Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudante de Iniciação Científica do Observatório PUC-Campinas é premiado em Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores

Estudo sobre o ecossistema de inovação de Campinas ficou entre os três melhores trabalhos do evento, destacando a excelência da pesquisa fomentada na graduação

A qualidade da pesquisa científica desenvolvida desde a graduação na PUC-Campinas foi mais uma vez reconhecida em âmbito nacional. O estudante de Ciências Econômicas e aluno de Iniciação Científica do Observatório PUC-Campinas, João Pedro Riquena Munhoz, teve seu estudo premiado entre os três melhores trabalhos na categoria “Incentivo a Pesquisa” durante o V Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores (ENJP).

Promovido pela prestigiada Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) em parceria com 21 grupos de pesquisa, o ENJP é um dos mais importantes espaços para o debate de estudos científicos de ponta elaborados por estudantes de graduação e pós-graduação. Neste ano, entre 62 trabalhos selecionados por um rigoroso comitê científico, a pesquisa de João Pedro se destacou pela sua qualidade e relevância.

O estudo premiado, intitulado “Avaliação do sistema regional de inovação de Campinas pelos indicadores de CT&I”, é fruto direto do trabalho desenvolvido dentro do Observatório PUC-Campinas. O projeto se insere nos esforços do Programa Institucional para construir metodologias e indicadores que ajudem a compreender as dinâmicas socioeconômicas da Região Metropolitana de Campinas, fornecendo informações cruciais para a formulação de políticas públicas.

A orientadora do projeto e pesquisadora do Observatório, Profa. Dra. Daniela Scarpa Benelli, celebra o resultado como a culminação de um processo intenso de dedicação e aprendizado. “A premiação veio como resultado de meses de trabalho, com desenvolvimento de metodologias de tratamento de dados, com uso de Excel avançado e Python. João aprofundou seus conhecimentos sobre ciências de dados e ampliou sua compreensão sobre a dinâmica de inovação, esse desenvolvimento conjunto permitiu adotar mecanismos automáticos capazes de gerar dados sobre potencialidades e fragilidades do sistema regional de inovação de Campinas. Foi um privilégio poder acompanhar o desenvolvimento do João, aluno inteligente e dedicado, sempre aberto a apreender e realizando com excelência científica a superação dos desafios metodológicos”, disse.

A experiência foi marcante para João Pedro Riquena Munhoz. “Fazer parte do Observatório PUC-Campinas e da Iniciação Científica foi inesperado. Fui chamado ao desafio pela Profa. Dra. Daniela sem muitas pretensões e essa experiência acabou possibilitando a abertura de muitas portas, tanto para a comunidade científica quanto dentro de mim no sentido de conhecer o diferente, já que eu estava mais habituado com o mercado de trabalho. Acho que esse reconhecimento é especial. É a confirmação de uma escolha inusitada que talvez gere caminhos que nunca passaram pela minha cabeça. Sou grato por todo o apoio dado pela Professora durante essa caminhada e espero realizar muito mais pela frente”, celebrou.

Uma jornada de aprimoramento e reconhecimento
Antes do evento nacional, João Pedro já havia apresentado resultados parciais de sua pesquisa em um palco internacional: a II International Conference on Regional Development in South America, realizada na Unicamp. Nesta conferência, que reuniu pesquisadores de diversos países, o estudante teve a oportunidade de submeter seu trabalho a críticas construtivas de especialistas renomados, uma experiência que foi fundamental para aperfeiçoar o estudo que viria a ser premiado.

A premiação evidencia como a imersão de estudantes de graduação em projetos de pesquisa de alto nível, com orientação qualificada, gera resultados de excelência e forma profissionais preparados para os desafios do futuro. Para assistir à apresentação e a cerimônia de premiação no canal oficial do evento no YouTube, basta clicar aqui.



Daniel Bertagnoli
23 de setembro de 2025