Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Dom João Inácio Müller é nomeado novo Arcebispo de Campinas

Religioso também assumirá a condição de Grão-Chanceler da PUC-Campinas

Nomeado pelo Papa Francisco na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, Dom João Inácio Müller é o novo Arcebispo Metropolitano de Campinas. O religioso, que deixa a Diocese de Lorena, no interior de São Paulo, assume o cargo que estava vago desde junho de 2018, quando o então Arcebispo Dom Airton José dos Santos tomou posse em Mariana (MG). No período, o Monsenhor José Eduardo Meschiatti, eleito Administrador Diocesano, coordenou as atividades da Arquidiocese.

Com a posse, que acontecerá no dia 14 de julho, às 15h, em celebração campal na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, Dom João Inácio Müller também assume a condição de Grão-Chanceler da Universidade – membro mais importante da estrutura organizacional da Instituição –, que reúne as competências de escolha e nomeação de pró-reitores, bem como a indicação de cargos administrativos de confiança.

No cumprimento da missão de zelo e cuidado com a mensagem cristã, o Grão-Chanceler representa uma voz presente e respeitada na própria comunidade acadêmica e nos demais setores da sociedade, pronunciando-se em nome da Universidade.

“É com muita alegria e entusiasmo que recebemos a nomeação de Dom João Inácio Müller. Seguimos com a certeza de que o Grão-Chanceler fortalecerá toda a comunidade acadêmica para que sigamos na construção de uma Universidade Católica de excelência”, afirmou o Reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior.

Veja a mensagem do novo Arcebispo

Ouça a entrevista de Dom João Inácio Müller à Rádio Brasil Campinas

Dom João Inácio Müller

Nascido em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul, Dom João Inácio Müller fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1988.

Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum, em Jerusalém. Obteve licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma.

Durante o presbiterado, desempenhou os cargos de Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari (1988–1990); Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, e Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio (1990–1992); Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional e Guia dos Candidatos ao Postulando em Lomba do Pinheiro (1992-1994); Guardião do Convento São Boaventura (1997-1998); e Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho (1997-2004).

Também foi Mestre de Noviços (1997-2004); Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial (1999-2007); Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara, no bairro Lomba de Pinheiro, em Porto Alegre (2005-2007); Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis e Presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil (2007-2013).

Em setembro de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Lorena (SP), recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos do Dom Cláudio Hummes, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em sua terra natal, Santa Clara do Sul, escolhendo “Amor Dei Gloria” como lema de seu episcopado.

Na sucessão episcopal da Igreja Particular de Campinas, Dom João Inácio Müller torna-se o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Saudação da CNBB a Dom João Inácio Müller

Prezado Irmão, Dom João Inácio Müller.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação como novo arcebispo de Campinas (SP). Agrademos, nessa ocasião, o cuidado do Papa Francisco em prover pastores para as nossas Igrejas Particulares.

O senhor percorreu uma trajetória em seu ministério episcopal servindo, desde 2013, o Povo de Deus, em Lorena (SP) e esse tempo de realizações no serviço do Reino de Deus o envia à Igreja que está em Campinas.

Como sinal da nossa saudação, lembrando a missão que o aguarda, recorremos às palavras de Papa Francisco aos bispos da América Central, em janeiro deste ano: “O pastor não pode estar longe do sofrimento do seu povo; mais ainda, poderíamos dizer que o coração do pastor se mede pela sua capacidade de deixar-se comover à vista de tantas vidas feridas e ameaçadas. Fazê-lo segundo o estilo do Senhor significa deixar que este sofrimento toque e marque as nossas prioridades e gostos, toque e marque o uso do tempo e do dinheiro e inclusive a forma de rezar, para podermos ungir tudo e todos com a consolação da amizade de Jesus numa comunidade de fé que possua e abra um horizonte sempre novo que dê sentido e esperança à vida”

Enviamos o nosso abraço e nossa oração.

Em Cristo,

Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)

Secretário-geral da CNBB

Carta de acolhida da Arquidiocese de Campinas

A Arquidiocese de Campinas amanheceu o dia de hoje em grande alegria pela nomeação do seu novo Arcebispo Metropolitano, Dom João Inácio Müller.

Queremos saudar aquele que o coração do Bom Pastor elegeu para conduzir esta porção do Povo de Deus.

Durante o período de Sé Vacante, toda a Igreja Particular de Campinas esteve unida em oração pedindo a Deus que lhe enviasse um novo bispo. Agora este mesmo povo o acolhe com muita felicidade, como o pastor maior que vem para confirmar os irmãos na fé e conduzi-los com fidelidade no seguimento de Jesus.

Nossa Igreja, com 110 anos de criação, sempre viveu uma história de fé e missão nesta terra e foi conduzida na sucessão apostólica por sete bispos. Como oitavo bispo e sexto arcebispo o senhor Dom João Inácio é dom de Deus para todos nós, expressando o cuidado que Ele tem em não deixar faltar pastores para conduzir o seu Povo.

O lema que inspira o seu ministério episcopal Amor Dei Gloria (O Amor é a Glória de Deus) nos traz esperança e confiança para continuar a Missão, diante dos desafios que hoje nos são apresentados.

Suplicamos à Imaculada Conceição, padroeira de nossa Arquidiocese, que com amor materno, torne fecundo o seu ministério episcopal nesta Igreja.

Mons. José Eduardo Meschiatti

Administrador Diocesano e Colégio de Consultores

Informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Arquidiocese de Campinas.



Vinícius Purgato
15 de maio de 2019