Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Espaço Mescla sedia workshop de apresentação de projeto do HIDS

Masterplan do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável foi desenvolvido por instituto coreano

A PUC-Campinas sediou na manhã de 22 de agosto a abertura do 2º Workshop KRIHS (Korea Research Institute for Human Settlements), evento que discutiu a validação do masterplan e estratégia de implementação do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável). O projeto envolve PUC-Campinas, Unicamp, instituições de ensino e de pesquisa do Pólo Tecnológico e a Prefeitura de Campinas para a implantação de um bairro inteligente, que deverá ser um laboratório aberto de inovação e tecnologia.

A abertura do evento foi feita pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. “Desde 2018 participamos do projeto, desse sonho de implantar um Hub de Desenvolvimento Sustentável. Hoje é um momento histórico, um marco na sua construção, com a apresentação do masterplan. Isso encerrará uma etapa do processo, para depois definirmos estratégias e ações para avançar no HIDS, que iniciará um ciclo de prosperidade para Campinas e região, consolidando a região como um polo de construção de conhecimento”, disse.

O Reitor recepcionou o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, o Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, o coordenador do HIDS na Unicamp, Mariano Laplane, o coordenador do KHRIS, Se Hoon Park, outros secretários municipais, representantes de instituições de pesquisa e participantes do conselho.

Na abertura também se pronunciou Michael Hennessey, de forma remota, especialista em Inovação, tecnologia e competitividade do BID.

O prefeito Saadi destacou a importância do projeto para Campinas e a participação as universidades. “Os dois reitores, da PUC-Campinas e Unicamp, merecem elogios pela postura ímpar, nunca as universidades tiveram uma proximidade tão grande com o poder público. O HIDS é um dos mais importantes, e talvez o maior, dos projetos para a cidade de Campinas. Por isso, faremos todo o esforço para que nossa Lei de Zoneamento atenda, dentro dos limites legais, às necessidades que serão apresentadas no masterplan”, disse.

Demonstrando esse esforço da Prefeitura em acelerar a implantação do HIDS, participaram do evento, além do Prefeito e da Secretária Adriana Flosi, os secretários de Finanças, de Planejamento Urbano e do Verde.

Para o projeto, que será implantado em uma área da antiga fazenda Argentina, entre a Unicamp, o Campus I da PUC-Campinas e o Polo Tecnológico, o KRIHS foi contratado para elaborar o plano mestre, que está sendo apresentado para primeiras avaliações e sugestões nesse workshop para equipes envolvidas no planejamento do HIDS. O financiamento foi do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para a abertura dos trabalhos, que se realizarão até o final do dia 23 no Espaço Mescla do Campus I, houve uma apresentação do processo de desenvolvimento do Parque Tecnológico de São José dos Campos, feita por Jeferson Cheriegate e Amaury Acatauassú.



Marcelo Andriotti
22 de agosto de 2022