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Diretor da Faculdade de Relações Públicas participa de obra que analisa política, religião e futebol na era digital

“Quebrando o Tabu” traz para o debate público temas que atravessam o Brasil contemporâneo

O Prof. Me. Pedro Arthur Nogueira, diretor da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, é um dos pesquisadores a participarem da obra “Quebrando o Tabu: Política, Religião e Futebol sob a Ótica da Influência”, publicada pela Editoria Fi e organizada pela Dra. Carolina Frazon Terra, pelo Me. Adriano Batista Rodrigues, pelo Dr. Eric de Carvalho e pela Dra. Margareth Boarini.

O livro, cujo objetivo é trazer para o debate alguns dos temas que atravessam o Brasil contemporâneo, reúne estudiosos que investigam como três pilares históricos da polarização: a política, a religião e o futebol, são ressignificados no ambiente digital, em especial, em uma sociedade hiperconectada, em que telas moldam percepções e influenciadores disputam narrativas. O artigo publicado pelo professor Pedro, ao lado da Ma. Flávia Paes do Amaral Cassemiro, foi “Futebol e Influência Digital: a Cazé TV e a Reconfiguração da Mídia Esportiva Digital”.

Com prefácio do Dr. Luiz Alberto de Farias, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), o volume propõe uma reflexão sobre visibilidade, impacto social e responsabilidade comunicacional em tempos de hiperexposição, sendo uma leitura crítica e reflexiva para profissionais de comunicação, pesquisadores, líderes, estrategistas de marca e todos que buscam compreender como as narrativas digitais moldam o Brasil de hoje.

O livro, gratuito e on-line, analisa desde o posicionamento de marcas em temas sensíveis até os desafios reputacionais de figuras conhecidas nas redes, passando pela mídia negra, por documentários políticos, pela explosão das apostas esportivas e pelo impacto dos algoritmos na transmissão esportiva. A influência digital é abordada como força estruturante, capaz de redefinir comportamentos, tensões públicas e disputas simbólicas.

Dividida em quatro grandes eixos: política, religião, futebol e apostas, a obra apresenta treze artigos assinados individualmente e em conjunto pelos pesquisadores ligados ao Influcom, grupo de pesquisa, estabelecido na USP, que estuda a influência e a visibilidade em tempos de plataformas sociais e digitais e é liderado pela Dra. Carolina, partindo da ideia de que a exposição pública, embora estratégica para gerar engajamento, representa também riscos reputacionais para indivíduos e organizações.

No conjunto, o livro mostra que, na sociedade hiperconectada, influenciar é um ato de poder e responsabilidade e propõe uma reflexão crítica sobre como a visibilidade digital redefine valores culturais, políticos e sociais, destacando a necessidade de gestão ética da influência e da comunicação na era das plataformas.

Para o professor Pedro, que faz parte do Influcom, a sua participação no livro e no grupo de pesquisa, como docente da PUC-Campinas, é de “suma importância para a Universidade, uma vez que, alguns dos maiores pesquisadores do mundo digital estão nele”.

Aos interessados, o download do livro pode ser realizado de modo gratuito, clicando-se aqui (via site da editora Fi) ou aqui (via Google Drive).



Daniel Bertagnoli
16 de dezembro de 2025