
EcoN recebe palestra do CFO da Tetra Pak na abertura do Programa de Mentoring
Tiago Cardoso iniciou na empresa como trainee e há onze anos é o seu diretor financeiro
A Escola de Economia e Negócios da PUC-Campinas recebeu, no último dia 26 de agosto, no espaço Manacás, uma palestra com o CFO da Tetra Pak, Tiago Cardoso. Ele, que é diretor financeiro da multinacional de origem sueca especializada em embalagens e processamento de alimentos há onze anos, começou a trabalhar na empresa como trainee há dezoito anos.

O CFO da Tetra Pak, Tiago Cardoso, ministrou, no Manacás, a palestra de abertura do Programa de Mentoring. De acordo com ele, “durante esse bate-papo, eu trabalhei um pot-pourri de assuntos, eu contei alguns causos, histórias e dei algumas dicas sobre carreira. Eu também procurei aprender com eles (estudantes presentes), entender os seus anseios, afinal, o que essa nova juventude, essa nova geração, tem buscado dentro do mercado de trabalho e é, exatamente, sobre isso que eu estou querendo aprender”.
O evento abriu o Programa de Mentoring, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) Campinas Interior Paulista, através do IBEF Jovem, braço da entidade voltado a atender a executivos(as) de finanças com idade até 35 anos e/ou estudantes de graduação em Administração, Contabilidade, Economia (sem prejuízo de outras) que pretendem exercer a função de executivo(a) de finanças.
Com o objetivo de ministrar técnicas de liderança para que jovens profissionais possam aplicá-las no mercado de trabalho, a ideia do Programa foi também fazer com que os estudantes pudessem promover contatos com executivos renomados da área de finanças de grandes empresas através da troca de experiências e do desenvolvimento de carreira por meio de sessões de mentoria em grupo com foco em liderança, desenvolvimento profissional, autoconhecimento e adaptação ao novo mercado de trabalho.
As sessões de mentoria, cuja seleção dos alunos e alunas foi realizada pelo IBEF Jovem, contam com duração entre uma e duas horas e têm acontecido até seis vezes por mês em grupos de quatro a seis pessoas. Durante os encontros, diversos temas têm sido debatidos, dentre os quais, “Ponto de Partida – Planejamento de Carreira e Trajetória do Mentor”, “Pontos Fortes e Fracos – Autoconhecimento e Feedback do Mentor”, “O Novo Mercado de Trabalho – Gerações, Diversidade e Liderança”, “Balança da Vida – Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional”, “Líderes e Liderados – Perfil de Liderança e Expectativas” e “Avaliação Final – Resultados Concretos e Próximos Passos”. Ao final do Programa, será entregue um certificado aos participantes que concluírem todas as sessões.

Para o decano da Escola de Economia e Negócios (EcoN) da PUC-Campinas, Prof. Me. Eduardo Frare, “os cursos de nossa escola buscam a formação integral e humana de seus estudantes e, sem dúvida nenhuma, eles se beneficiam em muito do escopo de trabalho de um executivo de finanças. Para a EcoN, este é o início de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Educação e Finanças (IBEF) Campinas Interior Paulista que a gente pretende que seja muito frutífera daqui para frente”.
Alcançando sonhos
Sobre a palestra de abertura, o CFO da Tetra Pak, Tiago Cardoso, explica que esta tratou “de sonhos” e de que “todo mundo tem um sonho. Quando a gente entra em uma faculdade e pensa em uma carreira, sonhamos com algo e eu tratei disso, de sobre como alcançar os nossos sonhos em uma vida corporativa, na carreira”.
Tiago, que foi o vencedor do Prêmio Equilibrista 2024, concedido pelo IBEF Campinas Interior Paulista ao executivo de finanças que mais se destacou em meio a uma lista repleta de grandes profissionais, diz ser “um prazer muito grande poder compartilhar com os estudantes como uma carreira pode se desdobrar ao longo da vida”.
Ele diz ainda que é muito importante que eventos como o Programa de Mentoring sejam realizados “porque, pessoalmente, eu tenho como missão de vida poder compartilhar e ajudar outras pessoas a atingirem as suas próprias missões de vida, então, eu vejo esse tipo de evento como uma oportunidade que a gente tem de trazer novidades para os jovens, de fazer algo com o qual eles, talvez, possam se inspirar, que possam tomar como referência, para que tenham sucesso no alcance de seus objetivos de vida”.
“Durante esse bate-papo, eu trabalhei um pot-pourri de assuntos, eu contei alguns causos, histórias e dei algumas dicas sobre carreira. Eu também procurei aprender com eles, entender os seus anseios, afinal, o que essa nova juventude, essa nova geração, tem buscado dentro do mercado de trabalho e é, exatamente, sobre isso que eu estou querendo aprender. Além disso, durante o Programa de Mentoring será possível conversar mais a fundo sobre carreira, posicionamento, postura e sobre como se colocar no mercado de trabalho para que você atinja os seus objetivos profissionais”.
Contato direto com o mercado de trabalho
Para o decano da Escola de Economia e Negócios (EcoN) da PUC-Campinas, Prof. Me. Eduardo Frare, “é muito importante para os nossos alunos e alunas ter esse contato direto com o mercado de trabalho e trazer o Tiago (Cardoso) até aqui, para poder dialogar com eles a partir de sua experiência prática, de sua vivência na área financeira, é muito interessante”.

De acordo com a coordenadora do IBEF Jovem, Julia Cossi, o evento ocorrido no Manacás serviu para que o CFO da Tetra Pak contasse “um pouco de sua vivência, de sua experiência de mercado, desde quando ele começou a estudar, passando pelo seu crescimento profissional, até chegar no cargo que hoje ocupa. Além disso, serviu para lançar o Programa de Mentoring, que vai trabalhar com os estudantes da PUC-Campinas com o intuito de desenvolvê-los (profissionalmente)”.
Ele diz ainda que “os cursos de nossa escola buscam a formação integral e humana de seus estudantes e, sem dúvida nenhuma, eles se beneficiam em muito do escopo de trabalho de um executivo de finanças. Para a EcoN, este é o início de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Educação e Finanças (IBEF) Campinas Interior Paulista que a gente pretende que seja muito frutífera daqui para frente”.
Auxiliando no crescimento de carreira
De acordo com a coordenadora do IBEF Jovem, Julia Cossi, o evento ocorrido no Manacás serviu para que o CFO da Tetra Pak contasse “um pouco de sua vivência, de sua experiência de mercado, desde quando ele começou a estudar, passando pelo seu crescimento profissional, até chegar no cargo que hoje ocupa. Além disso, serviu para lançar o Programa de Mentoring, que vai trabalhar com os estudantes da PUC-Campinas com o intuito de desenvolvê-los. A ideia foi conversar um pouco sobre a sua carreira, mas mais do que isso, dividir um pouquinho das angústias, das dificuldades encontradas por ele a fim de que ele pudesse direcionar os alunos e alunas, futuros profissionais, trazendo as suas vivências do dia a dia, da prática do trabalho, para auxiliá-los em um melhor crescimento de carreira”.
Sobre o IBEF
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) é uma entidade nacional, cuja seccional de Campinas foi criada em 26 de junho de 1985 por um grupo de executivos financeiros. A cidade do interior paulista foi a primeira não-capital a contar com uma regional do IBEF. A entidade nacional foi fundada no Rio de Janeiro, em 1971, e hoje conta com regionais em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal, reunindo mais de cinco mil associados.

