
Estudantes da PUC-Campinas realizam visita à companhia desenvolvedora de plataforma de cibersegurança em empresas
A Hacker Rangers é a criadora da única plataforma 100% gamificada do mundo voltada para este tipo de proteção
Os estudantes do Bacharelado em Cibersegurança realizaram, no último dia 22 de maio, uma visita à sede da empresa Hacker Rangers, na região central de Campinas. A companhia é a desenvolvedora da única plataforma 100% gamificada do mundo para a criação de cultura de cibersegurança em empresas. Os alunos e alunas puderam ainda conversar com o seu CEO, Vinícius Perallis, e conhecer muitos de seus projetos e instalações.

Os estudantes realizaram um tour pelas instalações da empresa, onde tiveram a chance de conhecer de perto os setores responsáveis pelo desenvolvimento e suporte da plataforma de conscientização e pela criação de conteúdos.
De acordo com o coordenador do curso de Cibersegurança, Prof. Me. Isaías de Queiroz Ramos, a ideia da realização da visita surgiu de um contato inicial com Vinícius no início do ano e principal objetivo dela foi “proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva no dia a dia de uma empresa que atua diretamente na área de cibersegurança, permitindo que eles conhecessem na prática os desafios e soluções do setor”.
Ele explica ainda que foi relevante o fato de os alunos e alunas de Cibersegurança da PUC-Campinas conhecerem a Hacker Rangers por ela ser “uma empresa inovadora, que oferece uma plataforma voltada para a promoção da cultura de cibersegurança corporativa, utilizando a gamificação como ferramenta”.

Durante a visita, os alunos e alunas tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o tema “Jornada Empreendedora”, ministrada pelo próprio CEO da Hacker Rangers, Vinícius Perallis, onde ele compartilhou toda a sua trajetória empresarial, desde a concepção da companhia até os desafios enfrentados ao longo do caminho.
Gamificação
A gamificação é o uso de elementos de jogos, como desafios, recompensas e rankings, em contextos não relacionados a jogos com o intuito de engajar e motivar pessoas a atingir objetivos. Ela é muito utilizada em educação e treinamento corporativo. No caso da Hacker Rangers, Isaías comenta que a gamificação é “um recurso essencial para conscientizar colaboradores de empresas sobre os riscos do ambiente cibernético”.
Sobre a visita
Durante a visita, os alunos e alunas tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o tema “Jornada Empreendedora”, ministrada pelo próprio CEO Vinícius Perallis, onde ele compartilhou toda a sua trajetória empresarial, desde a concepção da Hacker Rangers até os desafios enfrentados ao longo do caminho. Em sua fala, o empresário destacou a importância de se aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo ambiente acadêmico para se enriquecer a formação profissional e ressaltou o vasto potencial da área de cibersegurança, que, segundo Isaías, “continua em expansão e oferece excelentes perspectivas de carreira”.
Ao final, os estudantes realizaram um tour pelas instalações da empresa, onde tiveram a chance de conhecer de perto os setores responsáveis pelo desenvolvimento e suporte da plataforma de conscientização e pela criação de conteúdos.