
Equipe finalista do concurso Mission Life tem reunião na APAS
Empresários deram dicas e ajudaram a posicionar projeto criado por estudantes em primeira fase do concurso
A equipe finalista da primeira fase do concurso Mission Life Internacional 2023, na PUC-Campinas – que avaliou projetos inovadores sobre segurança alimentar e nutricional – ganhou uma espécie de consultoria da APAS (Associação Paulista de Supermercados) para colocar a ideia desenvolvida na Universidade em prática. A reunião, organizada entre a PUC-Campinas e Associação, foi criada para que o grupo expusesse o projeto para o setor, já que a ideia é diretamente relacionada a redes de supermercado.
O projeto “Doa-se Suporte” trouxe, inicialmente, uma solução que compreendia site e totens em supermercados para divulgar ONGs que ajudavam no tema. Além disso, a proposta sugeria uma doação voluntária de consumidores no caixa, com uma espécie de desconto nos produtos comprados. O valor ficaria como crédito para doação por parte de um aplicativo, que distribuiria os valores para as ONGs parceiras.
Os integrantes do grupo apresentaram a proposta para um grupo de empresários na APAS, em São Paulo, composto por Eduardo Ariel, Head de Serviços Supermercadistas da APAS, Shirley Castanha e Guilherme Mialich, representando redes de supermercados.
A ideia inicial está sendo lapidada. O encontro realizado é parte desse processo. Uma forma de aparar arestas e identificar pontos que são viáveis e condições que devem ser recalculadas para que funcionem ao serem colocadas em prática. Para isso, a APAS se comprometeu a dar apoio na inteligência do projeto.
Para o professor Renato Manzano, Gerente Executivo de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação, a reunião trouxe muitos frutos para os estudantes. “ A reunião deu muito respaldo a eles. Foi uma verdadeira consultoria com profissionais altamente capacitados e uma ótima oportunidade para também fortalecer o negócio criado por eles”, comentou.
A equipe criadora do projeto irá apresentar a ideia no próximo dia 13 de novembro, em Curitiba, na fase final do concurso, que acontece na PUC Paraná.
Mais sobre o concurso
O concurso é promovido pela Escola de Medicina e Ciências da Vida (EMCV) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com a participação da PUC-Campinas, da Pontifícia Universidad Javeriana (PUJ), da Colômbia, e da University of the Incarnate Word (UIW), dos Estados Unidos.
A proposta apresentada pedia que estudantes, reunidos em grupo, apresentassem um projeto dentro do tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. A meta é que esse projeto inovador tivesse foco na resolução de um problema identificado pelo grupo, que aplicaria no projeto as competências desenvolvidas ao longo do curso.