Espaço Mescla abre pavimento superior com novas áreas para inovação

Área é interligada à biblioteca e conta com diversos ambientes para pesquisa, trabalho e estudo
O espaço Mescla ampliará sua área útil no Campus I da PUC-Campinas com a inauguração do seu pavimento superior no dia 11 de agosto, às 10h, no prédio H-11. O Mescla foi inaugurado no início de 2020 para incentivar a inovação entre estudantes e para aproximar alunos, professores, pesquisadores e empresas para desenvolvimento de novos projetos.
O novo piso praticamente triplica a área útil disponível e tem 1,4 mil metros quadrados de área. Ele contará com um café, salas de reuniões, salas multimídias, ambientes multiúsos, ambientes para docentes, sala de prototipagem e de inovação. Essa área também é interligada à biblioteca central do campus.
Segundo o arquiteto Wilson Barbosa Neto, autor do projeto, o espaço foi pensado para atender às tendências mais modernas de ensino. “É um espaço de aprendizagem contemporânea, inovador, que mistura práticas pedagógicas com profissionais. É um local para aprender fazendo e fazer aprendendo, uma área de experimentação que não existe em nenhuma universidade”, disse.
Ele diz que há áreas voltadas para diversas atividades e salas móveis, que podem ser modificadas para atender necessidades diversas. Esses locais ainda contam com móveis e equipamentos de alta tecnologia e estrutura que permitem mobilidade, como tomadas que saem penduradas ao teto, sistemas de som e vídeo, pontos de conexão e acesso à internet e outras facilidades.
Também há locais para laboratórios de produção de protótipos com impressoras 3D, de cortes laser e outros equipamentos. Há salas para reuniões, para abrigar startups e também salas voltadas especialmente para os professores que ficam por tempo prolongado na Universidade, onde podem preparar aulas, receber alunos, realizar pesquisas e estudos.
Outro ponto importante é a área de descompressão, onde estudantes, professores, pesquisadores e usuários em geral podem descansar, relaxar, preparar alimentos e recuperar as energias para o trabalho e estudo.

Marcelo Andriotti
1 de agosto de 2021