Os alunos foram desafiados a reproduzir obras de arte em suas casas, utilizando objetos e pessoas que estivessem com eles, tendo em vista o período da quarentena”, disse a professora Marina Pontes.

A atividade foi realizada a partir de pesquisas realizadas, buscando verificar quais as estratégias de museus e artistas para manter contato com as pessoas durante o período de isolamento social. Umas das iniciativas encontradas foi a do perfil holandês Tussen Kunst & Quarantaine, no Instagram, que foi criado em 14 de março e atingiu mais de 280 mil seguidores em menos de três meses.
Tussen Kunst & Quarantaine significa Entre Arte & Quarentena, criado para estimular as pessoas a reproduzir com objetos caseiros e de maneira bem humorada obras de arte famosas. Diversos museus ao redor do mundo também tiveram a mesma iniciativa, como o Getty Museum, de Los Angeles, o The Metropolitan Museum of Art, de Nova York, e o Rijksmuseum, de Amsterdan.
Os alunos tiveram duas semanas para produzir o trabalho, e a escolha das obras era livre. A única regra era que precisavam utilizar ao menos cinco elementos diferentes na composição, e validar a escolha com os monitores da disciplina, que também apoiaram os alunos no processo de recriação.

Todos os alunos publicaram suas recriações no perfil que criaram para isso (@pp.puccamp). O perfil @tussenkunstenquarantaine já repostou nove trabalhos dos alunos da PUC-Campinas. Foram eles:
Luciana Rojas Fernandes, obra Dos Fridas, de Frida Kahlo
Carolina Souza Dechechi, obra Portrait of a Lady with Her Daughter, de Cornelis de Vos
Daniel Piccoloto Affonso Ferreira, obra Abaporu, de Tarsila do Amaral
Giulia Drago, obra Peasant Woman, de Fulvio De Marinis
Rafaela Catharina Pin Sanches, obra The Bitter Hand, de Stephen Mackey
Juliana Oliveira, obra A Leiteira, de Johannes Vermeer
Mariana Pimenta da C. e S. da Conceição, obra Rosina, de John Singer Sargent
Ana Karoline Souza Redigolo, obra Carregador de Flores, de Diego Rivera
Luan Oliveira de Jesus sobre o artista H3c, com a obra Hope and Innocence.

Marcelo Andriotti
22 de junho de 2020